Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

MeiaLuaCast #076: Games no Ensino

por em qui 18America/Sao_Paulo fev 18America/Sao_Paulo 2016 em Destaque, MeiaLuaCast | 9 comentários

MeiaLuaCast #076: Games no Ensino

Neste programa, André Bacchi e Caio Nobre recebem os educadores Angelo Costa (pedagogo e editor do Além da Tela) e Matheus Silveira (professor de História, redator do Deviante e podcaster pelo SciCast) para conversar sobre como os games podem auxiliar na educação das pessoas.

Saiba quais são os desafios que os professores enfrentam para ensinar alunos que já nasceram nesta era digital, o que é gamificação e como jogos comerciais e aqueles criados para serem educativos podem influenciar no processo de aprendizado nesta conversa sobre Games no Ensino.

games no ensino

Aprender também pode ser divertido.

Intro: Voz de Bruno Shinkou e Instrumentos de Paulo Henrique Gregio

Comentado no programa:

  • Além da Tela: site, Twitter e Facebook
  • Confira os textos do Matheus Silveira aqui no Deviante
  • Leia, também o texto de André Bacchi sobre por que gamificação funciona
  • Confira nossa cobertura da Campus Party Brasil #9 AQUI

Envie sua opinião!

Contato comercial:

Seja nosso patrono!

Redes sociais:

Live-streams:

REGRAS DO CONCURSO CULTURAL HD EXTERNO SEAGATE

1) Da Participação
Para participar da promoção, o candidato deverá:

Marcar a Seagate e o Meia-Lua nas Redes Sociais (Facebook, Twitter ou Instagram) e postar uma imagem, vídeo ou texto com tema que responda criativamente à seguinte questão “Qual experiência gamer você guardaria em 2 teras de memória?”.
Além disso, para rastrearmos seu post usar a hashtag #meialua2TB . Lembre-se de postar isso no seu perfil no modo público!

2) Do Período para Participação
A promoção terá início no dia 21 de Janeiro de 2016 e encerrerá no dia 21 de Fevereiro de 2015, às 23:59.

3) Dos Critérios para Seleção e Divulgação do Resultado

  • A escolha do vencedor seguirá a análise dos seguintes critérios: criatividade e devida marcação dos envolvidos, para localização do participante.
  • O resultado será divulgado no dia 25 de Fevereiro de 2015, anunciado no episódio do dia, e na página do Meia-Lua, bem como redes sociais.
  • A equipe do Meia-Lua enviará uma mensagem via Facebook/Twitter/Instagram ao vencedor e divulgará seu nome na página no dia do sorteio;
  • Após divulgado o resultado, o vencedor terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas para entrar em contato. Terminado este prazo, o resultado será anulado e uma nova seleção será realizada, seguindo os mesmos critérios.

4) Da Premiação

  • O ganhador receberá um DELICIOSO HD Externo Seagate de 2TB de armazenamento.

5) Disposições Gerais

  • O prêmio é individual e intransferível e, em hipótese alguma, poderá ser trocado por outro produto/prêmio ou convertido em dinheiro;
  • Todos os participantes declaram que somente fornecerão informações verdadeiras e corretas sobre si, passíveis de confirmação, e que não utilizaram de qualquer artifício visando, propositalmente, burlar qualquer um dos itens deste regulamento;
  • Serão automaticamente desclassificados os participantes que tentarem desrespeitar qualquer um dos itens deste regulamento, ou ainda, utilizarem quaisquer meios ilícitos para obter benefício próprio, respondendo civil ou criminalmente pelos seus atos;
  • Os participantes que violarem a Legislação vigente, por exemplo por fraude ou plágio, se comprometerão a reembolsar todos os danos (prejuízos e lucros cessantes) diretos e indiretos que venham a ser causados ao Meia-Lua e Seagate, e a quaisquer terceiros por meio de processos, atuações ou quaisquer outros problemas.
  • É permitida a participação de pessoas jurídicas e pessoas físicas;
  • A participação nesta promoção caracteriza a aceitação dos termos e condições revistos neste regulamento.
  • Pablo Neves

    Ah, a música usada no vídeo Go Right! (A Wild and Distant Shore) é sensacional, e parece mesmo uma metáfora da vida. Ela intercala momentos frenéticos e mais pausados e, ao final, fica mais devagar, um tanto melancólica.

    • André Bacchi

      Que legal Pablo! Valeu pela informação!! :)

  • Gustavo Marães

    e ae pessoal, tudo bem? excelente cast, mais uma vez… seria legal se vcs disponibilizassem uma lista com os jogos que vcs comentaram neste cast, alguns fiquei interessado em conhecer mais.. abracos e parabens pelo trabalho… ;-)

    • André Bacchi

      E aí Gustavo! Que bom que curtiu! Vamos tentar providenciar a lista a partir dos próximos episódios. Como este ano é a primeira vez que estamos fazendo o podcast semanalmente, estamos nos adaptando a vários aspectos ainda rs Valeu pelo toque! Abraços!

  • João Paulo

    Minha esposa é Pedagoga e iria fazer o TCC dela relacionado à esse tema, porém, quando viu que as ideias dela entrava em confronto com os Pedagogos(as) mais experientes, resolver mudar o assunto e fez o TCC relacionado às Estratégias de Ensino e incluiu essa parte de games no meio.
    Ela defende também conforme foi citado no programa que a melhor forma de incluir o ensino em um jogo é prezar pela diversão e não pelo compromisso em aprender.

    Enfim, grande podcast, conheci só agora. Bom casting e o assunto foi debatido de forma a mostrar mais de um ponto de vista, o que me agrada.

    Abraço e continuem com o bom trabalho.

    • André Bacchi

      Oi João Paulo, tudo bem? É complicado mesmo quando a gente está em ambiente acadêmico. As coisas costumam ser bem engessadas. Tem um cast mais antigo nosso, se vc olhar lá no feed, sobre Filosofia e histórias em Quadrinhos, e o conflito é bem parecido, infelizmente. Ficamos felizes que tenha gostado do podcast. Um grande abraço!

      • João Paulo

        Pode deixar que darei uma conferida. :)

  • Denis Bandeira

    Primeira vez que ouço o cast, bem bacana! Concordo plenamente com a inserção não apenas dos games em sala de aula, como também com aulas básicas de lógica e lógica de programação, pois são essenciais ao aprendizado e à propria vida social e profissional no mundo atual. Agora… Uma salva de palmas para o ouvinte que comentou sobre os jogos de MSX… Magical Tree, Antartic Adventure e Knightmare… Jogos fantásticos e que tomaram muitas horas da minha infância… Será que teremos um Cast sobre os johos de MSX? :) Bom galera, parabéns pelo otimo trabalho!!! Abraços!!!

    • André Bacchi

      Olá Denis! Valeu pelo comentário. Seja muito bem vindo! Pois é, a Nat mandou mto bem no comentário sobre o MSX. Obrigado pela sugestão de pauta! Enquanto isso esperamos que divirta-se com os casts anteriores. Grande abraço!

%d blogueiros gostam disto: