Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #74: Star Trek

por em sex 27America/Sao_Paulo mar 27America/Sao_Paulo 2015 em Destaque, Scicast | 21 comentários

Scicast #74: Star Trek

SciCast_MP3Cover

Diário de Bordo, Data Estelar 1513.1. Nossa posição, órbita do planeta M-42, Quadrante 13 (fundos). A bordo da Enterprise eu, capitão Nick Ellis temporariamente no comando. No planeta, ruínas de uma civilização antiga e desaparecida há muito tempo. O médico da nave Ronaldo Gogoni, os tripulantes Marcelo Guaxinim, Marcelo Ferrari e Silmar Geremia e eu somos teletransportados à superfície do planeta. Nossa missão: resgatar o capitão Cardoso. que está a meses sem entrar em contato. Sua ultima transmissão foi enigmática:

“Estou com um mau pressentimento…”

Nesta semana decidimos tomar uma decisão ilógica e ouvir nossos corações: com muita reverência nos reunimos com alguns dos maiores trekkers da internet brasileira e batemos um papo descontraído e emocionado sobre a série que serviu de referência para inúmeras obras de ficção científica que viriam depois: Star Trek, ou Jornada nas Estrelas para os mais ferrenhos fãs.

Nos acompanhe em nossa missão de pouco mais de uma hora e descubra como a ideia de Gene Roddenberry para uma “carruagem para as estrelas”, apesar de ser considerada um clássico hoje não teve uma vida fácil em sua exibição original. Lembre dos episódios mais memoráveis das três temporadas, saiba como as reprises recuperaram a franquia e viabilizaram a série de filmes e ouça nossa singela homenagem a Leonard Nimoy, o eterno Sr. Spock.

 

Aperte o pause:

Redes Sociais:

Leve o SciCast mais longe:

  • Avalie o SciCast no iTunes;
  • Ajude a financiar a iniciativa do SciCast doando qualquer valor, saiba mais aqui.

 

Produção: Silmar Geremia. Coordenação: Marcelo Guaxinim. Equipe de Pauta: Marcelo Guaxinim e Estrela Steinkirch. Revisores: Ronaldo GogoniGustavo Simioni. Apresentação: Silmar Geremia. Participação: Marcelo Guaxinim e  Ronaldo Gogoni. Engenharia de Som: Silmar Geremia. Edição, Sonorização e Mixagem: Silmar Geremia. Convidados Especiais: Nick Ellis, Carlos Cardoso e Marcelo Ferrari. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

Comentado no episódio:

Documentário:

Star Trek – Segredos do Universo (History Channel): Seria possível construir nossa própria nave Enterprise? Poderíamos viajar entre as estrelas tão facilmente como o fazem em Star Trek? Neste especial, vamos aos bastidores do novo filme de JJ Abrams, Além da Escuridão – Star Trek, tanto no set de filmagem, como também investigando a incrível ciência dos exoplanetas, a física do impulso warp e as ideias sobre como poderíamos viver um dia em um universo igual ao que vemos em Star Trek.

Livro:

A Física de Jornada Nas Estrelas – Star Trek: Como o Universo de Jornada nas Estrelas se encaixa no universo real ? Descubra os erros e acertos científicos dos criadores do seriado neste fascinante guia escrito por um renomado físico.

Filmes:

Coleção DVD Star Trek: A Série Clássica + DVDs Star Trek e Além da Escuridão: Star Trek: esta espetacular coleção contém a versão completa e remasterizada da série clássica, e com a adição de inúmeros extras. Acompanham o box os dois novos filmes do aclamado diretos JJ Abrams, o responsável por apresentar a franquia Star Trek a toda uma nova geração.

Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato: Esta obra-prima remasterizada digitalmente vai legar o capitão Jean-Luc Picard e a tripulação da nova USS Enterprise-E numa corrida contra o destino para impedir que os Borgs voltem no tempo e impeçam Zephram Cochrane de realizar o primeiro voo em dobra espacial. Dessa forma, esses inimigos cibernéticos conseguiriam impedir a Terra de alcançar as estrelas e assim, o surgimento da Federação Unida de Planetas. O tempo está correndo contra Picard e sua intrépida tripulação.

  • Pachuco

    Vamos ver se depois de ouvir eu me animo a baix… quer dizer, comprar, todas as temporadas pra assistir.

  • “Loss of life is to be mourned, but only if the life was wasted” – Mr. Spock

    :”(

  • Thais

    Oh God!!

  • O Nick Ellis é sensacional! Ele mandou muito bem nesse episódio. Que volte sempre xD

  • Olha, eu não confio muito em fãs de Jornada que batem na tecla de que “Vulcanos não sentem emoções” ¬¬

    • A idéia é que eles sentem, mas escolhem abdicar do sentimento para que sua razão não seja prejudicada xD

  • deu vontade de olhar a série denovo

  • Eu não assinei o Netflix, assinei Star Trek. Gosto de todas as derivadas. Vi a clássica e a TNG na Record. Lembro do choque que foi ligar a tv pra ver o Kirk e descobrir que ele tinha sido substituído pela Ana Maria Braga. Infezmente não deu tempo de ver tudo na Netflix, acabou o contrato. Eu não sou da tribo tecnológica, meu marido é ainda mais avesso a internet, entretanto dois dias após o fim do contrato a gente conseguiu baixar a clássica, TNG, DS9 e Voyager, o que a motivação não faz, né?

    • Nenhum amor por Enterprise? Tá certo que ela começa fraca, mas a quarta temporada foi sensacional (mas infelizmente não o suficiente para mantê-la no ar)

      • Muito amor por Enterprise, e só vi a primeira temporada. Falhamos na missão torrent mesmo :(

  • Olli Joe

    Pausei, voltei, escutei de novo, para ter certeza se era isso mesmo que tinha escutado…

    Tudo estava indo bem. O convidado parecia ser coerente e ter uma excelente bagagem sobre o assunto. Eis, que vem o comentário sofrível, de que “Matrix” é só um filme onde o cara aprende a lutar mais rápido. Minutos depois, o mesmo sujeito estava falando de “alegorias”.

    Foi aí que o respeito acabou, só continuei escutando, porque gosto muito da equipe Scicast.

    • Naelton Araujo

      Também me incomodou o papo de Matrix..

  • Leandro Pereira

    Eu havia feito uma crítica no episódio de dr who e aqui ela meio que se reverteu pra cima de mim. Eu sou fã da série desde pequeno e é bom ver gente falando com paixão pelo que a gente gosta. Incoerência minha? Hehehe.

  • roymustang

    Ouvir vcs elogiando “feminismo” me da nojo. O verdadeiro feminismo não é essa coisa bonitinha que vcs pensam, feminismo é o ato de difundir o sexismos e o ódio, chamando isso de igualdade. Que tal lerem o q feministas tem a dizer a respeito?

    10 FRASES DE FEMINISTAS, OU SEJA, 10 MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO SER UMA

    1 – “Homens que são acusados injustamente de estupro podem, às vezes, aprender com essa experiência.” – Catherine Comins

    2 – “No patriarcado, todo filho de uma mulher é seu potencial traidor e também inevitavelmente o estuprador ou explorador de outra mulher.” – Andrea Dworkin

    3 – “Todo ato sexual, e mesmo o sexo consentido entre um casal no matrimônio, é um ato de violência perpetuado contra a mulher.” – Catherine MacKinnon

    4 – “Chamar um homem de animal é elogiá-lo. Homens são máquinas, são pênis que andam.” – Valerie Solanos

    5 – “Todos os homens são estupradores, e isso é tudo que eles são.” – Marilyn French

    6 – “Quando uma mulher tem um orgasmo com um homem ela está apenas colaborando com o sistema patriarcal, erotizando sua própria opressão.” – Sheilla Jeffrys

    7 – “Eu sinto que odiar os homens é um ato político honrado e viável.” – Robin Morgan

    8 – “Uma mulher que faz sexo com um homem, o faz contra a sua vontade, mesmo que ela não se sinta forçada.” – Judith Levine

    9 – “Quero ver um homem espancado e sangrando, com um salto alto enfiado em sua boca, como uma maçã na boca de um porco.” – Andrea Dworkin

    10 – “O homem é um animal doméstico que, se tratado com firmeza, pode ser treinado e fazer algumas coisas.” – Jilly Cooper

    E não, não acredito que mulher tem q ficar em casa, esquentando a barriga no fogão e e esfriando no tanque, acredito que cada um seja LIVRE para fazer o que quiser. Essas malucas não são chamadas de nazistas de graça.

  • Uma série mais que sensacional!
    Convidados ai mandaram muito bem, me sinto muito a vontade ouvindo o Nick Ellis e o Cardoso, seja aqui no SciCast ou no Nerdcast onde já ouvi anteriormente.
    Confesso que a série antiga quase na passa na regra dos 15 anos, é bem tosquinho vai, só se salva por ter bons roteiros e ser legal, mas a nova geração tem um ritmo bem mais bacana, de qualquer maneira quem é fã precisa assistir.

    Ótimo programa galera, me diverti bastante ouvindo!

    Abraço

  • Já ouvi metade do episódio. Peguei um ônibus (Rio de Janeiro) pra dar a volta no centro da cidade e depois Avenida Brasil rumo a Bangu, tempo suficiente pra ouvir 3 episódios, aí o motorista me faz uma bandalha e pega a fenda espacial. Parei na metade. Estou amando ouvir a dublagem original (o meu Kirk já tinha a voz do He Man). E o que vocês falaram de Enterprise me deixou desesperada, eu TENHO que assistir O.O

  • Este SciCast não estaria completo sem que alguém colocasse nos comentários essa maravilhosa entrevista:

    https://www.youtube.com/watch?v=Bf3tgIBrw8I

  • Naelton Araujo

    Eu assisto SciCast de forma randômica… episódios que me interessam independente da cronologia… já estou quase vendo todos mas fico como viajante do tempo: episódios antigos são novidade pra mim… Como amo Star Trek achei que devia comentar especialmente este episódio. Sou fã de DS9. Curioso como a maior parte das pessoas parece só conhecer a série clássica ou só TNG ou ainda (e pior) só os longas do JJAbrahms. Jornada nas Estrelas é algo muito rico e devia ser mais conhecida. Um abraço scicasters e scicats.

  • Willi Wonka

    Caras! Que foda esse programa. Eu não sou um grande conhecedor de Star trek, muito menos um fã boy iguais a vocês. Porém foi deveras prazeroso ouvir o programa. Ao ponto de querer ver a série toda! Parabéns caras!

  • Wilson Júnior

    Muito triste ver alguém num podcast de ciência usando o termo Feminazi!

  • Yuri Latalisa

    Cara… que episódio sensacional. Nick Ellis me emocionou com suas palavras sobre o Spock.

%d blogueiros gostam disto: