“Nossa, mas você já chegou nos 30 e ainda não teve filho?” diria a tia Cocota..MAS CALMA LÁ pois um estudo descobriu que as mulheres têm melhor poder intelectual após a menopausa, se tiveram seu último bebê após os 35 anos, usaram anticoncepcionais hormonais por mais de 10 anos ou iniciaram seu ciclo menstrual antes de completar 13 anos.

Mulheres pós-menopausa que tiveram sua última gravidez após 35 anos apresentaram melhor memória verbal. Aquelas que tiveram sua primeira gravidez quando tinham 24 ou mais anos tiveram uma função cognitiva melhor, que inclui controle de atenção, memória, raciocínio e resolução de problemas.

Os principais hormônios em jogo são estrogênio e progesterona. Em estudos com animais, o estrogênio tem um impacto benéfico na química, função e estrutura do cérebro e a progesterona está ligada ao crescimento e ao desenvolvimento do tecido cerebral.

O estudo, publicado no Journal of the American Geriatrics Society, incluiu 830 mulheres que, em média, tinham 60 anos de idade. Os participantes receberam uma série de testes que incluíram avaliações de memória verbal (lembrando uma lista de palavras ou recontando uma história após alguma distração), velocidade psicomotora, atenção, concentração, planejamento, percepção visual e memória.

Gravidez, a pílula e mais hormônios

O estudo descobriu que outros eventos reprodutivos também eram importantes para a cognição no período pós-menopausa. Maior tempo entre a primeira e o última menstruação – vida reprodutiva mais longa – provou ser valioso para a função cognitiva.

“Começar o seu período reprodutivo mais cedo significa que você tem níveis mais altos de hormônios sexuais femininos produzidos pelos ovários”, disse Karim, principal autora do estudo. Mulheres recebendo estes níveis ideais no início, terão os cérebros mais expostos aos hormônios e maior desenvolvimento em comparação com aquelas que estão expostos aos níveis de estrogênio associados aos ciclos menstruais em uma idade mais avançada.

Além disso, o uso da pílula ou outros contraceptivos hormonais por pelo menos 10 anos foi benéfico para a memória verbal e capacidade de pensamento crítico, pois os anticoncepcionais orais mantêm e sustentam um nível estável de hormônios sexuais na corrente sanguínea.

Um ponto de questionamento da pesquisa é que as muitas mudanças corporais e estressores psicossociais durante a gravidez também podem afetar as funções cognitivas e emocionais das mulheres.

Como tudo relacionado ao cérebro, muitos outros fatores influenciam este desenvolvimento cognitivo feminino e devem ser cada vez mais estudados.

Referência:

Neuroscience