Uma Terra plana que sobe a 9,8m/s², uma Terra chata que está apoiada em uma coluna infinita de tartarugas e uma Terra esférica (Ou quase isso): A ideia de Universo não é igual para todos, ela muda de pessoa para pessoa, civilização para civilização e época para época. Ideias que podemos achar ridículas agora podem ser ou ter sidos algo que pessoas realmente acreditaram ou acreditam, mas o que tanto sabemos que pode fazer um a ideia de outra pessoa ser tão menosprezada? O que realmente sabemos para dizermos que algo é de um jeito e não de outro? Tudo que sabemos não veio em um piscar de olhos, tudo é fruto de um longo processo de descobertas e suposições e isso nos remete a Aristóteles na Grécia antiga.

Aristóteles deu o primeiro passo em direção às estrelas, não apenas para admira-las, mas para entende-las. Ele apresenta o argumento de que a Terra é uma esfera pois ele notou que os eclipses lunares eram causados pela Terra, então a sombra que aparecia na Lua era a sombra da Terra e esse tipo de sombra só poderia ser projetado na Lua se a Terra fosse esférica.

Na história da humanidade, sempre tivemos uma ideia egoísta que nos fazia querer ser especiais, como se fossemos o centro de tudo. Essa ideia é tão forte que dura por mais de mil anos, até que em 1600 Galileu confronta essa ideia de uma Terra no centro do universo abertamente. Utilizando um telescópio, ele notou que havia satélites orbitando Júpiter, como se fossem “Luas” e isso significava que nem tudo tinha que girar em torno da Terra, como todos anteriormente haviam suposto. Isso acaba com a ideia da Terra como centro do universo e inicia-se com força a ideia de que a Terra e os outros planetas do nosso sistema solar orbitam o Sol.

Mesmo com Aristóteles tendo deduzido que a Terra é esférica observando o eclipse lunar há mais de dois mil anos, existem outras maneiras de se deduzir que a Terra é esférica. Basta pegar um telescópio e observar outros astros do nosso sistema solar, como luas, planetas e meteoros, todos eles vão apresentar uma forma esférica, então, por que com a Terra seria diferente?

 

Nerdologia: Afinal, que formato a Terra tem?

Scicast: Pensamento cientifico.

Links da imagem e do Gif:

Eclipse Lunar

Sistema Solar


Giovanni Schanoski Universitário, nerd e só um tanto retardado, futuro desempregado, digo, professor e pesquisador. Tudo que é relacionado ao universo à minha volta me fascina, por mais que eu seja estudante de física, sou apaixonado por qualquer forma de conhecimento e em como tudo parece se encaixar.