Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #65: Luiz Gonzaga (Hysteria #128)

por em sex 23America/Sao_Paulo jan 23America/Sao_Paulo 2015 em Destaque, Scicast | 9 comentários

Scicast #65: Luiz Gonzaga (Hysteria #128)

“Meu nome é Luiz Gonzaga, não sei se sou fraco ou forte, só sei que, graças a Deus, té pra nascer tive sorte, apois nasci em Pernambuco, o famoso Leão do Norte. Nas terras do novo Exu, da fazenda Caiçara, em novecentos e doze, viu o mundo a minha cara. No dia de Santa Luzia, por isso é que sou Luiz, no mês que Cristo nasceu, por isso é que sou feliz.” Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga foi um dos mais importantes representantes da música popular brasileira. Foi compositor e passou para a história da música como o “Rei do Baião”. Destacou-se pela criação de melodias e harmonias, além de ser um excelente instrumentista. Embora tenha sido extremamente popular no sertão nordestino, sua canções fizeram sucesso em todo Brasil.

Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país. A música “Asa Branca” feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do nordeste brasileiro.

SciCast_MP3Cover

O que são os especiais de férias do SciCast?

O SciCast sempre mimetizou uma sala de aula, mesmo que de forma caricata, e para continuar com a zoeira (e nós sabemos o que dizem sobre a zoeira) resolvemos propor a outros podcasts amigos essa mistura e intercâmbio de idéias como forma de apresentar o SciCast e a ciência a ainda mais pessoas e de trazer momentos de descontração e entretenimento aos nossos ouvintes. Afinal, estamos de férias.

 

O que é o Hysteria?

Imagine uma mesa de bar, com seus amigos falando besteiras sem restrições sobre todos os assuntos que vier na telha. Então esse é o Histeria, um papo de bar, entre amigos, sobre todos os assuntos da cultura pop.

 

btn_donateCC_LG
120x53-doar-laranja

Agora você pode ajudar a financiar o SciCast

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe Hysteria: Heitor Polidoro e JoneEquipe SciCast: Silmar Geremia@marceloguaxinim" href="http://www.twitter.com/marceloguaxinim" target="_blank">Marcelo Guaxinim e Estrela Steinkirch. Edição, Sonorização e Mixagem: Silmar GeremiaArte da Vitrine: Danilo Bear.

Diretoria:

  • Lucas Balaminut

    Só pra constar: estou em um bar americano que serve cachaça, ensinando gringo a tomar caipirinha e cantar A Mulher do Meu Patrão, e a culpa é de quem… da Estrela claro.

  • Hudson Marinho

    Cidadão – Zé Ramalho :D e não Gonzaguinha ;)
    https://www.youtube.com/watch?v=RFtw0_qNl54

    • Sim, eu estava errado, mas não, não foi com essa versão que confundi.

      https://www.youtube.com/watch?v=d81K-xy16YE

      Se fosse a versão do Zé Ramalho eu teria identificado a voz, mas como não era tão familiarizado com a do Zé Geraldo, cometi o ato falho. Sorry!

      • diogoscooby

        Isso mesmo. A música é do Zé Geraldo, o Zé Ramalho gravou também como visto acima e é muito linda. E vendo aqui no pai dos burro, a letra é de um cabra chamado Lúcio Barbosa.
        Sobre o Gonzagão..QUe figura sensacional. Lembro que o Raul Seixas dizia ter duas grandes influências, o Elvis e o Gonzagão. Ele incluvive relatava ver diversas semelhanças na musicalidade dos dois, na maneira meio sacana de cantas algumas canções, na tristeza de outras… É isso. Abraço!

      • Gutenberg L. Santos

        Ufa… ainda bem que eu não fui o único a perceber essa canelada! Mesmo assim, o programa foi muito bom. Parabéns pessoal!

  • Leandro Pereira

    Eu conheci o SciCast a muito pouco tempo no radiofobia e venho ouvindo todos os dias. É uma qualidade surpreendente. A edição, a mixagem, a pauta, o timing pras piadas, tudo. A trilha sonora é que me pega na veia e tem hora que eu acabo tendo que voltar um pouco no episódio pq lá estou eu cantarolando black sabbath ou tears for fears que foram perfeitamente escolhidas mas que eu gosto demais e ai perco parte do que está sendo dito. É engraçado que eu ouço o podcast e imagino como são as pessoas. Sempre erro, mas o Silmar tem exatamente o rosto que eu imaginava.
    O Gonzagão tem aquela dezessete setecentos que é uma música fantástica. Essa inversão do herói na música, o fato de que ele dá carteirada e o caramba e no final, estava errado. É incrível como isto é e sempre será atual.

    Mas se te dei 20000 réis pra cobrar 3300 você tem que me voltar…

  • Vagner Dantas

    Conheci o Scicast a pouco tempo e estou fazendo uma maratona para ouvir todos os episódios, conteúdo ótimo, boa dinâmica e este episodio de Luiz Gonzada em especial é excelente !!! Gosto muito de ouvir podcasts científicos, históricos e de dinâmica nerd, mesmo não sendo um nerd. Gosto muuuuuuuuuito de dançar um forrozinho pé de serra e ouvir em um podcast de ciência um pouco da vida de um dos expoentes do forro pé de serra é muito gratificante.

  • FabricioVaz

    Eu tava bem feliz com minha #MaratonaSciCast, ouvindo ainda os primeiros, no caso os da Colonização de Marte, aí acabaram os episódios do celular, não tinha sinal 3G pra baixar outro mas tinha esse do Gonzaga pra ouvir, que sei-lá-porquê tava esquecido. Ok né, não tem tu vai tu mesmo.

    Caras, que episódio divertido! Sincronia perteita no papo e nas piadas (o “Guaxa” tava igual diabo solto no pasto), ou o Geremia se superou na edição, ou o que creio que aconteceu, os dois! Sim a edição tava fuderosa, ainda mais que, como disse acima, estou ouvindo os primeiros onde vocês ainda estavam “manjando dos paranauê”.

    OBS: estou abismado com o vasto conhecimento de forró do Silmar, que julgava um roqueiro de raiz.
    OBS: a Estrela, como única guria do cast, tenho certeza que foi convidada unicamente para nos alegrar com sua gostosa risada, ><

    Tá, chega, fui! Amplexos nos quadris pras gurias, e amplexos destilados e fermentados para os meninos ;)

  • Raissam

    Foi dificil ouvir o cast 9 ou 10 com essa música de fundo.. e eles fazem um especial com as músicas.. tenso.. fingi que o episódio não existe e segui em frente kkkkkk

%d blogueiros gostam disto: