– Fala, Debbie!
– Oi, Armando! Bom aí?
– Cara, o evento vai ser massa, né?
– É? Não sei… acho que sim… É minha primeira vez… Até agora eu não estou entendendo o que as pessoas fazem aqui por 4 dias…
– Você vai adorar! Olha o tamanho do estande da NETFLIX! Olha a Artist’s Alley!!! Está lindo!
– É… legal… O que é aquilo ali no fundo?… QUADRIBÓL?!! CARACA! Olha. A loja. Do Harry Potter! Putz! O que é AQUILO???? A muralha de Game of Thrones!! WESTWORLD! BRIGHT!!! AVANGERS! Aaaaaaaah!
– Ei, Debbie! Me espera!

Para aqueles que já participaram do evento antes, de uma forma geral a experiência se repete. Para os que estão indo a primeira vez, a experiência é de cair o queixo! O Pavilhão da SP Expo é gigantesco, por isso, se for se aventurar, não abra mão do conforto. Se quiser aguentar o dia inteiro, roupas confortáveis e uma garrafa de água são itens obrigatórios.
O primeiro mole de marinheira de primeira viagem foi não ter aproveitado as filas pequenas. Sim, até na spoiler night as pessoas tiveram que lidar com isso. Westworld foi nossa primeira experience! Para Debbie, muito legal! Já para o Armando, uma experiência frustrante. Talvez tenha havido uma diferença de referencial aqui. Isso significa que participar da CCXP é uma perda de tempo pra quem já veio outras vezes? Longe disso.
É fascinante ver o cuidado do evento em dar a melhor experiência para os fãs. Na loja do Harry Potter, você passeia pelo campo de quadriból enquanto espera na fila. Na fila de Game of Thrones, tem cosplays incríveis para você tirar fotos divertidas. A música e o trem quase em tamanho real trazem todo o ambiente de Westworld para quem está na fila. O tiranossauro rex no Jurassic World é absolutamente incrível!


O evento não é só uma convenção para amantes de histórias em quadrinhos como o nome sugere, é uma fusão de tudo o que temos na cultura POP/geek em um evento digno dos sonhos mais molhados dos personagens de The Big Bang Theory. Se você é um bazingueiro (amante de tudo relacionado a cultura pop), vai se deliciar.
Para os fans dos filmes e séries, logo na entrada, se da de cara com estandes da HBO, Marvel, DC, Netflix, com conteúdos interativos que vão desde tirar uma foto a la supergirl, suspensa cinco metros do chão, até resgatar porquinhos de pelúcia em referência ao filme Okja. Os carros de Velozes e Furiosos e Supernatural estão em exposição e a foto é concorrida! Isso sem falar dos figurinos super elaborados que estão logo ali!
Tudo brilha aos olhos tanto do “veterano” de comic con, quanto da marinheira de primeira viagem. Aliás, os sorrisos nos rostos são a constante, a felicidade de estar entre iguais é contagiante. Até para aqueles que não são entusiastas de animes e mangás (que têm todo um espaço reservado na Anime experience) se pega pedindo para tirar fotos de uma cosplay de Saori dos Cavaleiros do Zodíaco.
Se você é um purista e só quer saber de quadrinhos (afinal é uma comic con!), é possivel se cansar de tanto andar somente na Artist’s Alley. Tem tanta variedade de trabalhos que seria injusto comentar alguns e deixar de mencionar tantos outros. Uma dica para quem for se aventurar por esses lados é: “perca” vinte minutos só observando um desses profissionais fazendo arte. É um deleite até para aqueles que só sabem desenhar bonecos palito. É impressionante como, partindo de três retas e um circulo, surge um homem-aranha perfeito pendurado em um prédio de Nova York. Você pode até comprar um desenho exclusivo para fazer sua próxima tatuagem (né, Debbie?!)
Agora se voce é um consumista nato, prepare-se para a perdição. Além da Estrela estar com um estande comemorando 80 anos, tem um sem fim de itens exclusivos, camisetas, action figures, jogos de tabuleiro, funkos. A vontade que dá é de levar tudo! Mas até para  tirar aquela foto com seu idolo de holywood vai precisar de um limite alto no cartão de crédito… capitalismo selvagem!
Nada resume melhor a CCXP do que a celebração da cultura nerd. Ao passear pelo evento você observa tudo o que foi citado aqui, vê aquele cara do canal do Youtube que só você assiste passando do seu lado, vê o Jovem Nerd tirando uma selfie com a pessoa que estava atrás de você, vê um cara com a camisa daquele anime obscuro que você demorou dois meses para achar a legenda, vê aquela cosplay do game que você tem 200h jogadas e, além de tudo isso, ainda vai ter o encontro dos podcasts que já vai valer o evento todo! Aliás, poder abraçar a Jujuba ontem e a perspectiva de abraçar todos os chefinhos já vai valer o evento!!!
UFA! Ok… Quatro dias é pouco.
Caso não dê para ir esse ano, até porque boa parte dos ingressos esgotou, venha ano que vem, ou no outro, ou no outro. É a peregrinação que todo nerd deve fazer um dia. Não importa quais serão as atrações internacionais ou se vão mostrar o último trailer do Vingador Toxico 5 no painel da Troma, sentir a atmosfera da convenção vale todos perrengues.

Armando Fernandes da Silva Físico, apreciador do caos e lider da gangue dos niilistas.

E

Debbie Cabral