A Fundação X Price e a IBM anunciaram uma nova competição mundial X Price com foco em Inteligência Artificial (IA). Times de todo o mundo podem participar na “IBM Watson A. I. X Prize: A Cognitive Computing Competition”, como tem sido chamada, na esperança de levar para casa parte da bolsa de 5 milhões de dólares a ser entregue na conferencia TED de 2020. As inscrições serão abertas no fim de maio.

Nos estágios mais iniciais de desenvolvimento de IA as opiniões são muito diferentes sobre qual seria a sua capacidade, e qual seria sua utilidade. Principalmente as opiniões dos líderes de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. Mark Zuckerberg, acredita que este seria a melhor forma de transformar a própria casa em uma casa inteligente. Elon Musk, CEO da Tesla and SpaceX, teme este tipo de coisa. Eric Schmidt, presidente da Alphabet, acredita que poderia ser a solução para os “problemas mais complicados” do mundo.

Para algumas pessoas, uma IA pode chegar a respostas para tudo, nos auxiliar e tornar nossas vidas mais simples, já outras pessoas temem um futuro assim.

Para algumas pessoas, uma IA pode chegar a respostas para tudo, nos auxiliar e tornar nossas vidas mais simples, já outras pessoas temem um futuro assim.

A competição da X Prize quer focar nessa última possibilidade. “Para nós, é a possibilidade de se chegar a cura do câncer, que poderemos enfrentar as mudanças climáticas. As possibilidades são incríveis, excitantes e ilimitadas”, diz Stephanie Wander, desenvolvedora associada da X Prize e idealizadora dessa competição. “Este tipo de coisa se perde um pouco se você se lembrar de Exterminador do Futuro”, completa.

Calma gente, ainda estamos muito longe da Skynet, ou não...

Calma gente, ainda estamos muito longe da Skynet, ou não…

A Fundação X Prize tem realizado competições como essa a mais de 20 anos. A primeira competição, a Ansari X Prize, desafiou os times a desenvolver uma nave capaz de levar passageiro para o espaço sub-orbital. O concurso deu início a indústria espacial privada, o projeto ganhador se tornou a base da operação de voo espacial comercial do Richard Branson, a Virgin Galactic. Outras competições focaram em aterrissar Land Rovers na Lua, ou explorar as profundezas dos oceanos da terra.

Dessa vez não existe um objetivo claro, cada um define onde quer ir.

Dessa vez não existe um objetivo claro, cada equipe vai ter que propor a onde quer chegar.

Normalmente, a Fundação X Prize define objetivos e requerimentos para serem alcançados. Porém, dessa vez, serão os próprios times que irão decidir seus objetivos e desafios.

“Temos internamente uma definição de trabalho (da IA) que estamos usando, mas isso é algo que precisa ser claramente definido para os times”, diz Wander. A X Prize não vai anunciar a sua definição do termo até maio. Com isso em mente, os times vão essencialmente “criar um problema” e demonstrar as suas soluções, de acordo com o anúncio. A competição vai ter fim na conferencia TED de 2020, onde o time vencedor vai ser escolhido por uma combinação de juízes e da plateia.

Fonte:The Verge