Jogar videogame e ainda fazer exercícios? É o que o clássico Folklore, de PS3 fazia, tentando utilizar o sistema de movimento do controle (muitos tentaram, poucos conseguiram realmente fazer algo de útil com ele). Era praticamente uma musculação exorcizar os bichinhos do jogo, quando se estava em Netherworld.

Folklore, ainda apaixonante!

Histórias fantásticas e sombrias, dois personagens cativantes e uma cidade recheada de mistérios. Esse é o início da grande aventura de Folklore, um jogo que já tem 10 anos, mas que ainda pode garantir diversão e muitas horas de exploração nessa aventura exclusiva para Playstation (e o Yudi vai ao delírio nesse momento).

Nessa jornada, você vai acompanhar Ellen e Keats, ambos chamados por motivos intrigantes para a cidadezinha celta de Doolin, onde supostamente há uma linha muito fina entre o mundo dos vivos e daqueles que já se foram. Ela é recheada de superstições e um portal para Netherworld, o mundo dos mortos (que é bem mais agitado, colorido e cheio de vida que Doolin, diga-se de passagem).

Ellen, no mundo colorido dos mortos

O jogo mistura RPG de ação com partes investigativas, e você acompanha a saga desses dois personagens, e suas descobertas e entrelaçamentos da história. Em Doolin você investiga e conversa com os personagens, e em Netherworld a ação acontece, o que traz um certo equilíbrio ao jogo (se você sobreviver aos loadings eternos e falas em balões – os personagens não tem vozes, mas hey, estamos falando de um jogo do começo da geração, dá pra relevar a escolha estética e limitações técnicas).

Mas Jujuba, e o lance da musculação? Durante o jogo no mundo dos mortos, você vai colecionando Folks, os seres místicos do lugar, e de uma forma divertida no começo, mas um pouco repetitiva mais pra frente: quando ele cai no chão depois de tomar algum dano, você pode mover o controle e puxar a “alma” dele, e assim ele se torna controlado por você e pode te ajudar nas batalhas contra os oponentes mais fortes (Pokémon modo hard XD).

A história é bem bacana, e a jogabilidade também, apesar de repetitiva, vale pelo enredo e personagens, se ainda tem um PS3 em casa, não deixe de procurar este jogo (está meio raro, mas ainda se encontra em boas promoções de grandes lojas. O meu acho que paguei em torno de R$60 dinheiros).

Ficou curioso pra jogar? Quer explorar mais o universo de Doolin e Netherworld? Falamos mais sobre ele no Diretório Acadêmico, um programa semanal do Miçangas no Youtube:

Então, se tem vontade de jogar alguma coisa mais clássica e gosta de histórias de mistério, investigação e curte a cultura celta, esse é um prato cheio! E hoje em dia temos um celular à mão, pra aguardar os loadings, enquanto carrega a fase, você lê mais um texto aqui no Deviante ;D