Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #81: Sotaques

por em 15/05/2015 em Destaque, Scicast | 36 comentários

Scicast #81: Sotaques

SciCast_MP3Cover

Ouvintes queridos! Viajamos do norte ao sul desse pedaço de terra que chamamos de lar, para levar a vocês a expressão do que temos de mais bonito e rico culturalmente no Brasil, os sotaques. A linguagem tem um importante papel no ponto de vista social de muitas espécies. Ela pode estabelecer relações sociais, além de transportar ou ser o veículo pelo qual as informações sobre os falantes são transmitidas.

O simples fato de estabelecer uma conversa informal revela muito mais do que foi dito do conteúdo verbalmente expresso. Em um primeiro momento, é o sotaque que emerge e chama a atenção ao evidenciar as diferenças dialetais que frequentemente são alvo de avaliações estereotipadas. Afinal, mais importante do que o que é dito é como se diz. Mas, o que é um sotaque? Como produzimos ele anatomicamente? E um dialeto? E o que raios é um “r” retroflexo? Lembrando que não há um sotaque melhor que o importante é se comunicar.

Orgulhe-se do seu sotaque, ele é resultado de toda uma complexidade cultural que formou o que você é. Então nos acompanhe neste divertido episódio que contou com a participação do PH Santos e do Luiz Felipe, além da ilustre contribuição cultural sotática da Kamila, do Ronaldo e do Fabrício Jedi.

 

Produção/Apresentação: Silmar Geremia. Coordenação: Tarik Fernandes. Equipe de Pauta: Marcelo Guaxinim e Werther Krohling. Revisores: @RonaldoGogoni">Ronaldo Gogoni e Gustavo Simioni. Engenharia de Som: Silmar Geremia. Pré-edição: Fabricio Vaz. Revisão/Sonorização/Mixagem: Silmar Geremia. Convidados Especiais: Raphael Santos (PH Santos), Luiz Felipe, Kamila, @RonaldoGogoni">Ronaldo Gogoni e  Fabricio Vaz. Arte da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Veja a iniciativa de financiamento coletivo do SciCast

Seja um Patrono através do:patreon-logoSeja um Patrono através do:logo_pagseguro200x41

 

Leve o SciCast mais longe:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Comentado no Episódio:

  • Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB) – empreendimento de grande amplitude, de caráter nacional, em desenvolvimento – tem por meta a realização de um atlas geral do Brasil no que diz respeito à língua portuguesa. Desejo que permeia a atividade dialetal no Brasil, durante todo o desenvolvimento dos estudos linguísticos e filológicos, ganha corpo nesse final/começo de milênio, a partir de iniciativa de um grupo de pesquisadores do Instituto de Letras. Mais uma vez a UFBA assume atitude pioneira ao empreender a concretização dessa proposta que se realiza como projeto conjunto que envolve hoje doze Universidades
%d blogueiros gostam disto: