Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #90: Redes de Computadores

por em sex 17America/Sao_Paulo jul 17America/Sao_Paulo 2015 em Destaque, Scicast | 21 comentários

Scicast #90: Redes de Computadores

SciCast_MP3Cover

A onipresença da internet nas sociedades contemporâneas tem gerado uma corrida desenfreada de empresas dos mais diversos perfis no sentido de ocupar um lugar no emaranhado de interações que se dão cotidianamente nesse espaço.

A regra parece simples: se existem pessoas por lá, há consumidores. E onde estão os consumidores eu também devo estar. Mas quais as tecnologias e quanta ciência há por trás das redes de computadores que mantém o mundo virtual vivo 24 horas por dia, sete dias por semana?

Neste episódio vamos tentar desenrolar o grande emaranhado de cabos, fios e redes que compõem a vasta rede conectada de nossos dispositivos. Vamos tentar entender para que serve uma LAN e uma WAN, saber o que é uma rede em anel e em estrela, aprender a climpar um cabo de rede e entender o que diabos Tolkien está fazendo nessa bagunça toda.

 

Produção/Apresentação: Silmar Geremia. Coordenação: Ronaldo GogoniPauta: Augusto Granjeia e Gustavo SimioniEngenharia de Som/Edição: Silmar Geremia e Julie Fernandes. Participação: Ronaldo Gogoni, Marcelo Guaxinim e Juliana VilelaConvidado Especial: Magnun Leno. Foto da Vitrine: Diana Lanius.

 

Publicidade:

Contato Comercial:

Ajude a levar o SciCast mais longe:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

Livros:

Redes, Guia Prático 2ª Edição (2008, atualizado em 2011, Carlos E. Morimoto, GDH Press e Sul Editores): O livro Redes, Guia Prático 2ª Ed. é o segundo livro da série iniciada com o livro Hardware, O Guia Definitivo. Ele aborda em detalhes os padrões de rede, cabeamento e dispositivos de rede, redes wireless, TCP/IP e endereçamento, segurança, firewall, configuração de redes Windows e Linux, configuração de servidores de rede local entre outros temas. Ele é o seu guia definitivo sobre redes.

  • “There’s no place like 127.0.0.1” – Tenho uma camiseta com essa frase.

    Entendedores, entenderão :)

  • Ailton Jr.

    Eu estou ouvindo o programa enquanto jogo Tibia , hehehehe , aproveitando as ferias da faculdade .

    • Um Hail de Fortera.

    • ThallisPHP

      Eu joguei pouco, mas até hoje eu defendo a jogabilidade do Tibia pelo simples fato de que os “bichos/monstros” agem de forma bem natural, um Dargon Lord de ataca antes mesmo de estar na tela, infelizmente isso ficou raro nos MMORPGs

  • esperamos vocês lá no canal ;P >>> http://www.youtube.com/projetoroot , alem de Conceitos sobre Redes, focamos em um Ensino Livre (Totalmente Grátis) sobre GNU/Linux o sistema operacional temido por muitos, mas muito utilizado na internet.

  • Ricardo Tatsch

    Como profissional de TI eu brinco que as vezes um sistema chega num ponto que ele fica meio vivo. Agora imagina quando falamos da rede mundial.

  • SciCast sobre o Project 2501, O Puppet Master!

  • Ricardo Tatsch

    DPL / DPC huahhaha, evoluiu para PDL / PDC, pendrive para cá, pendrive para lá.

  • Ricardo Tatsch

    Se o Cardoso estive no programa teria falado: NORAD é onde fica o Stargate. Caramba Silmar!! Perdeu essa piada??

  • ThallisPHP

    Episódio fantástico! Meu pai trabalhou vários anos com T.I. e ele também gostou muito. Inclusive a ótima trilha sonora com Blind Guardian e Rhapsody of Fire.

  • zé do Desemprego

    muito boa a edição do podcast,musicas muito fodas

  • Diniz Bortolotto

    Só pra avisar: o papel de parede está “linkando” o do episódio #86: Arquitetura de Computadores.

  • Dauro Moura

    Onde estão os links para os podcast de história?

  • inuyashagui

    Silmaaaarrr… Silmaaaarrr… aqui é a I.A, que não é a BEL, chamando do podcast sobre I.A do ponto de vista dos profissionais de T.I….

  • Allan Chyaromont

    Tíbia..
    Único jogo do estilo que não chama a atenção pelos seus gráficos, mas pela sua jogabilidade.
    Um MMORPG que pesa 50mb atualmente (e uns 20 no início).
    O único jogo que rodava no meu primeiro computador e com internet discada.

    Bem, não é um RPG que você cria um personagem pra ele ser melhor, mas sim para voEnfoluir.
    Até certo ponto não importa o seu nível ou os seus equipamentos, esses apenas complementam, o real diferencial é a pessoa que está jogando.
    As criaturas não tem níveis. Elas são o que elas são. Qualquer um pode derrotar uma criatura, se souber fazer a estratégia certa. É um jogo que é muito bem elaborado para se jogar em equipe.
    Quando se fala de PvP (player vs player) é que o diferencial do jogo entra em ação. Nunca! Repito.. Nunca vi um jogo tão complexo em sua simplicidade capaz de fazer o que tíbia faz nesse quesito, cada movimento faz a diferença(já que o terreno se divide em quadrados, podemos até comparar com xadrez). Ainda nessa questão podemos observar que a habilidade do jogador em conhecer o terreno que está batalhando, faz toda a diferença, pois ele sabe para onde correr, ou de atacar e onde se defender.(podemos comparar com o filme 300 onde os espartanos levam seus adversários a lutar em um espaço onde o número não faria muita diferença.)
    Alem disso tem a parte comum de todos os RPGs, onde existem missões, tarefas e um mundo “infinito” para explorar e descobrir coisas que no decorrer dos anos, se tornaram mitos.

    Quem sabe, sabe..
    A complexidade está na simplicidade.
    Uma pena que as coisas tomaram um rumo onde esse tipo de jogo não é muito bem aceito mais.. (O que levou a mudanças um tanto quanto desagradáveis no próprio jogo, para quem gostava da nostalgia da dificuldade de antigamente).
    O número de jogadores simultâneos caiu de 65mil para 20mil nos melhores dias.

  • Roger Vincoletto

    Caracaaaaaaaaaa rolou um blind guardian por alguns segundos… caiu até uma lágrima do olho esquerdo…

  • marcos vinicios

    foda foda adorei o episodio , sou novo no canal , acho canal muito bom vcs são foda kkk

  • dv47

    Bem, acho que este comentário será banido…. mas vou tentar, vai que o pessoal do scicast seja diferente…
    Ao ouvir a merchan de vocês, resolvi ver o site do anunciante, ao clicar no link deixado aqui já percebi que não era de boa qualidade, mas vamos lá… vai que foi feito as pressas. Cadastrei no site e fui ver algum curso gratuito, escolhi Programação C, ao testar, vi que o video não carregava e que tem nenhuma opção de enviar feedbacks, sem falar nos bugs da página. Fui ver o blog se tinha alguma página de contato ou algo do tipo, nada. Não gostei da experiência do site, muito fraco. Talvez a qualidade esteja no ensino mesmo, mas como o vídeo não carregou não tem como eu opinar sobre isso. No mais, estou com pé a trás quando vocês recomendam algo, já que esta primeira experiência de suas recomendações não foi muito agradável. Espero que pelo menos enviem este feedback para o “anunciante” para que ele possa corrigir as coisas por lá. Outra coisa meio chatinha de falar, mas tenho que dizer. Esse Ronaldo é chato pra C$%$#% só repetia o que o especialista falou, ficou igual um papagaio neste cast, mas como em tudo na vida nem tudo é flores, dá pra relevar. Nada pessoal Ronaldo, apenas estude mais antes de fazer o cast. Obrigado pelo seus esforços de criar um cast de boa qualidade, espero ajudar em breve, quando o dólar baixar ;)

  • Diego Setúbal

    Quais são as músicas desse cast? Gostei horrores da trilha sonora!

%d blogueiros gostam disto: