Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #60: Deriva Continental

por em 19/12/2014 em Destaque, Scicast | 34 comentários

Scicast #60: Deriva Continental

Recorte seus mapas-múndi, aprenda uma nova função para a estrela, pegue seu remo e ajude a levar o Brasil para o primeiro mundo! Nem que seja 1 cm por ano…

A Deriva Continental afirma que um dia todos os continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia (bons tempos em que podíamos ir para a Europa a pé), esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres.

Nessa semana vamos falar dessa força capaz de mudar o relevo e a disposição das massas terrestres. Uma força que faz muitos tremerem! Das primeiras suspeitas até a confirmação de sua existência na segunda guerra (exceto se você for russo). Conheça o nome de suas filhas gêmeas Laurásia e a Gondwana, tente remar uma ilha e descubra se podemos, ou não, trocar o HUEHUE por um terremoto.

Com o Convidado especialista em pedras (eu sei) Juliano Yamada vamos descobrir o que move o mundo! (Spoiler: envolve um quebra cabeças e um ovo cozido).

 

btn_donateCC_LG
120x53-doar-laranja

Agora você pode ajudar a financiar o SciCast

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta:Estrela Steinkirch e @marceloguaxinim" href="http://www.twitter.com/marceloguaxinim" target="_blank">Marcelo Guaxinim. Revisor: @morenobryan" href="http://www.twitter.com/morenobryan" target="_blank">Bryan Moreno. Apresentação: Jorge Flávio Costa e @RonaldoGogoni" href="http://www.twtter.com/RonaldoGogoni" target="_blank">Ronaldo Gogoni. Engenharia de Som: Silmar Geremia e Jorge Flávio Costa. Edição: Daniel Capua. Sonorização e Mixagem: Silmar Geremia. Convidado Especial: @yamadactbageo" href="http://www.twitter.com/yamadactbageo" target="_blank">Juliano Yamada. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

Diretoria:

 

Comentado no episódio:

 

Filmes:

  • Pacific Rim (2013): Quando legiões de criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começaram a emergir do mar, na região do Círculo de Fogo, entre placas tectônicas, uma guerra que tomaria milhões de vidas e consumiria os recursos da Terra teve início. Para combater os gigantes Kaiju, um tipo especial de arma foi criado: robôs enormes, chamados Jaegers, controlados simultaneamente por dois pilotos cujas mentes se conectam por uma ponte neural.
    NATGEO – Jornada Geológica: O Anel de Fogo do Pacífico (dublado): O Anel de fogo do Pacífico é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e/ou movimentos de placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões, são os tipos de vulcões mais destruidores chamados de vulcões “assassinos” e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.
  • A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift, 2012): Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação provoca mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny (Ray Romano/Diego Vilela), Diego (Denis Leary/Márcio Garcia) e Siid (John Leguizamo/Tadeu Mello) estão alojados. Um terremoto faz com que o trio fique preso em um iceberg, enquanto que Ellie (Queen Latifah/Carla Pompílio) e a pequena Amora (Keke Palmer/Bruna Laynes) permanecem no continente. Em alto mar, Manny promete que irá encontrá-las a qualquer custo, mas para tanto precisará enfrentar perigosos piratas e o canto das sereias.
  • NATGEO – Jornada Geologica: Zona de Colisão (dublado): A terra existente sobre a placa indo-australiana contém a paisagem mais perigosa do mundo. De terremotos e tsunamis a erupções vulcânicas, este local tem de tudo. O geólogo Nick Eyles começa sua jornada pelo Himalaia, onde investiga como a colisão entre a Ásia e a Índia deu origem às maiores montanhas do mundo.

Games:

  • Motorstorm Apocalypse: Evolution Studios e Sony (2011) Para PlayStation 3 o quarto jogo da franquia de corridas off-road é ambientado nas ruas de uma grande cidade devastada por um terremoto. Enquanto os “MotorStorm” anteriores tinham como cenário os cânions do Monumental Valley, uma ilha selvagem e até o Ártico, o quarto jogo se passa em uma cidade inspirada nas metrópoles da Califórnia, chamada apenas de “The City”. Um detalhe que tornará as corridas mais interessantes é que os tremores que destruíram a cidade continuam a acontecer durante o jogo, com pontes e prédios caindo em meio às corridas e buracos se abrindo no chão, por exemplo. O sistema de dano ao cenário é persistente, ou seja, em uma segunda corrida na mesma pista, as mudanças que ocorreram na prova anterior ainda estarão lá.
    I Am Alive: I Am Alive é um jogo de vídeo-game estilo Survival-Horror desenvolvido pela Ubisoft Shanghai e publicado Ubisoft para lançamento na PlayStation Network e na Xbox Live Arcade. Um ano após “o Evento”, um cataclisma mundial que dizimou quase toda a civilização humana (em especial VÁRIOS terremotos que destruíram as cidades), um homem luta pela sobrevivência numa cidade desolada, enquanto ele tenta se reunir com sua esposa e filha há muito tempo perdidas. (distribuição apenas digital – PSN – XBox – PC)
  • Earthquake Simulator – Jogo para jogar via navegador, você escolhe o tipo de solo, o tipo de prevenção que foi tomada pelo edifício e a magnitude do terremoto, ai clica em começar e ve o estrago no prédio, jogo bem simples, mas que vale uma jogada ou duas.

Livros:

  • A Era do Gelo 4: Apresentando Deriva Continental: Um livro sobre a franquia e que usa realidade aumentada. Basta exibir os cartões-gatilho para a webcam do seu computador para dar início às experiências de Realidade Aumentada com os personagens de A Era do Gelo.
%d blogueiros gostam disto: