Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #117: A Ciência de Fazer Cinema (RapaduraCast #450)

por em sex 08America/Sao_Paulo jan 08America/Sao_Paulo 2016 em Destaque, Scicast | 8 comentários

Scicast #117: A Ciência de Fazer Cinema (RapaduraCast #450)

Embora o início da história do cinema date de 1895 com a primeira exibição de uma sessão oficial feita pelos irmãos Lumière, a base da produção cinematográfica data de muito antes disso, remontando ao princípio da própria humanidade. Desde muito cedo os homens sempre tiveram a necessidade de registrar sua história e criar métodos que permitissem contar histórias

Entretanto, o cinema consiste na arte de reproduzir imagens sucessivamente de forma que causem a impressão de que estão em movimento, e portanto envolve também a manipulação de luz e sombra. A origem do cinema está intimamente ligada à fotografia. O estudo da reprodução de imagens em sequência, chamada cinematografia são as técnicas fotográficas aplicadas ao cinema. 

Neste crossover especial entre o SciCast e o RapaduraCast vamos falar sobre a Ciência de fazer cinema e tentar descobrir onde a técnica se transforma em arte.

Publicidade:

Contato Comercial:

O que são os especiais de férias do SciCast?

O SciCast sempre mimetizou uma sala de aula, mesmo que de forma caricata, e para continuar com a zoeira (e nós sabemos o que dizem sobre a zoeira) resolvemos propor a outros podcasts amigos essa mistura e intercâmbio de forma de apresentar o SciCast e a ciência a ainda mais pessoas e de trazer momentos de descontração e entretenimento aos nossos ouvintes. Afinal, estamos de férias.

O que é o RapaduraCast?

Criado em 2006, o RapaduraCast tem como objetivo trazer semanalmente (toda quarta) uma conversa sobre a cultura pop. Aqui você escutará podcasts principalmente sobre o universo do cinema, os principais lançamentos, as grandes polêmicas, homenagens aos grandes nomes da indústria cinematográfica e muito mais.

 

O que é o SciCast?

O SciCast nasceu da vontade de fazer um trabalho mais voltado para a divulgação científica de massa. O objetivo do podcast é misturar ciência, cultura e diversão transformando a informação em entretenimento e vice-versa.

 

Produção deste Programa:

Produção: Silmar Geremia e Jurandir Filho. Equipe: Juliana Vilela, Roberto Pena, Ronaldo Gogoni, Thiago Siqueira. Arte da Vitrine: Jânio Garcia.

Comentado no programa:

  • Pablo Neves

    Tem Jurandir nesse cast?

  • Paulo Roberto Galliac

    Ouvindo agora gente. Como fã desses dois podcast das duas coisas que amo. Cinema (Rapaduracast) e ciência (Scicast).

  • Paulo Roberto Galliac

    Tudo que preciso saber que não foi o picareta Thomas Rasteira Edison (ladrão de Patente desde Nikola Tesla).

    http://hypescience.com/5-genios-famosos-e-as-ideias-que-eles-roubaram/

  • Natália Cristina

    Adorei o episódio e todo mundo deveria ouvir pra saber quem é o Georges Méliès, que bom que falaram sobre ele, pois ele merece! Não pude deixar de linkar o episódio com um fato que ocorreu comigo: um dia antes de escuta-lo, procurando um filme na Netflix encontrei um que marcou minha infância que é o filme “Querida Encolhi as Crianças” , pra muita gente pode ser um filme bobo mas eu amo justamente por essa marca da minha infância, lembro que eu ficava maravilhada pensando em como puderam fazer aquilo, em outras palavras, como encolheram as crianças? Como? Ninguém sabia me dizer e no fim me convencia de que era tudo verdade mesmo e que elas realmente haviam encolhido, já que tudo é possível no mundinho das crianças… rsrsrs. Então, sábado vi o filme pela primeira vez depois de adulta e resolvi “estragar” minha infância, procurar o making-off e ver que as crianças não encolheram. Quando ouvi o episódio, não pude deixar de lembrar desse ocorrido do dia anterior, principalmente quando vcs falaram em gambiarra e em quanta coisa é feita para o filme dar certo e quanta gente envolvida existe. E diga-se de passagem: que making-off fantástico! Tudo tão precário em vista do que penso que acontece hj nos bastidores de um filme e no fim tudo deu certo, pois foi um dos filmes que mais me fizeram viajar e me envolver quando eu era criança!

  • Jun Ohashi

    Olá …. Quase comprei uma passagem pelo Maxmilhas , mas no reclameaqui tá cheio de gente insatisfeita … Queria saber se deu tudo certo pro Silmar ????

    • Deu tudo super certo pra mim. Como é um site grande, acho que não tem muito como escapar de ter alguns problemas as vezes. Mas pela minha experiência, creio que eles sempre conseguem soluções para eventuais problemas.

      • Jun Ohashi

        Olá Silmar.
        Voltei aqui para lhe agradecer pela dica do Maxmilhas , parece até Merchan, mas economizei R$ 168 na minha passagem… Parece q tá tudo certinho.
        Arigatou

  • Jonathan Henrique

    Nunca tinha ouvido o cast de vocês estão de parabéns muito bom, gostei demais! Aprendi bastante!

%d blogueiros gostam disto: