No 13º vídeo do O Que É Música?, falamos sobre os primórdios do Jazz, na New Orleans do Século XIX. E ficou prometido que voltaríamos em breve com a sequência dessa história. Dito e feito! Mas dessa vez, vamos fechar o foco sobre um único personagem, que conseguiu sintetizar o espírito do jazz, e pavimentar o caminho para o seu desenvolvimento. No vídeo #15 do O Que É Música?, vamos descobrir qual é a importância de Louis Armstrong!

Eu apostaria que as primeiras memórias que esse nome te traz são a voz rasgada, o sorriso inconfundível, e a melodia de What A Wonderful World. Nada mais justo, mas saiba que esse pacote é só uma pequena parte do que torna Louis Armstrong um gigante da música do Século XX. A relevância dele começa não pela voz e pelas canções memoráveis, mas pelo seu desempenho como instrumentista, e para entender isso, precisamos acompanhar a sua vida desde o início!

 

Voltamos, então, à cidade de New Orleans, para conhecer um pouco da infância de Louis Armstrong, e especialmente o desenvolvimento da sua admiração pelo trompetista King Oliver. Este, por sua vez, um dos principais nomes das primeiras gerações do jazz, e que se tornaria também um dos principais responsáveis por revelar o Louis Armstrong para o resto do mundo.

 

De New Orleans, seguimos para a cidade de Chicago dos anos 1920, um ambiente em que o jazz começa a se emancipar das suas raízes. Lá, acompanhamos o crescimento de popularidade que o jovem trompetista começa a acumular longe da sua cidade natal. E tomando ciência das primeiras gravações e dos primeiros grupos liderados por Louis Armstrong, finalmente, começamos a entender o que o torna assim tão importante.

 

No prosseguimento da sua vida acompanhamos as marcas profundas que ele começa a deixar no cenário cultural norte-americano, e, por fim,  a sua consagração como um gigantesco e inquestionável astro da música.

 

Louis Armstrong é uma daquelas figuras sem as quais a música –e toda a cultura- do Século XX teria sido radicalmente diferente. E para conhecer essa história em detalhes, é só clicar no vídeo!

 

Aguce os ouvidos e seja bem vindo a mais um vídeo do canal O Que É Música?!