Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #56: Arthur C. Clarke

por em 21/11/2014 em Destaque, Scicast | 23 comentários

Scicast #56: Arthur C. Clarke

Em 16/12/1917 na cidade litorânea de Minehead, Somerset, nasceu Sir Arthur Charles Clarke, onde desenvolveu um amor intenso pelas estrelas (Estrela arrasando corações) tanto por observar o céu quanto pelas revistas de ficção científica que lia. Clarke escrevia com muita influência das revistas de ficção científica que lia quando era criança, uma narrativa simples e com muitas descrições detalhadas (algumas até com descrição das equações envolvidas no projeto em questão).

O que torna sua literatura tão especial, é o fato de Arthur ser por própria natureza um gênio da ciência, colocando em suas historias nada mais nada menos do que suas teorias de como algo funcionaria, como por exemplo: eram conhecidos o rádio e as propriedades geoestacionárias. Arthur juntou os 2 com a ideia dos satélites.

Embarque na sua espaçonave da imaginação (uops, referência errada, mas não tem problema) e acompanhe mais um SciCast sobre nossos autores de ficção científica favoritos. Liberte sua mente, lute com robôs esquizofrênicos, toque uma pedra dura e fria e sinta a mudança na pressão enquanto se desespera com a falta de som no espaço.

btn_donateCC_LG
120x53-doar-laranja

Agora você pode ajudar a financiar o SciCast

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: André Carvalho e Eder SantanaRevisora: Estrela Steinkirch. Apresentação: Silmar Geremia e Ronaldo Gogoni. Engenharia de Som: Silmar Geremia. Edição, Sonorização e Mixagem: Silmar Geremia. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti. Convidados Especiais: Harold Stricker e Carlos Cardoso. Dramatizações: Daniel Capua, Ettore Moura e Felipe Reis de Souza.

Diretoria:

 

Livros:

  • 2001: Uma Odisseia no Espaçopublicado em 1968, o livro fala do desenvolvimento de vida inteligente, instigada por um monolito lançado por uma raça alienígena, e de várias jornadas de exploração espacial, principalmente a de Dave Bowman a Saturno e seu contato com o monolito. Dave é levado pelo monolito a um sistema solar desconhecido, onde se torna a imortal Criança Estelar, ganhando a capacidade de viver e viajar pelo espaço, ao ter suas memórias drenadas de seu corpo.
  • 2010: Uma Odisseia no Espaço 2: foi publicado em 1982. A história se passa nove anos depois da missão fracassada a Júpiter [sic] (Clarke se confundiu, 2001 fala da missão a Saturno, mas 2010 e os outros livros da série falam sobre Júpiter). <- ele não se confundiu. Pura e simplesmente escreveu as continuações se baseando no roteiro cinematográfico. Foi uma escolha consciente. Uma missão conjunta parte para descobrir o que deu errado na missão, investigar o monolito e resolver o desaparecimento de Dave Bowman. O livro mostra o desenrolar das investigações e também acompanha as explorações do novo Bowman.
  • 2061: Uma Odisseia no Espaço 3: publicado em 1987, o livro mostra o desenrolar dos acontecimentos d0 livro anterior na Terra e no sistema solar.
  • 3001: A Odisseia Final: publicado em 1997, o livro que encerra a série fala sobre a criação do monolito, revisita personagens importantes dos livros anteriores e o destino da jornada exploratória da humanidade.
  • O Fim da Infância: publicado em 1953, o romance trata da invasão alienígena pacífica dos Overlordes à Terra. A invasão leva a Terra a uma semi-utopia, findando as guerras e criando uma nova forma de governo, mas cria problemas para a identidade da humanidade. Divide-se em três partes e não conta com um protagonista.
  • A Exploração do Espaço: publicado em 1951 (e revisado em 1959 e 1979), esse livro de não-ficção foi planejado para responder a questões sobre uma nova era na história da humanidade – a era da exploração interplanetária – e para esclarecer os dramáticos mistérios da viagem no tempo e no espaço.
  • Encontro com Rama: publicado em 1973,se passa na década de 2130 e envolve uma nave alienígena cilíndrica de 50km que entra no sistema solar da Terra. A história é contada pelo ponto de vista de um grupo de exploradores humanos que interceptam a nave em uma tentativa de descobrir seus mistérios. Esse romance ganhou os prêmios Hugo e Nebula e é considerado uma das pedras angulares da obra de Clarke.
  • Rama II: foi publicado em 1989 e narra a crescente interação entre os humanos e os ramanianos, iniciada em Encontro com Rama.
  • O Jardim de Rama: publicado em 1991, o livro conta a história de três astronautas da expedição narrada em Rama II, aprisionados na nave, e sua viagem pelo espaço sideral.
  • Rama Revelado: publicado em 1993, o último livro da série Rama – como implica o título – revela os mistérios por trás da enigmática nave Rama, através da continuação da história a partir do gancho deixado no livro anterior.
  • Martelo de Deus: Robert Singh é um astrônomo amador prestes a enfrentar o maior desafio da sua carreira: dentro de um curto espaço de tempo, um asteróide ainda não cartografado irá colidir com a Terra provocando uma catástrofe pelo menos tão devastadora como a que exterminou os dinossauros.
  • A Sentinela: conto escrito em 1948, publicado em 1961, e que serviu como ponto de partida para 2001: Uma Odisseia no Espaço. Segundo Clarke, A Sentinela não era simplesmente a história na qual 2001 foi baseado (até porque a série absorveu muitas outras influências). Alternativamente, A Sentinela também é o título de uma coletânea de contos publicada em 1982.
  • O Vento Solar: coletânea de contos publicada em 1972. Os contos falam sobre viagens espaciais, futuros distópicos, a influência de novas tecnologias sobre a humanidade, entre outros temas de ficção científica.

 

Vídeos:

  • 2001: Uma odisséia no espaço: Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.  [Blu-Ray] [DVD].
  • 2010: O Ano em que faremos contato: Um novo tempo, uma nova odisséia, uma nova chance para confrontar os enigmas surgidos na desafiante e perigosa missão Júpiter no ano de 2001. Os membros da tripulação a bordo da Leonov estão no curso para encontrar com a Discovery, ainda em órbita. O que eles não sabem é que também estão à beira de descobrir as respostas para os mais profundos mistérios da humanidade. E que sua fé descansará nos ombros de silicone do computador que eles religaram, HAL-9000. Neste impressionante e sério filme baseado na obra de Arthur C. Clarke, seqüência da novela 2001: Uma Odisséia no Espaço, o diretor Peter Hyams usa toda sua habilidade num assunto interessante e absorvente para construir um marco, cativante no seu próprio estilo assim como foi seu predecessor. O ano é 2010. Tempo para descobrir que não estamos sozinhos. Filme indicado a 5 Oscar® estrelado por Roy Scheider e John Lithgow. [Blu-Ray].