Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #82: Petróleo

por em 22/05/2015 em Destaque, Scicast | 24 comentários

Scicast #82: Petróleo

SciCast_MP3Cover

Queridos ouvintes, juntamos os acionistas majoritários da SciCast Oil Company para falarmos sobre esse líquido viscoso que possibilitou boa parte do nosso mundo moderno e é motivo de tantas disputas geopolíticas, o Petróleo.

Com a ajuda do nosso amigo BlueHand, conversamos sobre um possível futuro sem petróleo, sobre o passado desse recurso natural e sobre o presente marcado por flutuações de preços que alteram toda uma dinâmica de mercado mundial e corrupções, principalmente em nossa querida Petrobrás. Descubra a real função das pirâmides, para que serve um lubrificante e o que é uma torre de destilação. Aperte o Play e use o Pause à vontade . #GoAmigosDoPause

“Se dois homens desejam a mesma coisa, ao mesmo tempo em que é impossível a ela ser gozada por ambos, eles se tornam inimigos. E, no caminho para o seu fim (…), esforçam-se por destruir ou subjugar o outro”  Igor Fuser.

 

Produção/Apresentação: Silmar Geremia e Estrela Steinkirch. Equipe de Pauta: Tarik Fernandes e Augusto Granjeia. Revisores: @RonaldoGogoni">Ronaldo Gogoni e Gustavo Simioni. Engenharia de Som: Silmar Geremia. Pré-edição: Julie Ane Gonçalves. Edição/Sonorização/Mixagem: Silmar Geremia. Participação:  Marcelo Guaxinim e Matheus Silveira. Convidado Especial:  Caio Boiteux (BlueHand). Arte da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Veja a iniciativa de financiamento coletivo do SciCast

Seja um Patrono através do:patreon-logo Seja um Patrono através do:logo_pagseguro200x41

 

Leve o SciCast mais longe:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Comentado no Episódio:

 

Livros e Artigos:

 

  • Petróleo e Poder – O Envolvimento Militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico: Igor Fuser se debruça sobre a dimensão energética, numa abordagem que foge de tentações conjunturalistas animadas pela forte visibilidade do tema. Num percurso que incorpora a perspectiva histórica, o debate teórico e o processo que conduz ao intervencionismo nessa região, o autor nos apresenta uma análise elucidativa dos significados econômicos e estratégicos do petróleo na política externa estadunidense, especialmente pós a Segunda Guerra Mundial, quando o país assume explicitamente a posição de grande potência.

 

Filmes:

Mad Max: Num futuro próximo, o combustível que alimenta os motores dos carros é também motivo para crimes perpretados por violentas gangues. Max é um jovem policial e junto com seus companheiros patrulha as estradas a fim de impedir a ação daqueles que insistem em perturbar a paz. A morte de um membro pelas mãos de Max dá início a uma série de crimes cruéis cometidos contra sua família e o melhor amigo. Assim, Max só tem uma escolha: vingança.
Mad Max 2 – A Caçada Continua (George Miller, 1981): No futuro o bem mais precioso é a gasolina, em virtude de uma guerra que acabou com os campos petrolíferos do Oriente Médio. Tendo combustível pode-se fugir da morte ou se dirigir a algum lugar para matar alguém. Neste contexto, Max (Mel Gibson) resolve ajudar uma comunidade a defender sua refinaria contra uma gangue de motoqueiros.

A Família Buscapé  (1993): Jed Clampett (Jim Varney) decide se mudar do interior do Arkansas para a luxuosa cidade de Beverly Hills, na Califórnia, quando se torna um bilionário após encontrar petróleo. O caipira ingênuo leva toda sua família para a cidade grande, onde, diante daquele choque cultural, passa a procurar uma esposa.

Sangue Negro (2008): Virada do século XIX para o século XX, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). Daniel e H.W. se arriscam e logo encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza mas também uma série de conflitos.

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (George Stevens, 1956) Uma grandiosa saga no coração de um dos maiores estados norte-americanos. Assim Caminha a Humanidade conta a história de três gerações de influentes texanos e seus conflitos familiares, amorosos, raciais e as disputas econômicas entre os tradicionais pecuaristas e os novos ricos magnatas do petróleo do Novo Oeste.

 

Games:

Tom Clancy’s End War (2008 – PC, PS3 e Xbox 360): Game de RTS. Um diferencial do game na época do lançamento foi o controle de tropas por comandos de voz. A história do game envolve um acordo entre EUA e União Européia para acabar com a ameaça de ataques nucleares, que acaba excluindo a Rússia. Ironicamente, quando uma guerra nuclear entre Irã e Arábia Saudita destrói suas principais reservas de petróleo, a antiga potência asiática se torna a principal fornecedora de combustível fóssil do planeta, que vê seu preço bater recordes absurdos.

Quest for Oil: Game que simula busca por petróleo no Qtar e no Mar do Norte. Pode ser baixado gratuitamente.