Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #10: Energia Nuclear Parte 2

por em sex 03America/Sao_Paulo jan 03America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 22 comentários

Scicast #10: Energia Nuclear Parte 2

No episódio de número 10 (yeahh) do podcast sobre ciência mais divertido da internet brasileira (rá), Silmar Geremia, Jorge Costa e Ronaldo Gogoni (equipe #SciCast), aliados ao pesquisador Luiz Gonzaga (mestrando em Energia Nuclear) e Carlos Cardoso (@cardoso, Contraditorium e Meio Bit), continuam a discussão sobre esta que, quase sempre temida ou odiada, pode ser dominada e utilizada a favor da humanidade. Aprenda também como transmutar urânio em resíduos menos radioativos – nada de transformar chumbo em ouro por enquanto.

Comentado neste episódio:

 

Cinema

  • Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb: produção anglo-americana de 1964, é uma comédia de humor negro, dirigida por Stanley Kubrick com Peter Sellers e George C. Scott nos papeis principais. Baseado no romance Red Alert (também conhecido como Two Hours to Doom), um thriller da Guerra Fria de Peter George, o filme satirizou a tensão nuclear vivida pelo mundo à época.
  • Uranium Film Festival: Festival contendo apenas filmes com temática relativas à Energia Nuclear. Infelizmente, a maioria aborda apenas os lados negativos sobre o assunto. Destaques para:
    • Sob Controle: este filme revela os verdadeiros desafios e enormes esforços que a energia nuclear exige da humanidade.
    • Sofrimento Cinzento: a cidade de Caetité na Bahia é o lugar da segunda mineração de urânio no Brasil. O que está acontecendo lá hoje?
  • Tecnologia Nuclear (History Channel: Maravilhas Modernas)
  • Into Eternity (resenha): como sinalizar para as futuras gerações os perigos da radiação?

 

Literatura

  • O Fogo dos Deuses (Camargo, 2006): conta a história do átomo, desde Tales de Mileto na Grécia antiga até Henry Kissinger, vista com um olhar brasileiro. ‘O fogo dos deuses’ percorre um intervalo histórico de 2600 anos, cobrindo tanto os usos pacíficos quanto os militares da energia nuclear e dedica alguns capítulos à rica história nuclear brasileira que – ao contrário do que muitos pensam – começou em 1926 quando a cientista francesa Marie Curie visitou o país e proferiu uma palestra sobre as origens da radioatividade para um grupo seleto de cientistas brasileiros no Rio de Janeiro.
  • Física Nuclear Teórica (Richard Feynman, 2005): escrito pelo ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1965, o livro ‘Física Nuclear Teórica’ é um registro das notas de aulas do curso que Richard Feynman ministrou no CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – em 1953, destinado a estudantes de Física, e faz parte de uma série de textos clássicos publicados em parceria do CBPF com a Editora Livraria da Física.
  • Energia Nuclear (Raymond L. Murray): o futuro da humanidade é inextricável da energia nuclear. Enquanto a população mundial cresce e eventualmente estabiliza, as demandas de energia para garantir condições de vida adequadas onerarão severamente os recursos disponíveis, especialmente os dos combustíveis fósseis.
  • Energia Nuclear e Sustentabilidade (Mattos & Guimarães, 2010): aborda a possibilidade de se utilizar a energia nuclear de forma sustentável.

 

Games

  • Nuclear Power Simulator: controle sua própria Planta Nuclear, mas com cuidado para não causar vazamentos radioativos. Verifique os medidores e acione os controladores para iniciar a reação em cadeia e observe o processo de conversão da energia nuclear para a elétrica através do movimento do vapor de água;
  • PowerUp: a game about Power choice: a energia solar é a mais abundante e renovável (quase infinita), mas os paineis solares são caros e possuem baixo rendimento. Qual fonte de energia é mais adequada para suprir minha cidade? Qual a mais eficiente? Qual gera menos impacto sobre o meio ambiente? PowerUp: um jogo sobre escolhas! (e em Flash – arrghhhh)
  • Nuclear Power Game: a Energia Nuclear é mal-interpretada por milhares de pessoas. Este jogo vai te ajudar a entender melhor como ela funciona (em inglês).
  • Fission Impossible: você é a bomba. Navegue através de uma vareta de combustível nuclear à caça de nêutrons para o urânio-235, com o objetivo de iniciar a reação de fissão nuclear, neste divertido jogo de física para crianças. Evite o urânio-238 e não chegue muito perto da borda, ou você será obliterado (adoro criar uma brecha para usar essa palavra ;).
  • The Simpsons: Tapped Out (iOS / Android): Homer causou acidentalmente um vazamento nuclear que varreu Springfield do mapa. DÃ! Agora é a sua vez de reconstruí-la! Dos autores dos Simpsons, toque em um jogo de construção de cidade que permite criar a sua própria Springfield, ativa e vibrante… de GRAÇA. Multiplayer: Visite as Springfields de seus amigos, pregue peças e junte grana.

 

Saiba Mais

  • Achei fantástico o podcast. Energia nuclear é um assunto que atrai bastante. E o Cardoso deveria participar de todos os episódios. So um ponto negativo: a musica de fundo, nada contra o estilo e sim o volume. Muito alto, as vezes ate atrapalhava ouvir os participantes. Incomodou bastante as vezes. Me senti tentando ouvir uma conversa no meio de uma festa muito barulhenta. Vejam isso para os próximos episódios. ;-) Já no aguardo do próximos programas. Ah, e façam mais episódios sobre a exploração espacial.

    • Rafael Brizola

      Concordo! Excelente cast, mas a música não combinou nem um pouco. +1 Para mais episódios sobre exploração espacial.

      • Silmar

        Obrigado pela participação Rafael. O próximo de exploração espacial será com samba ao fundo, que tal? :P

        • Rafael Brizola

          auhahuahauha e quando for sobre vida alienigena pode ser funk? :P
          Uma vez eu vi um documentário sobre formas teóricas de viagem no espaço (vento solar, dobra de espaço, motor de íons). Faz um tempo já e não ví mais nada sobre isso desde então. Talvez fosse um assunto legal pra abordar também. Por exemplo, parece que as naves impulsionadas por vento solar conseguiriam atingir 10% ou 15% da velocidade da luz, não me lembro bem.
          Grande abraço

          • Silmar

            Não, Funk não, até a zuera tem limites :)
            Todos aqui meio que são apaixonados pela exploração espacial, então isso deve ser um tema bastante revisitado ;)

          • Alexandre Salau

            Um tema interessante pode ser a abordagem da física usada em filmes ou séries SciFi. Sei que é assunto batido mas é sempre interessante e não lembro de ter visto ou ouvido nada no idioma de Camões.

          • Silmar

            Excelente sugestão.

          • Rafael,

            Já escutou os episódios sobre Colonização de Marte (1 e 2)? Comentamos sobre algumas formas de reduzir o tempo das viagens interplanetárias. Ouça lá também :).

      • Norbert

        Dá para “remasterizar” o podcast ao som de Radioactiviy, do Kraftwerk?
        :)

        • Silmar

          Vai estar na “versão do diretor” combinado? :)

    • Silmar

      Obrigado pela participação Diego, o som é um equilíbrio um pouco difícil de conseguir, lembra exatamente em que pontos aconteceu?

  • Fábio Souza

    Mais um ótimo episódio.
    Acompanho o podcast desde os episódios sobre AIDS, acho toda a controvérsia que rodeia esse assunto muito interessante, mas senti falta de pelo menos uma menção a Robert Gallo e a Peter Duesberg. Foi este último que me chamou a atenção para esse assunto e essa disputa inclusive rendeu uma música na minha ‘bandinha’: Gallo x Duesberg (assim que possível eu mando pra vocês usarem no fundo de uma leitura de e-mails, hehe)

    Quanto a escolha das músicas nesses episódios sobre Energia Nuclear: eu gostei bastante, contribuiu para um clima mais divertido. uma escolhe diferente poderia ter deixado o podcast tenso e cansativo demais.
    Agora um pedido: sou Mecânico de Aeronaves e quero um episódio relacionado a Aviação!
    Parabéns pelo trabalho, forte abraço!

    • Silmar

      Obrigado pela participação Fábio. A intenção das músicas era exatamente esta: deixar o programa divertido. Sua sugestão está anotadíssima, deveremos abordar essa pauta no futuro. Continue com a gente, tem muita coisa divertida pela frente.

  • William Marques

    Parabéns pelos podcasts. Ouvi 3 hoje! Vou aos poucos ouvindo os demais, continuem assim, está ótimo o formato. Sugestão: Que tal falar sobre computação quântica? Criptografia é outro assunto muito interessante. Abraços a todos e parabéns.

    • Silmar

      Obrigado pela participação William.
      Devemos abordar mais temas na área de Exatas neste ano, principalmente nas engenharias e computação. Continue com a gente.

  • Muito boa essa segunda parte. Na parte dos incidentes acho que valeria mencionar aquele caminhão roubado no México, que transportava Cobalto-30 (dentro de um equipamento médico desativado), para ser descartado num “lixão” nuclear. Os ladrões roubaram o caminhão num posto de gasolina mas o abandonaram logo depois. Ao encontrarem o caminhão constataram que o material radioativo foi removido do seu invólucro protetor, mas este foi encontrado, intacto, abandonado em um campo próximo ao local onde o caminhão foi deixado. Só o anúncio do roubo foi o suficiente para ligar todos os alarmes de contingência do país, pois no início se chegou a cogitar de um ataque terrorista para obtenção de material radioativo para construção de uma bomba suja.

    Não se sabe que fim levou os bandidos, se chegaram a ser expostos ou não (muito provavelmente sim), mas as autoridades mexicanas chegaram a declarar que os ladrões muito provavelmente estavam com os dias contatos, depois desse roubo :D

    • Marcio, esse foi também um incidente relevante, principalmente para chamar a atenção sobre o correto descarte do lixo radioativo. Sabemos o quanto isso pode ser interessante a certos grupos radicais :-/. Enquanto não chegarem os reatores a Tório, estaremos sujeitos a este risco, que deve ser minimizado com medidas rígidas de segurança, tanto no transporte quanto no armazenamento final.

  • Adam Lincoln

    Muito bom esses dois episódios sobre energia nuclear, espero que tenham outros tão bom quanto este. Eu só não conseguir ver imagens dos danos causados nos acidentes radioativos.

    • Silmar

      Obrigado Adam, tenho certeza que você vai curtir outros assuntos sim. Tente os de Astrobiologia, ficaram bem maneiros.

  • Aprendi muito, mas muito mesmo com esses dois episódios. Quem me dera ter o SciCast na época do Ensino Médio hehehe

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Maurien Aragaki

    Era sobre o Gabão que vcs falaram no final no cast? rs

  • Glauco Neto

    ola podcasters,meu nome é glauco tenho 12 anos e falo de campinas,sao paulo.achei o episodio otimo assim como os outros 9 anteriores e vou continuar escutando ate acabar

%d blogueiros gostam disto: