Quantas vezes você já ouviu falar que o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, é um marco histórico na música? Na minha experiência, foram algumas dezenas. E aproveitando o aniversário de 50 anos do lançamento do disco, no dia 1º de junho, vamos tentar entender as razões disso. No 17º vídeo do canal O Que É Música?, vamos descobrir qual é a importância do Sgt. Pepper’s!

Nenhum marco histórico pode ser adequadamente explicado sem uma boa dose de contexto. Por isso, iniciaremos nossa exploração traçando os panoramas em que o Sgt. Pepper’s veio ao mundo. Sim, “os panoramas”, no plural. Para contar essa história propriamente, tão importante quanto falar dos Beatles, é falar sobre a indústria fonográfica em si.

 

No 16º vídeo do canal, cobrimos o início da história da fonografia, desde o seu surgimento, no século XIX, até meados dos anos 50. E entendemos que, pouco a pouco, as prioridades dos responsáveis pelas gravações musicais foram se alterando. Se, a princípio, o Santo Graal da fonografia era a alta fidelidade sonora, aos poucos passava-se a dar mais atenção à utilização dos recursos tecnológicos para a criação de sonoridades que fugissem à realidade.

 

E nesse vídeo, entenderemos que essa gradual mudança de paradigmas se encontrava em um de seus pontos mais cruciais em meados dos anos 1960. Fato fundamental para compreendermos a importância do Sgt. Pepper’s. Afinal, as novidades apresentadas pelos Beatles nesse álbum foram um passo gigante nessa direção.

 

Por outro lado, precisamos também nos dedicar a entender o estado em que os próprios Beatles se encontravam no ano de 1966, quando começaram a criar o disco.  Dentro desse contexto de mudanças de paradigmas na indústria fonográfica, a própria banda também estava demonstrando insatisfação com os rumos que estava trilhando. Dessa insatisfação, emergiu um desejo por ruptura com o que vinham fazendo. E desse desejo, finalmente, o esforço criativo para criar um álbum histórico.

 

Finalmente, surge o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band: um álbum que sintetiza muitas das novidades musicais –e artísticas- de sua época, além de apontar diversos caminhos que a indústria cultural adotaria como padrão daquele ponto em diante.

 

Para conhecer essa história em mais detalhes, é só clicar no vídeo!

 

Aguce os ouvidos e seja bem vindo a mais um vídeo do canal O Que É Música?!