Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #87: Próteses

por em sex 26America/Sao_Paulo jun 26America/Sao_Paulo 2015 em Destaque, Scicast | 15 comentários

Scicast #87: Próteses

SciCast_MP3Cover

Convidamos o Dr. Divago e sua linda noiva, Fruna, para conversarmos sobre como já conseguimos ser super ciborgues com habilidades extraordinárias como… pegar um copo.

Mas, e se quisermos de fato aumentar nossa força, ou nossa capacidade visual, ou velocidade? E se tudo isso e muito mais for possível, trocaríamos membros saudáveis por próteses mais “eficientes”?

Seja com estruturas biológicas ou próteses auditivas, aperte o play e venha ouvir sobre as próteses. Ah, e cuidado com o membro fantasma…

 

Seja um Patrono através do:patreon-logoSeja um Patrono através do:logo_pagseguro200x41

 

Produção/Apresentação: Silmar Geremia. Coordenação: Tarik FernandesPauta: Werther Krohling e Marcelo GuaxinimEdição: Estrela Steinkirch e Silmar GeremiaConvidados Especiais: Gabriel Orsi (Dr. Divago) e Bruna Carla (Fruna)Arte da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Ajude a levar o SciCast mais longe:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Referências Cinematográficas:

 

O Homem de Seis Milhões de Dólares: Clássico seriado dos anos 70. O coronel e ex-astronauta Steve Austin trabalha como agente de campo para a OSI – Office Scientific Intelligence (Departamento de Inteligência Científica). Ele começou ali depois de ter sofrido um acidente (mostrado na abertura do seriado) com um avião Northrop M2-F2. No acidente fictício, Austin foi severamente machucado, tendo sido reconstruído em uma cirurgia experimental que custou seis milhões de dólares. Assim, seu braço direito, suas pernas e seu olho esquerdo destroçados, foram substituídos por implantes chamados de “biônicos”. Com isso, ele passou a ter sua força e visão ampliada (permitia um zoom de 20 x) e na corrida, podia chegar a 90 quilômetros por hora.

Como treinar seu dragão I e II: Bocão (o armeiro da Vila dos Vickings) tem uma prótese de madeira abaixo do joelho. O próprio Banguela também ganha uma prótese na sua cauda enquanto o Soluço adquiri uma no final do filme.

Full Metal Alchemist: A série em mangá e anime apresenta como protagonista o jovem Edward, que, por meio da alquimia (que é uma avançada técnica científica misturada com magia), perdeu um braço e uma perna. Seus membros foram substituídos por próteses metálicas sofisticadas chamadas de atuomail. Detalhe para o irmão de Edward, Alphonse, cujo corpo foi substituído por uma armadura de metal.

Ferrugem e Osso: Drama francês de Jacques Audiard, sobre a treinadora de baleias Stephanie que sofre um acidente e tem as pernas amputadas. O filme mostra desde o momento da revelação da amputação, saída do hospital em uma cadeira de rodas e andador com próteses até o reencontro de Stephanie e a baleia através do aquário.

  • Olá a todos do Scicast

    Um episódio muito bom… Apenas para ilustrar uma pessoa que opta por não usar protese é o escalador espanho,. Urko Carmona. Que teve sua perna amputada aos 16 anos em um acidente de motocicleta.

    Ele hoje é campeão mundial de para-escalada. Para saber amis ()caso alguem queira) ele recentemente lançou um filme sobre o assunto : https://vimeo.com/107311067

    Parabéns pelo episódio !!

    Abs

  • Cleyton Verde

    sobre o anime ghost in the shell inclusive a protagonista e uma ciborgue cujo as únicas partes orgânicas são seu cérebro e tronco encefálico

  • inuyashagui

    Eu trocaria meu braço esquerdo por um exoesqueleto do Homem de Ferro também!

    • Werther Krohling

      #Tamojunto!

  • Ricardo Tatsch

    Melhor momento do cast quando o Silmar fala : “Voces tem certeza que são nerds??”

    • Werther Krohling

      Magoei…

      • Ricardo Tatsch

        Estou ouvindo no trabalho, então eu ouço só com 30% de atenção :P

  • Ricardo Tatsch

    Marcelo, tu não precisa de prótese para queimar gordura, basta tu parar de comer glicose!!

  • Wal Lima

    Galera adorei muito muito mesmo!!!!!!!!!!
    Mas se forem algum dia repetir o tema de outra forma chamem um fisioterapeuta pra um bate papo também… tem uma galera que manja muito e tem várias histórias legais…

    Inclusive no que se refere ao uso de games no processo de reabilitação!!!!

    No mais um super parabéns, resumão de pós graduação de um jeito bem legal!!!!!!

%d blogueiros gostam disto: