Na semana do dia do trabalho, surge um momento propício para falar um pouco sobre uma profissão que não se restringe só à previsão do tempo: o trabalho do meteorologista. Só para ficar claro: o dia do meteorologista era comemorado dia 3 de março no Brasil, mas passou para dia 14 de outubro desde 2004, pois foi a data da regulamentação da profissão no país, ocorrida em 1980. E dia 23 de março é o Dia Meteorológico Mundial.

A profissão é regulamentada pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) através da Lei 6835 de 14 de outubro de 1980. A formação do profissional existe em nível técnico e graduação, mas também existem cursos de pós-graduação. Apesar do contato com a meteorologia nos ensinos fundamental e médio acontecer principalmente na disciplina de Geografia, o estudante que pretende seguir essa carreira vai encontrar muita Física, Matemática e Computação pelo caminho.

Dentre as diversas áreas que um meteorologista pode atuar, provavelmente a mais conhecida é a de previsão do tempo. O profissional elabora textos, relatórios e materiais que serão veiculados na TV, internet ou rádio. Na televisão, geralmente um jornalista que apresenta a previsão elaborada por um meteorologista, mas existem empresas que fornecem previsões de tempo apresentadas pelos próprios meteorologistas – é o que geralmente acontece nas rádios.

O produto final de uma previsão de tempo costuma ser formado a partir do resultado de modelos numéricos, que são executados em grandes computadores para emular o comportamento da atmosfera segundo as leis físicas de movimento, termodinâmica e outras. Além disso, precisa de imagens de satélite, indicando a movimentação de massas de ar e formação de nuvens em grandes áreas do planeta, ou também de imagens de radar, mostrando onde está chovendo e indicando quanto e para onde vai a chuva. Além de conhecer as condições de tempo passadas e atuais, o meteorologista conta com seu conhecimento e experiência para elaborar uma boa previsão de tempo.

E como gerar e atualizar todo esse conhecimento? Através da pesquisa, geralmente realizada em institutos de pesquisas e universidades. Alguns dos professores e pesquisadores desses lugares possuem graduação em áreas correlatas, como Física e Engenharia, com especialização em ciências atmosféricas. A carreira costuma começar com uma iniciação científica, seguindo para um mestrado, doutorado e até mesmo pós-doutorado. Participações em congressos, palestras e publicações em revistas científicas também fazem parte desse universo.

Estação Meteorológica do Parque Cientec/USP (foto do autor)

Para gerar os dados meteorológicos, fundamentais para desenvolver bons trabalhos de pesquisa e boas previsões, também é importante a atuação do meteorologista. A criação, manutenção e aperfeiçoamento de instrumentos meteorológicos vai de termômetros a barômetros, anemômetros e outros, que podem ser convencionais (mecânicos) ou automáticos (eletrônicos/digitais). Os dados devem ser coletados, armazenados e disponibilizados, sempre seguindo métodos e padrões para manter a uniformidade dos dados.

A agricultura é outra área em que a Meteorologia atua com grande impacto. A ocorrência de chuvas e sua intensidade são fundamentais para o crescimento das plantas, mas podem atrapalhar bastante quando é a hora da colheita. Nesses casos, uma previsão de clima é um produto gerado por meteorologistas – veja a diferença entre tempo e clima clicando no link.

No Brasil, a energia é fortemente baseada na hidroeletricidade, graças aos diversos rios e aos reservatórios construídos. Por sua vez, seus volumes dependem diretamente da quantidade e localização das chuvas – que também influenciam os mananciais, direcionados ao abastecimento público de água para consumo residencial, industrial e agropecuário. As energias solar e eólica também possuem, respectivamente, a radiação solar e ventos monitorados pelos meteorologistas.

A defesa civil deve ficar sempre atenta às condições meteorológicas, que podem resultar em deslizamentos, enchentes, ventos fortes, descargas atmosféricas, secas e outros perigos ao ser humano. Até mesmo na área de seguros e do direito, é comum a emissão de laudos atestando fenômenos meteorológicos que causaram perdas materiais ou mesmo de relatórios de impactos ambientais.

Esses são somente alguns exemplos de trabalhos que o meteorologista pode realizar. Indústria e comércio necessitam (alguns mais e outros menos) de saber o futuro das condições atmosféricas para planejar suas atividades e tentar prever seus volumes de vendas. Monitoramento de tempo severo é importante desde a construção civil até a aviação, relação essa que pode ser vista com mais detalhes nos posts com slides das palestras sobre Meteorologia e Aviação e Meteorologia nos acidentes aéreos, disponíveis nos links.