Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #93: Hiroshima

por em 06/08/2015 em Destaque, Scicast | 25 comentários

Scicast #93: Hiroshima

SciCast_MP3Cover

Neste episódio especial dividido em duas partes, prestamos homenagem às vítimas dos ataques nucleares às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, realizados 70 anos atrás.

Discutimos os rumos que levaram o desenvolvimento da bomba, pintamos o cenário do teatro do Pacífico no fim da Segunda Guerra Mundial e tentamos entender a mentalidade do povo japonês em não se render mesmo com tudo contra o país, e também a decisão dos militares em utilizar tamanha arma de destruição em massa, matando milhares para pôr um fim ao conflito.

Aprenda neste episódio que não se enriquece urânio dando dinheiro para ele, entenda de uma vez o que realmente matou Pierre Curie e saiba que água pesada não tem nada a ver com calorias.

Atenção: esta primeira parte está indo ar ar excepcionalmente nesta quinta-feira às 8:15, horário do bombardeio de Hiroshima. A segunda parte irá ao ar no domingo, dia 09 de agosto às 11:02, horário do ataque à Nagasaki.

 

Produção/Apresentação: Silmar Geremia. Coordenação: Ronaldo GogoniEquipe de Pauta: Estrela Steinkirch, Marcelo Guaxinim e Matheus SilveiraEngenharia de Som: Silmar Geremia. Edição/Sonorização/Mixagem: Silmar Geremia. Participação: Ronaldo GogoniEstrela SteinkirchMarcelo Guaxinim e Matheus Silveira. Convidados Especiais: Caio Boiteux (BlueHand) e Caio GomesArte da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Publicidade:

Contato Comercial:

Ajude a levar o SciCast mais longe:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

Comentado no episódio:

 

Filme:

Cartas de Iwo Jima (2006): Do vencedor do Oscar Clint Eastwood, chega a nunca antes contada história dos soldados japoneses que defenderam seu país contra as forças invasoras americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Pouco municiado mas dono de uma vontade inabalável, capaz de suportar até mesmo a inóspita ilha vulcânica de Iwo Jima, as táticas sem precedentes adotadas pelo General Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe, de O Último Samurai) e por seus homens, transformaram o que previa-se ser uma rápida derrota em uma encarniçada batalha de 40 dias de duração, marcados por combates heróicos. O sacrifício desses homens, seus conflitos, sua coragem e compaixão compõem esse tenso e cativante filme, que a revista Rolling Stone chama de “único e inesquecível.” Não à toa, o filme recebeu quatro indicações ao Oscar (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original).

 

Série:

The Pacific (2010): série em dez episódios exibida pela HBO. Com produção executiva assinada por Tom Hanks, Steven Spielberg e Gary Goetzman, The Pacific traça as jornadas, baseadas em fatos reais, de três fuzileiros americanos – Robert Leckie (James Badge Dale), Eugene Sledge (Joe Mazzello), e John Basilone (Jon Seda) – durante vasta campanha pelo Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. A minissérie acompanha estes homens e seus companheiros de luta desde a primeira batalha contra os japoneses, em Guadalcanal; pelas florestas chuvosas do Cabo Gloucester e entre as fortalezas de Peleliu; através das areias manchadas de sangue de Iwo Jima e do horror de Okinawa; até, finalmente, o retorno triunfante para casa, obtido a duras penas após a rendição japonesa. A minissérie é parcialmente baseada nos livros Helmet for My Pillow, de Robert Leckie, e With the Old Breed, de Eugene B. Sledge, com materiais adicionais dos livros Red Blood, Black Sand, de Chuck Tatum, e China Marine, de Eugene B. Sledge, assim como entrevistas originais conduzidas pelos realizadores.