Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #56: Arthur C. Clarke

por em sex 21America/Sao_Paulo nov 21America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 23 comentários

Scicast #56: Arthur C. Clarke

Em 16/12/1917 na cidade litorânea de Minehead, Somerset, nasceu Sir Arthur Charles Clarke, onde desenvolveu um amor intenso pelas estrelas (Estrela arrasando corações) tanto por observar o céu quanto pelas revistas de ficção científica que lia. Clarke escrevia com muita influência das revistas de ficção científica que lia quando era criança, uma narrativa simples e com muitas descrições detalhadas (algumas até com descrição das equações envolvidas no projeto em questão).

O que torna sua literatura tão especial, é o fato de Arthur ser por própria natureza um gênio da ciência, colocando em suas historias nada mais nada menos do que suas teorias de como algo funcionaria, como por exemplo: eram conhecidos o rádio e as propriedades geoestacionárias. Arthur juntou os 2 com a ideia dos satélites.

Embarque na sua espaçonave da imaginação (uops, referência errada, mas não tem problema) e acompanhe mais um SciCast sobre nossos autores de ficção científica favoritos. Liberte sua mente, lute com robôs esquizofrênicos, toque uma pedra dura e fria e sinta a mudança na pressão enquanto se desespera com a falta de som no espaço.

btn_donateCC_LG
120x53-doar-laranja

Agora você pode ajudar a financiar o SciCast

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: André Carvalho e Eder SantanaRevisora: Estrela Steinkirch. Apresentação: Silmar Geremia e Ronaldo Gogoni. Engenharia de Som: Silmar Geremia. Edição, Sonorização e Mixagem: Silmar Geremia. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti. Convidados Especiais: Harold Stricker e Carlos Cardoso. Dramatizações: Daniel Capua, Ettore Moura e Felipe Reis de Souza.

Diretoria:

 

Livros:

  • 2001: Uma Odisseia no Espaçopublicado em 1968, o livro fala do desenvolvimento de vida inteligente, instigada por um monolito lançado por uma raça alienígena, e de várias jornadas de exploração espacial, principalmente a de Dave Bowman a Saturno e seu contato com o monolito. Dave é levado pelo monolito a um sistema solar desconhecido, onde se torna a imortal Criança Estelar, ganhando a capacidade de viver e viajar pelo espaço, ao ter suas memórias drenadas de seu corpo.
  • 2010: Uma Odisseia no Espaço 2: foi publicado em 1982. A história se passa nove anos depois da missão fracassada a Júpiter [sic] (Clarke se confundiu, 2001 fala da missão a Saturno, mas 2010 e os outros livros da série falam sobre Júpiter). <- ele não se confundiu. Pura e simplesmente escreveu as continuações se baseando no roteiro cinematográfico. Foi uma escolha consciente. Uma missão conjunta parte para descobrir o que deu errado na missão, investigar o monolito e resolver o desaparecimento de Dave Bowman. O livro mostra o desenrolar das investigações e também acompanha as explorações do novo Bowman.
  • 2061: Uma Odisseia no Espaço 3: publicado em 1987, o livro mostra o desenrolar dos acontecimentos d0 livro anterior na Terra e no sistema solar.
  • 3001: A Odisseia Final: publicado em 1997, o livro que encerra a série fala sobre a criação do monolito, revisita personagens importantes dos livros anteriores e o destino da jornada exploratória da humanidade.
  • O Fim da Infância: publicado em 1953, o romance trata da invasão alienígena pacífica dos Overlordes à Terra. A invasão leva a Terra a uma semi-utopia, findando as guerras e criando uma nova forma de governo, mas cria problemas para a identidade da humanidade. Divide-se em três partes e não conta com um protagonista.
  • A Exploração do Espaço: publicado em 1951 (e revisado em 1959 e 1979), esse livro de não-ficção foi planejado para responder a questões sobre uma nova era na história da humanidade – a era da exploração interplanetária – e para esclarecer os dramáticos mistérios da viagem no tempo e no espaço.
  • Encontro com Rama: publicado em 1973,se passa na década de 2130 e envolve uma nave alienígena cilíndrica de 50km que entra no sistema solar da Terra. A história é contada pelo ponto de vista de um grupo de exploradores humanos que interceptam a nave em uma tentativa de descobrir seus mistérios. Esse romance ganhou os prêmios Hugo e Nebula e é considerado uma das pedras angulares da obra de Clarke.
  • Rama II: foi publicado em 1989 e narra a crescente interação entre os humanos e os ramanianos, iniciada em Encontro com Rama.
  • O Jardim de Rama: publicado em 1991, o livro conta a história de três astronautas da expedição narrada em Rama II, aprisionados na nave, e sua viagem pelo espaço sideral.
  • Rama Revelado: publicado em 1993, o último livro da série Rama – como implica o título – revela os mistérios por trás da enigmática nave Rama, através da continuação da história a partir do gancho deixado no livro anterior.
  • Martelo de Deus: Robert Singh é um astrônomo amador prestes a enfrentar o maior desafio da sua carreira: dentro de um curto espaço de tempo, um asteróide ainda não cartografado irá colidir com a Terra provocando uma catástrofe pelo menos tão devastadora como a que exterminou os dinossauros.
  • A Sentinela: conto escrito em 1948, publicado em 1961, e que serviu como ponto de partida para 2001: Uma Odisseia no Espaço. Segundo Clarke, A Sentinela não era simplesmente a história na qual 2001 foi baseado (até porque a série absorveu muitas outras influências). Alternativamente, A Sentinela também é o título de uma coletânea de contos publicada em 1982.
  • O Vento Solar: coletânea de contos publicada em 1972. Os contos falam sobre viagens espaciais, futuros distópicos, a influência de novas tecnologias sobre a humanidade, entre outros temas de ficção científica.

