Sejam bem-vindos ao Miscelânea, seu drops de cultura nerd no Portal Deviante.

Pois é pessoal, esta semana, dia 24 de novembro, relembramos a morte de Farrokh Bulsara, um rapaz africano, nascido no Zanzibar e criado na Índia. Se não conseguem ligar nome à pessoa, talvez o nome artístico ajude a reconhecê-lo. Estamos falando de ninguém menos que Freddie Mercury, vocalista do Queen e uma das vozes mais marcantes da música mundial.

Mas a origem exótica de seu vocalista é apenas a ponta do iceberg das várias curiosidades e lendas que cercam essa que foi uma das maiores (na minha opinião A MAIOR) banda de Rock de todos os tempos. E hoje no Miscelânea, vamos contar algumas delas pra vocês, amados leitores.


Uma das histórias mais famosas da banda, era que seus membros sempre viajavam em aviões separados, ou no máximo, dois a dois por avião (Freddie e Deacon em um, Brian e Roger no outro), para que, caso houvesse um acidente, a banda pudesse continuar.

Inclusive, sua primeira guitarra foi projetada e construída por ele e por seu pai, com algumas peças de moto, um tronco de madeira trabalhado, pedaços de uma mesa e uma agulha de tricô. No lugar de uma palheta, uma moeda antiga. Dizem também que, como bom físico, constrói as suas guitarras projetando-as para terem uma acústica perfeita.


O baterista Roger Taylor adora velocidade, mas sua sorte com carros não é das melhores. O primeiro Range Rover que comprou acabou tendo que ser içado de dentro de um fosso. Depois, teve uma Ferrari que pegou fogo quando ele dirigia para o sul da França. Depois um Aston Martin que também pegou fogo!


Algo que pouca gente sabe, é que Freddie Mercury gravou três músicas num estúdio caseiro junto com Michael Jackson, para um projeto futuro de duetos entre os dois. No entanto, as sessões nunca foram concluídas, e isso porque (dizem) a lhama de estimação de Michael Jackson irritou tanto Freddie que ele desistiu de gravar.


Para o clipe da canção Bicycle Race, a banda contratou cinquenta mulheres para disputar uma corrida de bicicleta nuas. O fato causou um certo choque na opinião pública (não sei por que!). Reza a lenda que os produtores alugaram as bicicletas da maior loja de bicicletas do Reino Unido, mas quando foram devolvê-las tiveram que pagar por todos os selins, já que todos haviam sido usados sem nenhum cuidado higiênico – ou seja, por mulheres sem calcinha.


E pra finalizar nossa curiosa lista de curiosidades, a lenda mais bizarra envolvendo o Queen. Dizem que a festa de lançamento do disco “Jazz”, que aconteceu em New Orleans foi um dos eventos mais insanos do mundo do rock. Teve mais de 400 convidados, incluindo a imprensa da Inglaterra, América do Sul, Japão e EUA, além dos funcionários da gravadora.

Começou à meia-noite, e entre as suas atrações havia: lutadoras nuas na lama (humm…), anões nus (WHAT!!!) com bandejas na cabeça servindo cocaína, engolidores de fogo, dançarinos Zulu, dançarinos vudu, strippers, drag queens e artistas circenses andando de monociclo pelo local…

Parei no "anões nus"

Parei no “anões nus”


É isso pessoal, uma semana bem musical aqui no Miscelânea, com uma merecida homenagem (à minha banda preferida) aos músicos de uma das maiores bandas de todos os tempos.

E vocês? Gostaram? Odiaram? Preferem Calypso? Gostariam que falássemos de outras bandas aqui no Miscelânea? Deixem seu pedidos, sugestões, xingamentos e declarações de amor nos comentários!!

Abraços, até semana que vem, e vamos fechar nossa coluna com a canção capaz de enfodecer qualquer trailer: Bohemian Rhapsody