Não é novidade alguma que vários detentores de direitos autorais não gostam nem um pouco da existência dos torrents. Os estúdios de cinema talvez estejam entre os que mais detestam e, para ser franco, eles têm motivos para isso. Afinal, não deve ser nem um pouco gratificante fazer um investimento tão caro, com o objetivo de ter um retorno financeiro, só para depois ver o seu investimento sendo distribuído gratuitamente – em muitos casos, ver outros ganhando dinheiro através da sua obra.


Por essa razão muitas empresas atuam em conjunto com o Google para dificultar o acesso às páginas que possuam algum conteúdo protegido. As empresas emitem periodicamente listas de sites que, de alguma forma, infringem seus direitos autorais. Estes sites serão submetidos às leis de direitos autorais para, por fim, serem removidos dos resultados de buscas do Google – entre outros sites de busca que ninguém usa e por isso não vale a pena citar.

O problema é que essas empresas possuem uma infinidade de materiais protegidos, e cada material protegido possui uma infinidade de sites que distribuem esse material de forma ilegal. Só há duas formas de se lidar com uma massa tão grande de dados: um exército de estagiários; ou o uso de “bots”. E em ambas opções o resultado será o mesmo, erros grosseiros e, alguns casos, até cômicos. Um exemplo bem recente que expressa bem essa situação foi o caso da Warner que apontou o próprio site como sendo um infrator de seus direitos autorais. Agora foi a vez do Ubuntu pagar o pato – ou melhor, o pinguim .

Em uma das listas recentes emitidas pela Paramount foi incluído um link para o download por torrent do Ubuntu 12.04.02 LTS. Segundo a notificação, a página infringe os direitos autorais do filme “Transformers: Age of Extinction”(quem precisa de lógica).

Lista dos sites que, supostamente, infringem direitos autorais

Lista dos sites que, supostamente, infringem direitos autorais

A página em questão não parece haver nada que, nem ao menos remotamente, possa infringir os direitos autorais de Transformers – Transformers nem merecia possuir direitos autorais para começo de conversa, mas não vamos entra nessa seara.

Deixando de lado a ironia de um software livre ser acusado de infração a direitos autorais, o ocorrido não será um grande problema à comunidade Linux. Em uma rápida pesquisa você pode encontrar várias outras páginas que também disponibilizam esse mesmo download. Mesmo assim, o caso nos mostra mais uma vez como essas notificações DMCA automatizadas podem causar problemas. Quantas páginas que não infringiam direitos autorais já devem ter sido prejudicadas?

PS: Pra ser sincero espero apenas que o Deviante seja removido apenas por conter a palavra Transformers.

Fonte

Torrent Freak