Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #52: Aviões

por em sex 24America/Sao_Paulo out 24America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 2 comentários

Scicast #52: Aviões

Por centenas de anos várias pessoas acreditaram que poderiam voar se usassem asas, colocando-as nos braços e balançando-os como fazem pássaros e morcegos. Naturalmente todas as tentativas de permanecer no ar usando tais apetrechos falharam, já que Newton não perdoa, com diversas fatalidades ocorrendo nestas tentativas mal sucedidas de alçar voo, já que Darwin também não.

Muitas pessoas acreditavam que voar fosse impossível e que era um poder além da capacidade humana. Mas o homem nunca desistiu de sua busca e graças a ciência (YEAH SCIENCE!) aparelhos capazes de transportar pessoas foram criados e é sobre esses aparelhos, em especial do avião, que vamos falar no episódio de hoje.

Acompanhe o bate papo de nossos pilotos, entre uma ponte área e outra, saiba o que é mais caro que pipoca de cinema, quem é culpado quando um avião cai, o que fazer em caso de despressurização e como aquela porcaria de helicóptero voa. Viaje com Lito (Aviões e Música) e Cardoso na cabine de comando, além de nossa equipe de bordo altamente treinada: Jorge, Ronaldo, Marcelo e Bryan e escolha seu lanche (as opções são sim e não).

Estou com um mal persentimento…

Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Diretoria

 

Comentado no Episódio:

  • O QUE FAZ UM AVIÃO VOAR?  – Texto que explica cientificamente como um avião consegue voar.
  • US Airways 1549: imagens divulgadas pela Guarda Costeira dos EUA mostram o momento do pouso de emergência de um avião da US Airways voo 1549, ocorrido no Rio Hudson (NY) pelo piloto Chesley “Sully” Sullenberger.

 

Livros:

  • Caixa Preta – Relato de Tres Desastres Aéreos Brasileiros (Ivan Sant’Anna, 2000): Um jato em chamas, minutos antes da aterrissagem. Um louco armado a bordo, com o firme propósito de jogar o avião sobre o Palácio do Planalto. Um boing perdido, e com o combustível se esgotando, na escuridão da noite amazônica. Este livro constitui a história de três acidentes aéreos que comoveram o país. Minuto a minuto. Do momento em que cada passageiro embarcou, sem imaginar o drama que iria viver, até os instantes finais de um vôo que se transforma em pesadelo. À prova de choque e explosão, a caixa-preta de um avião gravas os últimos minutos de um vôo, a ajudando a decifrar as causas dos acidentes aéreos. Este livro também desvenda mistérios. Os momentos de pânico e sangue-frio, o medo e a coragem do ser humano em situações- limite.
  • Dívida de Honra (Tom Clancy, 1994): Nessa continuação da série, o protagonista Jack Ryan se torna Conselheiro de Segurança Nacional quando o governo japonês (controlado por um grupo de magnatas corporativos conhecidos como Zaibatsu) vai para a guerra contra os Estados Unidos. Esse romance tem a particularidade de incluir um ataque suicida em que um avião é projetado contra o Capitólio, em Washington D.C.

 

Cinema:

  • VOO UNITED 93 (UNITED 93, 2006): Em 11 de setembro de 2001 o vôo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas, que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos.
  • DURO DE MATAR 2 (Die Hard, 1990): Em Washington, um grupo de terroristas toma um aeroporto internacional com a intenção de resgatar um militar deportado envolvido num grande esquema de distribuição de drogas. Agora John McClane (Bruce Willis),um policial duro de matar, vai tentar combater esses bandidos e ao mesmo tempo ir contra o chefe da segurança do aeroporto e o teimoso comandante do esquadrão anti-terrorista [DVD Coleção: Duro de Matar 1-5]
  • O VOO (FLIGHT, 2012): Denzel Washington é um experiente piloto – alcoólatra e usuário de drogas. No voo seguinte a uma farra, sua aeronave apresenta pane e, usando de toda sua experiência evita o pior ao voar de cabeça para baixo e efetuar um pouso forçado. [DVD ou BD]
  • O AVIADOR (The Aviator, 2004): Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como “Hell’s Angels”, que dirigiu. Paralelamente Hughes se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação, e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale). [DVD Duplo ou BD]
  • Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu (Airplane!, 1980): O piloto Ted Striker (Robert Hays), ex-combatente de guerra, é forçado a assumir os controles de um avião quando a tripulação sucumbe à comida contaminada. Elaine (Julie Hagerty), sua namorada, tem de ser aeromoça e co-piloto. Juntos, eles vão tentar salvar os passageiros e terminar o voo com sucesso, mas existe um problema: ele é neurótico.

 

Games:

  • Franquia Microsoft Flight Simulator:  é um simulador de voo virtual para computador. Criado pela Microsoft para uso doméstico, conta atualmente com a versão X. É o jogo de aviação mais popular no mundo. A versão atual do Flight Simulator conta com cerca de 25.000 aeroportos criados no mundo inteiro, alguns bem detalhados como os das principais cidades dos Estados Unidos e Europa. Estão incluídas no jogo mais de 24 aeronaves para se voar, desde aviões do início do século 20 aos modernos jatos comerciais da atualidade. O Flight Simulator também tem a possiblidade de simular o clima real, no qual informações sobre nuvens, vento entre outros itens, os quais são baixados pela internet. Também existe a possibilidade de se baixar Addons (como aeronaves, cenários de aeroportos, texturas do solo, etc).
  • DCS World: é um simulador de voo e tanques modernos e da Segunda Guerra Mundial gratuito para jogar com os aviões iniciais. A Série DCS antes era separada em diversos simuladores, um jogo novo para cada avião que a empresa simulava. Os desenvolvedores decidiram então juntar tudo em um conjunto chamado DCS World. A versão inicial conta com 2 aviões e é grátis para jogar, porém, você pode ir comprando novos aviões, helicópteros e tanks para ampliar sua simulação. O simulador é de ponta e se tornou referência mundial no quesito de simulação militar moderna. A complexidade é tanta, que para realizar ações “simples”, como decolar, você provavelmente irá precisar ler um manual, ou ver vídeos, já que o simulador conta com cockpits interativos e simula todo o processo de ligar o motor de um helicóptero, que pode ser bem complicado. DCS World é ideal para os entusiastas de simulação militar moderna e o ideal é que você tenha um joystick e trackir para aproveitá-lo melhor.
  • War Thunder: é um simulador de voo grátis da segunda guerra mundial (e um pouco além)  amigável para iniciantes. O jogo mistura excelentes gráficos com diversos níveis de dificuldade, que podem agradar desde gamers iniciantes que nunca voaram antes, até fãs de simuladores de voo com joysticks e sensores de movimento (Trackir, oculus rift) (É claro que o realismo não chega ao nível de Cliffs of Dover, mas é uma boa opção para os fãs mais casuais.). O Jogo oferece uma linha de evolução aonde o jogador irá começar com um aviãozinho capenga e vai evoluindo até os primeiros aviões a jato da história. O jogador também poderá escolher entre aviões alemães, russos, japoneses, italianos, ingleses e americanos.
  • River Raid: é um jogo de Video game para o console Atari 2600, criado por Carol Shaw, da empresa Activision, em 1982. É considerado um clássico e um dos jogos mais populares de seu tempo. Em certo ponto, inovou o gênero de jogos de tiro. O jogador (ou até 2 jogadores, em turnos alternados) controla um avião que sobrevoa um rio. Ao contrário dos jogos de tiro até então, onde todo o jogo se passava em uma tela fixa, em River Raid a aeronave move-se verticalmente ao longo do rio, repleto de navios, helicópteros e aviões inimigos, com nível de dificuldade progressivo. A velocidade do avião é regulada pelo jogador. Outra inovação foi a introdução de um tanque de combustível limitado, que obriga o jogador a reabastecer o avião nos postos espalhados pelo rio.

 

Comentado na Leitura de E-Mails:

  • Rock Me ON – Site da ouvinte Priscila Guerreiro sobre temas variados.
  • jholxd

    Olá pessoal do sci cast, um ótimo podcast. Gostaria que ainda falassem de aviões de guerra! Mas estão de parabéns!

    • João Paulo Böger

      Realmente daria um podcast muito bom falando sobre a evolução da aviação nas guerras. Mas têm que ter o BlueHand hahahahaha

%d blogueiros gostam disto: