Naye, naye captain, não falaremos de piratas hoje! Depois da minha estreia no Spin de Notícias número 166, que você pode conferir aqui, recebi várias dúvidas de ouvintes e leitores querendo saber mais sobre como começar a se aventurar pelo mundo do Tesouro Direto (TD). Então, aqui lhes apresento o Mapa do Tesouro, um passo a passo com tudo que você precisa saber para começar seus investimentos com o pé direito!

Primeiro de tudo: O que é o Tesouro Direto?

Os governos de todos os países emitem papéis de dívidas, para financiar seus projetos e gastos, e os oferecem ao mercado financeiro. O TD foi a forma desenvolvida pelo Tesouro Nacional para que qualquer pessoa física possa investir nessa modalidade. Dentre as vantagens estão: a alta liquidez, com recompra diária de todos os investimentos a preço de mercado, a garantia do governo federal, e os baixos custos de acesso – atualmente o menor investimento necessário está em torno de R$32,00.

E para conseguir investir seu rico dinheirinho, além de CPF, o investidor precisa ter conta em um dos agentes de custódia reconhecidos pelo Tesouro – que nada mais são do que bancos e corretoras que servem de intermediários para a compra e venda de títulos. Normalmente os grandes bancos (esses que têm várias agências por aí) cobram taxas de administração e custódia mais altas de seus clientes em comparação às corretoras, muitas das quais já zeraram todos os seus custos de acesso ao TD. Para ver a lista completa de custodiantes autorizados e suas respectivas taxas de administração, veja a lista disponível diretamente no site do Tesouro Direto.

Se está achando que fica difícil, ache de novo…

E para quem acha que abrir conta em corretora é burocrático, hoje em dia todas as grandes instituições (que não sejam bancos) fazem abertura de conta online em menos de 15 minutos. Tudo que você precisa é tirar uma foto do documento de identidade e comprovante de residência, enviar no sistema e aguardar o e-mail de confirmação. Após a abertura da conta, cada corretora/banco tem seu próprio sistema, mas pela legislação brasileira todos os investidores precisam fazer um teste de perfil de investidor, que analisa suas preferências em relação a risco e rendimentos e indica quais os tipos de investimento mais indicado a você.

As instituições financeiras autorizadas também podem ser “agentes integrados”, o que significa que oferecem a comodidade para o investidor de comprar, vender e agendar transações de seus títulos diretamente no site ou aplicativo da corretora, sem ter que fazer login no site do Tesouro Direto. A mesma lista que indica as instituições autorizadas apresenta uma coluna indicando quais oferecem essa praticidade. Independentemente de ser cliente de um agente integrado ou não, o investidor deve disponibilizar saldo na sua conta da corretora antes de realizar qualquer transação pelo Tesouro Direto.

Tá bom, mas e eu vou comprar o quê?

E agora vem o que talvez seja a parte mais importante desse mapa: escolher o título certo para você! Há três opções disponíveis: Tesouro Selic, Tesouro Pré-fixado e Tesouro IPCA.

  • Tesouro SELIC: O dinheiro rende diariamente de acordo com a taxa básica de juros – a SELIC (aquele número que aparece nos jornais). O papel é pós-fixado, o que significa que, se os juros sobem, o dinheiro rende mais e vice versa. Mas como o rendimento é diário, o Tesouro SELIC nunca perde valor porque o que sobe ou desce é a taxa de rendimento que fica maior ou menor, mas não o seu dinheiro. Por isso esta é uma opção muito interessante para quem pretende sacar o dinheiro em um curto prazo ou não sabe exatamente quando vai precisar do dinheiro.
  • Tesouro Pré: Ter um investimento pré-fixado significa que você sabe exatamente quanto vai receber no momento do resgate, o que faz este papel diferente do SELIC que é variável conforme o andamento da economia. No momento da compra, o site/aplicativo indica a taxa de juros a ser paga no vencimento no momento da compra e dali não muda mais. Não é indicada para quem vai precisar sacar antes do prazo de vencimento, já que está sujeito à variações de mercado. Para quem acredita que os juros vão diminuir ao longo do tempo, vale a pena investir no Tesouro Pré e aguardar a valorização.
  • Tesouro IPCA+: Esse investimento tem uma pitadinha de pós e outra de pré-fixado – tem rendimento igual à inflação oficial medida pelo IPCA (pós-fixada) mais uma taxa de juros fixa determinada na hora da compra (pré-fixada). Esse é um investimento interessante para quem está poupando para aposentadoria ou longo prazo (mais de 5 anos) porque protege contra as perdas causadas pela inflação e ainda garante um juro real. Não é indicado para quem tem prazos curtos, pois vender esse investimento antes da hora pode causar uma perda, já que o investimento está sempre avaliado a preços de mercado atualizados. O Tesouro IPCA costumar ter as opções com prazos mais longos, e alguns chegam a vencer em mais de 20 anos!

EXTRA!

Na página do Tesouro Direto, você verá que vários dos investimentos que falei acima oferecem a opção com “juros semestrais”. Mas o que isso significa? Quer dizer que, caso você escolha um papel com juros semestrais, o Tesouro depositará na sua conta um adiantamento do rendimento, mas manterá o valor original aplicado até a data de vencimento. Caso você não escolha os juros semestrais, conforme o dinheiro vai rendendo, vai sendo reaplicado no mesmo investimento, fazendo o montante crescer mais rápido (vale uma visita ao meu post sobre juros compostos!!!)

Para quem ainda não está acostumado com esse monte de informações, tudo pode parecer muito confuso à primeira vista, mas o Tesouro Direto vem ao seu socorro e oferece algumas ferramentas para facilitar sua vida na escolher seu investimento:

O teste de perfil do investidor considera o prazo de aplicação e o objetivo para indicar o melhor papel para o seu caso.

A galeria de vídeos explica cada um dos investimentos disponíveis, além de tutoriais e respostas básicas sobre como funciona o TD.

Para quem tiver mais tempo e disposição, estão disponíveis alguns cursos que aprofundam um pouco mais o tema.

Como falei já no Spin, além de poder acessar o site do Tesouro para obter mais informações, o aplicativo está de cara nova e com uma experiência do usuário muito mais interessante, incluindo a avatar Tetê que te guia na escolha do melhor investimento para você! E claro, você sempre pode (e deve!) deixar sua dúvida, sugestão ou comentário aqui embaixo para ficarmos todos ricos juntos!