 

Vídeos:

  • 2001: Uma odisséia no espaço: Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.  [Blu-Ray] [DVD].
  • 2010: O Ano em que faremos contato: Um novo tempo, uma nova odisséia, uma nova chance para confrontar os enigmas surgidos na desafiante e perigosa missão Júpiter no ano de 2001. Os membros da tripulação a bordo da Leonov estão no curso para encontrar com a Discovery, ainda em órbita. O que eles não sabem é que também estão à beira de descobrir as respostas para os mais profundos mistérios da humanidade. E que sua fé descansará nos ombros de silicone do computador que eles religaram, HAL-9000. Neste impressionante e sério filme baseado na obra de Arthur C. Clarke, seqüência da novela 2001: Uma Odisséia no Espaço, o diretor Peter Hyams usa toda sua habilidade num assunto interessante e absorvente para construir um marco, cativante no seu próprio estilo assim como foi seu predecessor. O ano é 2010. Tempo para descobrir que não estamos sozinhos. Filme indicado a 5 Oscar® estrelado por Roy Scheider e John Lithgow. [Blu-Ray].
  • Lucas Balaminut

    Vantagem de morar na gringa #37: baixar SciCast as 20:00 e poder ouvir na Quinta! :D

    • Priscila Guerrero

      Então você está falando diretamente do passado? WOW!!!!

      • Lucas Balaminut

        Sim, 4 horas no passado no inverno, 2 horas no verão!

  • Nossa, o que foi aquela tentativa de canto em coro da detenção?? Foi a pior coisa que já ouvi na vida, prefiro ouvir o ronco do meu estômago :D … Ri rios…
    Vocês estão cada vez melhor, parabéns!!

    • Os meus olhos começaram a chorar sangue quando estava editando, mas não tinha como cortar, aquilo vale ouro ^^

    • Lucas Balaminut

      Hahahaha eu chorei de rir também! Mandei a musiquinha em um email de áudio… será que eles colocam no ar SciCast que vem? :D

  • Marcelo Abner

    Eu acho que gosto de ficção científica, já que gostei de ler a série trilogia original da Fundação e estou adorando ler o Mochileiro. Sempre ouvi falar que Arthur C. Clarke era bom também, mas sou um ignorante que se recusava a ler literatura brasileira porque era chato, enfadonho, tedioso, e chato, e tedioso e enfadonho, então não criei o costume de ler com o passar to tempo. O cast dá alguma dica por onde começar no Autor e eu tenho que me preocupar com muitos spoilers?

    • Oi Marcelo, o programa tem bem poucos Spoilers e a bem da verdade, qualquer livro que você escolher do Clarke vai estar começando bem ;-)

  • Jonas Godoy

    eu já sabia!

    • Lucas Balaminut

      Tu acertou em cheio no #amigosdopause

  • Lucas Balaminut

    Eu curto muito o sondtrack de Donnie Darko na detenção!

  • Romulo Martins

    Já que vocês fizeram um episodio sobre o Julio Verne e o Arthur C. Clarke, bem que vocês poderiam pegar a onda e fazer um sobre Isaac Asimov, Philip K. Dick e Willian Gibson ;)

    • Lucas Balaminut

      ASIMOV! Tem uma galera (eu! eu! eu!) pedindo toda semana – o Seldon ja previu que vai sair. :D

  • Gabriel Soares

    Queria muito ouvir o ouvir o programa, mas logo no começo tomo um spoiler na cara e do livro que mais eu quero ler dele (Perda da infância) tive que desistir de ouvir o podcast dessa vez :(

    • EstrelaStein

      Spoilers leves apenas. Nada que estrague a experiência da leitura ;)

  • Andre

    Olá, queria deixar uma sugestão. Já que sempre recomendam livros poderiam criar um link da amazon (não sei se no .br da pra fazer isso, mas deve dar) pro pessoal usar pra comprar livro na amazon e vocês receberem uma parte do valor. Eu pelo menos compro bastante livro digital por lá.
    Abraços e continuem com o ótimo trabalho.

  • O Dream Theater reinou neste podcast.

  • Thiago de Moura

    Primeiro SciCast que ouvi! Mt bom! Curti demais! Hehe. Existe algum link pra baixar os “audiodramas” que fizeram? O primeiro ficou mt foda! Eu ouviria o livro inteiro assim! Huahua. Parabéns

  • Rogerio

    Literalmente pagaria pra ouvir um episódio de Interstellar!! Mas como fã de C. Clarke estou ansioso pra ouvir este episódio tbm… =)

  • Samuel Madeira

    Alguém tem um link com os contos do Clarke? Tá mais difícil de achar do que eu esperava =/

%d blogueiros gostam disto: