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Por que o tráfego “anda e para” em rodovias?

por em ter 09America/Sao_Paulo jan 09America/Sao_Paulo 2018 | 2 comentários

Por que o tráfego “anda e para” em rodovias?

Quem tem um parente que não costuma ser bem humorado no trânsito já deve ter ouvido “por que raios o tráfego chega a parar na rodovia sem motivos já que não tem nem semáforos?” e, possivelmente, a reclamação é seguida por buzinadas. Com certeza, não é intuitivo este fato. Em uma rodovia com várias faixas e sem semáforos, não deveria haver motivo para o tráfego parar completamente, porém, é fato que isto de vez em quando acontece.

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4 experiências científicas do YouTube para fazer em casa

por em qua 13America/Sao_Paulo dez 13America/Sao_Paulo 2017 | Nenhum comentário

4 experiências científicas do YouTube para fazer em casa

O YouTube está repleto de experiências científicas simples – e seguras – o suficiente para que nós possamos presenciar o poder da física e da química em casa. E até dar aquela impressionada nos amigos, porque não?

Dá para fazer a água sumir, o vidro ficar  invisível e até fazer gelo instantaneamente. Claro que nada disso é mágica, é pura ciência!

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MeiaLuaCast #168: 1983 O Ano dos Videogames no Brasil

por em qui 23America/Sao_Paulo nov 23America/Sao_Paulo 2017 | 3 comentários

MeiaLuaCast #168: 1983 O Ano dos Videogames no Brasil

O ano de 1983 é marcante para os videogames, afinal é o ano marcado pela derrocada dos consoles caseiros no mercado dos Estados Unidos da América.

No Brasil, os cenários políticos e econômicos não eram favoráveis para o desenvolvimento tecnológico, mas havia espaço e vontade em desenvolver essa indústria.

Nos livros 1983: O Ano dos Videogames no Brasil e 1984: A Febre dos Videogames Continua, escritos por Marcus Vinícius Garrett Chiado, são descritos os cenários e movimentos feitos pelos diversos envolvidos no fenômeno comercial que foram os videogames no Brasil.

Renato Sevegnani (@setsunaryu) e Vanessa Reis (@vanrbbueno) entrevistam Arthur Palma (@zeroquatromidia), produtor do documentário 1983: O ano dos Videogames no Brasil, sobre o processo de adaptação, produção e apresentação dessas informações, entrevistas e registros áudio-visuais deste momento importantíssimo para o desenvolvimento da indústria dos vídeo jogos no Brasil.

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6 previsões feitas por Isaac Asimov, o rei da ficção científica

por em seg 23America/Sao_Paulo out 23America/Sao_Paulo 2017 | Nenhum comentário

6 previsões feitas por Isaac Asimov, o rei da ficção científica

Isaac Asimov foi um escritor de ficção científica renomado, que escreveu dezenas de títulos com o tema, como por exemplo “Eu, Robô” e “O homem bicentenário”. Foi ele que criou as famosas leis da robótica.

Ele também era bioquímico e professor universitário, usava todo o seu conhecimento científico para escrever os livros. Talvez esse tenha sido um dos maiores segredos por trás do seu sucesso.

No ano de 1964, ele fez uma série de previsões – mais de 20! – de como seria o futuro, nos anos 2000. Dentre elas, algumas assustadoramente certas, como smartphones ou veículos autônomos.

Saiba mais sobre essas previsões bizarras no vídeo do canal Listas Extraordinárias.

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