Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #76: Abelhas

por em sex 10America/Sao_Paulo abr 10America/Sao_Paulo 2015 em Destaque, Scicast | 12 comentários

Scicast #76: Abelhas

SciCast_MP3Cover-Recuperado

Em uma savana africana, um grupo de coletores de comida busca uma caça para alimentar a sua aldeia, mas os grandes animais se encontram afastados. Então um homem primitivo se atenta ao comportamento de um mamífero que quebra uma caixa cheia de insetos e come um liquido dourado.

Curioso, esse homem prova e sente o sabor adocicado desse novo alimento, provavelmente sentiu algumas ferroadas também. Não sabemos em qual cultura nem quando começamos a nos alimentar com mel, mas essa é hipótese mais aceita atualmente.

Quando nos seus mais distantes sonhos o homem poderia conceber que pequenos insetos poderiam produzir um alimento tão rico em calorias e nutrientes? Além disso, esse mesmo ser tem um trabalho muito importante na natureza como a polinização de flores e são capazes de serem letais aos humanos. Esses seres tão peculariares serão o foco desse SciCast.

 

Aperte o pause:

Redes Sociais:

Leve o SciCast mais longe:

  • Avalie o SciCast no iTunes;
  • Ajude a financiar a iniciativa do SciCast doando qualquer valor, saiba mais aqui.

 

Produção: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: Cristian Gomes e Werther Krohling. Apresentação: Ronaldo Gogoni. Participação: Cristian Gomes e Werther Krohling. Edição: Silmar Geremia. Convidado Especial: Giovani Arieira. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

Comentado no episódio:

 

 

Documentários:

The waggler dance of the honeybee: Este curto documentário ilustra como o comportamento de comunicação entre as operárias começou a ser pesquisado e a reprodução dos experimentos por outros pesquisadores.

Discovery na Escola: Planeta Vida – O Mundo dos Insetos: A série Discovery na Escola fala, em cada episódio, um tema diferente, e no caso falam sobra insetos e abordam as abelhas.

 

 

Filmes:

Meu Primeiro Amor (1991): O filme conta a história de uma garota que não possui mãe e está entrando na adolescência, no verão ela faz amizade com um garoto impopular na escola (interpretado por Macaulay Culkin). Os dois então descobrem o amor e curtem o verão, <SPOILER pra alegria do Silmar> entretanto o garoto joga uma pedra em uma colmeia e é atacado pelas abelhas, por ser alérgico ele morre no meio da floresta.

Abelhas Assassinas (2002, dirigido por Penelope Buitenhuis – não possui relação com o clássico de 1974 de 1974 Curtis Harrington): Um caminhão carregado de abelhas agressivas da América Latina passa por uma cidade rural de Washington quando o seu motorista sofre um acidente e a carga cai, liberando as perigosas abelhas na natureza. O xerife local é uma das poucas autoridades preocupadas com o caso, o prefeito está ligando mais para o dinheiro que conseguirá arrecadar com a venda de um terreno.

Bee Movie – A História de uma Abelha (2007): Barry Benson é uma abelha que formou-se recentemente e quer trabalhar fazendo mel na Honex(produção de alimentos da colmeia). Ao sair da colmeia um dia, vê um mundo totalmente diferente e acaba conhecendo Vanessa, uma florista, com quem quebra a regra que proíbe conversas com os humanos, então descobre que os humanos consomem mel das abelhas ficando bravo e com vontade de mudar a situação.

 

Séries:

Doctor Who S04E12 – The Stolen Earth: A terra e outros 27 planetas são roubados, ocorre invasão de Daleks, mais do que isso é spoiler. Mas o que nos interessa é que Donna cita o sumiço das abelhas.

The Simpsons S20E8 – The Burns and the Bees: Após perceber que as abelhas estão morrendo, Lisa vai ao professor Frink onde descobre que elas então com sarampo. Lisa passa a cuidar das abelhas em uma estufa onde Sr. Bruns quer construir um estadio de basquete.

 

Livros:

Vida e Criação das Abelhas Indígenas Sem Ferrão (Paulo Nogueira Neto): O livro, citado anteriormente, é o maior “manual” sobre a vida e criação das melíponas.

 

 

  • Estaria muito errado de minha parte ao afirmar que toda a trilha sonora desse cast saiu do filme Bee Movie? :D

  • Diego Turco

    Como sempre, tema muito interessante. Scicast já é meu podcast preferido. Continuem c o trabalho antológico!

  • Leandro Pereira

    O Ronaldo fala editado. Eu achava que era edição, que tiravam os espaços em branco da fala dele e que ele voltava em outro volume até vê-lo falando em outro podcast. Incrível.
    Ai neste episódio ele falou sem edição. Eu não entendi.

  • Carlos

    Alguém pode me informar de quem é a trilha sonora do início do cast? E, só para constar, ótimo como sempre…

  • Gusta Mociaro

    Mudaram o editor? O cast, como sempre estava ótimo, mas estranhei a edição. Parece que cortaram as perguntas, e deixaram apenas as respostas. Os tópicos se misturaram um pouco.
    Apesar disso, o conteúdo estava excelente. Parabéns!

    • Eu também percebi uns “errinhos” ali no meio em alguns pontos, mas não estragou a experiência do podcast, vale só ficar de olho nos próximos.

  • Fala galera do SciCast!
    Ficou muito bacana o programa, legal as informações que trouxeram sobre a colmeia, rainha e zangões, coisas que a gente aprende na escola mas acaba “esquecendo” com o tempo.
    Fiquei intrigado com o número de espécies que a gente ainda não conhece, pelo que me lembro acho que comentaram sobre umas 3 mil, que loucura isso gente. Vocês não comentaram muito sobre o que aconteceria no mundo se as abelhas sumissem de uma vez por todas, até falaram rapidamente, mas acho que vale um programa mais pra frente pra colocar esse e outros assuntos, tipo, mudanças climáticas que poderiam fazer a gente chegar no futuro de InterStellar (que aliás, é o Prometheus do SciCast, ou será que não?). Véi, fiquei com um nojinho quando concluiram que o Mel é o “coco” de abelha hahaha, mas põe coco gostoso nisso hein!
    Grande programa galera, me diverti pra caramba, mandaram muito bem!
    Muito obrigado pelo ótimo podcast!
    Ps: Senti uns cortes estranhos em algumas frases, tem que cuidar disso ai nos próximos, mas nada grave que estrague o programa.

  • Renan Rezende Mendes

    Olá equipe do SCICAST,

    Não conhecia este PodCast até o professor Werther me indicar estou achando o programa muito bacana, de bastante pertinência, divertido e bom de ouvir! Parabéns à equipe do SCICAST.

    • Werther Krohling

      Seja bem vindo

  • tiekito

    Bom, curto muito o Scicast, mas sobre a edição, ficam muito picotadas as falas. Não fica natural.
    No mais, estão de parabéns rapaziada!!

  • Aslanterna Verde

    THE BEES, NOT THE BEES!!! MY EYES, MY EYEESSSSSSAGHHHH….

    https://www.youtube.com/watch?v=-1GadTfGFvU

  • Ayrton Vollet Neto

    Caros,
    Parabéns pelo Podcast de divulgação científica. Iniciativas como essa são muito nobres e, infelizmente, escassas no Brasil.
    Queria fazer somente uma recomendação: a ajuda de especialistas em alguns temas seria de grande importância. Creio que seria possível convidar especialistas em quase todas as áreas aí em São Paulo, com custos mínimos. Imagino que estudantes de pós-graduação não cobrariam para fazer uma participação nos programas, talvez o custo do transporte seria necessário.
    Digo isso porque sou estudante de pós-graduação em entomologia e conheço bastante sobre abelhas e várias informações passadas por vocês neste programa estavam incompletas ou até mesmo, raras vezes, erradas.
    Sei das várias dificuldades em se convidar um especialista. Talvez até seja a intenção de vocês não ter nenhum especialista ou consultor. Porém, acredito que como é um programa sobre ciência as referências precisam ser sempre de literatura científica.
    Parabéns pelo trabalho e espero que tomem estas críticas de maneira construtiva.
    Abraços

%d blogueiros gostam disto: