Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #10: Energia Nuclear Parte 2

por em 03/01/2014 em Destaque, Scicast | 22 comentários

Scicast #10: Energia Nuclear Parte 2

No episódio de número 10 (yeahh) do podcast sobre ciência mais divertido da internet brasileira (rá), Silmar Geremia, Jorge Costa e Ronaldo Gogoni (equipe #SciCast), aliados ao pesquisador Luiz Gonzaga (mestrando em Energia Nuclear) e Carlos Cardoso (@cardoso, Contraditorium e Meio Bit), continuam a discussão sobre esta que, quase sempre temida ou odiada, pode ser dominada e utilizada a favor da humanidade. Aprenda também como transmutar urânio em resíduos menos radioativos – nada de transformar chumbo em ouro por enquanto.

Comentado neste episódio:

 

Cinema

  • Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb: produção anglo-americana de 1964, é uma comédia de humor negro, dirigida por Stanley Kubrick com Peter Sellers e George C. Scott nos papeis principais. Baseado no romance Red Alert (também conhecido como Two Hours to Doom), um thriller da Guerra Fria de Peter George, o filme satirizou a tensão nuclear vivida pelo mundo à época.
  • Uranium Film Festival: Festival contendo apenas filmes com temática relativas à Energia Nuclear. Infelizmente, a maioria aborda apenas os lados negativos sobre o assunto. Destaques para:
    • Sob Controle: este filme revela os verdadeiros desafios e enormes esforços que a energia nuclear exige da humanidade.
    • Sofrimento Cinzento: a cidade de Caetité na Bahia é o lugar da segunda mineração de urânio no Brasil. O que está acontecendo lá hoje?
  • Tecnologia Nuclear (History Channel: Maravilhas Modernas)
  • Into Eternity (resenha): como sinalizar para as futuras gerações os perigos da radiação?

 

Literatura

  • O Fogo dos Deuses (Camargo, 2006): conta a história do átomo, desde Tales de Mileto na Grécia antiga até Henry Kissinger, vista com um olhar brasileiro. ‘O fogo dos deuses’ percorre um intervalo histórico de 2600 anos, cobrindo tanto os usos pacíficos quanto os militares da energia nuclear e dedica alguns capítulos à rica história nuclear brasileira que – ao contrário do que muitos pensam – começou em 1926 quando a cientista francesa Marie Curie visitou o país e proferiu uma palestra sobre as origens da radioatividade para um grupo seleto de cientistas brasileiros no Rio de Janeiro.
  • Física Nuclear Teórica (Richard Feynman, 2005): escrito pelo ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1965, o livro ‘Física Nuclear Teórica’ é um registro das notas de aulas do curso que Richard Feynman ministrou no CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – em 1953, destinado a estudantes de Física, e faz parte de uma série de textos clássicos publicados em parceria do CBPF com a Editora Livraria da Física.
  • Energia Nuclear (Raymond L. Murray): o futuro da humanidade é inextricável da energia nuclear. Enquanto a população mundial cresce e eventualmente estabiliza, as demandas de energia para garantir condições de vida adequadas onerarão severamente os recursos disponíveis, especialmente os dos combustíveis fósseis.
  • Energia Nuclear e Sustentabilidade (Mattos & Guimarães, 2010): aborda a possibilidade de se utilizar a energia nuclear de forma sustentável.

 

Games

  • Nuclear Power Simulator: controle sua própria Planta Nuclear, mas com cuidado para não causar vazamentos radioativos. Verifique os medidores e acione os controladores para iniciar a reação em cadeia e observe o processo de conversão da energia nuclear para a elétrica através do movimento do vapor de água;
  • PowerUp: a game about Power choice: a energia solar é a mais abundante e renovável (quase infinita), mas os paineis solares são caros e possuem baixo rendimento. Qual fonte de energia é mais adequada para suprir minha cidade? Qual a mais eficiente? Qual gera menos impacto sobre o meio ambiente? PowerUp: um jogo sobre escolhas! (e em Flash – arrghhhh)
  • Nuclear Power Game: a Energia Nuclear é mal-interpretada por milhares de pessoas. Este jogo vai te ajudar a entender melhor como ela funciona (em inglês).
  • Fission Impossible: você é a bomba. Navegue através de uma vareta de combustível nuclear à caça de nêutrons para o urânio-235, com o objetivo de iniciar a reação de fissão nuclear, neste divertido jogo de física para crianças. Evite o urânio-238 e não chegue muito perto da borda, ou você será obliterado (adoro criar uma brecha para usar essa palavra ;).
  • The Simpsons: Tapped Out (iOS / Android): Homer causou acidentalmente um vazamento nuclear que varreu Springfield do mapa. DÃ! Agora é a sua vez de reconstruí-la! Dos autores dos Simpsons, toque em um jogo de construção de cidade que permite criar a sua própria Springfield, ativa e vibrante… de GRAÇA. Multiplayer: Visite as Springfields de seus amigos, pregue peças e junte grana.

 

Saiba Mais