Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

MeiaLuaCast #175: Cheats e Trapaças

por em qui 04America/Sao_Paulo jan 04America/Sao_Paulo 2018 em Destaque, Games, MeiaLuaCast | 6 comentários

MeiaLuaCast #175: Cheats e Trapaças

Uma das características que mais chamavam atenção nos jogos antigos era o alto nível de dificuldade que faziam os jogadores repetirem infinitamente as mesmas fases e muitas vezes impedia que chegássemos ao final do game.

Para contornar isso, muitos games permitiam a entrada de códigos que alteravam as condições de jogo, dando mais vidas, mais armas e até mesmo invencibilidade aos personagens.

Houve também os assessórios que ao serem conectados, hackeavam os jogos e permitiam dar os mais diferentes poderes e habilidades, alterando bastante a experiência de jogo.

Leandro Vallina (@leandrovallina), Vanessa Reis (@vanrbbueno) e Wellington Marchesin (@soket) conversam sobre as diversas formas de cheats e como as utilizavam para diferenciar as diversas horas de jogatina.

Vitrine MeiaLuaCast sobre cheats e trapaças

Vitrine MeiaLuaCast sobre cheats e trapaças

Intro: Voz de Bruno Shinkou e Instrumentos de Paulo Henrique Gregio

Comentado no programa:

Contato comercial:

Ajude o Meia-Lua a crescer!

  • Seja nosso padrinho através do PADRIM
  • Caso prefira, pode ajudar sendo patrono através do Patreon;

Redes sociais e canais:

  • Fabricio Karim

    No Mortal Kombat do Sega Saturn, o código do debug mode é: CRAZYCYRAX. Sim, o controle do Saturn tem todos esse botões e eu só me lembro do código proque forma uma frase.
    O código da Lara Croft é lenda urbana mas esta lenda chegou na desenvolvedora e éreferenciada no final de um dos jogos. O truque que fazia ela explodir é muito parecido com o de todas as armas, ou seja, se errar o truque, ela explode.

    O gameshark e outros dispositivos do tipo trabalham com alteração da memória do aparelho. Quando voce esta jogando as imformações do jogo são manipuladas na memória RAM do console.
    Digamos que um código para 9 vidas em um jogo qualquer fosse:
    ABCD:0009
    o ABCD é a posição da memória do console onde esta salva a quantidade de vidas atual. O 0009 é a quantidade de vidas.
    Como o gameshark fica enviando este 0009 na posiçao ABCD da memória constantemente, quando você morre o jogo subtrai uma vida e em seguida o gameshark altera a quantidade de vidas para 9 outrar vez. Agora você tem vidas infinitas.
    Este é o mesmo fator que permite aqueles códigos de trocar o jogo com o videogame ligado. O primeiro cartucho grava alguma informação na memória. Como o console não foi desligado, apenas resetado, esta informação fica disponivel para o outro jogo. Na maioria das vezes esta área da memória não é usada ou é sobrecrita, porém, em alguns casos esta informação pode causar os efeitos mais diversos.

  • Nanaka

    nca fui mt fã de usar cheats, na maioria das vezes perde o desafio. Julgava mt minha irma pq a gente jogava the sims no mesmo ‘jogo’ e ela usava codigo pra ter dinheiro infinito e so construia umas mansao gigante e eu ficava qual a graça disso, tem que conseguir por merecer haha. mas entendo agora tipo ela qria fazer coisas legais e pular a parte ‘chata’ ne fazer o que.
    Unico cheat que eu usei mesmo foi resuscitar meu cão companheiro diversas vezes quando ele morria no skyrim. ninguem merece ter q reenfrentar uma luta dificil pq seu caozinho nao foi esperto e quis te defender.
    No don’t starve quando morria eu usava rollback de uns dias para me preparar melhor.. nao sei se isso é cheat pq ta la faz parte do jogo, mas da um sentimento de trapaça heheheh.
    Nos ultimos anos tb a maioria dos jogos eu acabo consultando uma wiki ou guia para saber o caminho ‘default’, pq apesar de mundo livre ser legal explorar, nao tenho tempo pra ficar andando por aí a esmo até encontrar o que tenho que fazer, tem mta coisa pra jogar :p.
    Alguns jogos ja tem um caminho melhor definido e as sidequests começam perto das mains entao vc acaba explorando por tabela, ai nao uso guia, tipo the witcher. Mas tb certamente perco algumas coisas q estão só na exploração.

    • Fernando Malta

      Nanaka, a defensora da meritocracia simoleana.
      Espalhem!

      • Nanaka

        ahahahaha

      • Nanaka

        se pensar que tem gente que nasce com cheat, enquanto eu tentava simular minha própria vida mediocre, ela estava simulando uma kardashian

  • Gui Castro

    Trapacer quando o jogo trapaceia com voce isso é valido no caso de alguns jogos antigos é a solucao pra conseguir jogar descentemente. Mas sem duvida O maior de todos os cheats é usar no emulador o “save state load state” indiscriminadamente. 😉
    Sei que em muitos casos essa opcao é pra facilitar quando voce faz uma pausa e voltar ate mesmo quando desligar o computador. Mas quem joga por emulacao que nunca usou ?
    Abraços e otimo 2018

%d blogueiros gostam disto: