Se um repórter do The Guardian é confiável, a gigante Google tem outro projeto de “internet na nuvem”. Chamado de Skybender, seu objetivo seria lançar drones que emitiriam um sinal de alta frequência e assim poderia ser usado para alcançar a próxima geração de internet, ou o 5G.

Aparentemente, o Google já possui drones voando no espaço aéreo do Spacepot America no Novo México, onde o projeto aluga um hangar com a Virgen Galatic. Atualmente, o hardware do drone parece ser uma aeronave comercial que poderia ser “pilotada”, chamada “Centaur”, junto com os drones movidos a energia solar do projeto Titan da Google. As duas aeronaves são planadores com assas e propulsão frontal.

Milhares de drones iriam entregar um sinal 5G por todo o mundo.

Milhares de drones iriam entregar um sinal 5G por todo o mundo.

O repórter disse que a Google está usando os drones para experimentos com transmissores de rádio de alta frequência e que o projeto, em última análise, prevê milhares de aeronaves “auto-pilotáveis” de grande altitude entregando acesso à internet ao redor do mundo. A Comição Federal de Comunicações Americana, FCC, disse que uma rede 5G poderia atingir velocidades entre 1Gbps e 10Gbps. Atualmente, engenheiros estão trabalhando nos problemas de propagação de sinais de alta frequência por longas distâncias. Eventualmente os transmissores de alta frequência poderão ser integrados aos smartphones, mas atualmente a Google está usando uma série de antenas fixadas perto de Spacepor America.

A empresa já possui o projeto Loon, uma “torre de celular nos céus” que usa balões de grandes altitudes para entregar uma faixa de sinal 4G LTE para os usuários.

O futuro está nas nuvens, novamente.

Fonte: Arstechnica