Sejam bem-vindos ao Miscelânea, seu drops de cultura nerd no Portal Deviante.

E estamos aqui para celebrar aquele que sofreu, lutou, morreu e ressuscitou por nós!! Isso mesmo pessoal, na Miscelânea desta semana, falaremos sobre o Maldito Kakarotto e toda a sua turma!

Nosso salvador!

Nosso salvador!

No dia 03 de dezembro de 1984 era lançado pela Shonen Jump a primeira edição do mangá que mudaria a história dessa indústria vital! Dragon Ball, de Akira Toriama contava a história do inocente Goku e sua amiga Bulma em sua busca pelas Esferas do Dragão.

Dragon Ball se tornou um fenômeno da cultura pop, conquistando o mundo inteiro e sendo um dos principais responsáveis pela “Era de Ouro da Jump” entre as décadas de 80 e 90. Já ultrapassou há muito tempo a marca de 200 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, é citado como referência e inspiração por quase todos os mangaká em atividade, e foi eleito em 2006 pelos próprios fãs japoneses, no Japan Media Arts Festival, o terceiro melhor mangá de todos os tempos.

Em suas histórias, Akira Toriama consegue equilibrar ação e humor na medida certa, intercalando cenas hilárias (relacionadas à inocência de Goku ou à promiscuidade do Mestre Kame, principalmente) com momentos de tensão que deixam o leitor/espectador roendo as unhas. O enredo, embora simples – vilão forte aparece e derrota todos; Goku treina e fica mais forte; Goku derrota vilão; vilão mais forte aparece; … – é bem construído e recheado de personagens secundários cativantes que conquistam os fãs em todo o mundo. Quem não sofre ao ver Kuririn morrer pela ducentésima trigésima oitava vez? Quem não se diverte ao ver Vegeta desafiando de novo e de novo Goku para tentar se provar mais forte? Quem não ri com as tentativas de Mestre Kame de tentar se dar bem com algumas das mulheres da história?

mestrekame

Dragon Ball se tornou um fenômeno tão grande que, utilizando-se de um kaio-ken, expandiu seu ki e foi parar em outras mídias. Além do mangá possui quatro séries de animação, e uma quinta que começou a ser exibida em julho do ano passado, Dragon Ball Super, dezoito anos depois da última série inédita dos guerreiros Z. Ganhou também inúmeros jogos de videogame de vários estilos – desde jogos de luta até plataforma e RPGs.

Claro que nem tudo são flores no 7° universo… Dragon Ball também já foi responsável pela PIOR ADAPTAÇÃO de um mangá para o cinema ocidental de todos os tempos! Dragonball Evolution (eles não conseguiram acertar nem o nome da franquia) foi tão massacrado pela crítica e pelos fãs que o roteirista chegou a publicar uma carta onde pedia desculpa aos fãs e dizia que só “fez aquilo por dinheiro”.

Mas com a febre Dragon Ball tomando novamente o mundo de assalto, quem sabe possamos sonhar com uma adaptação mais honesta para esses grandes heróis? A excelente adaptação de Samurai X é uma prova de que se deixarmos em mãos orientais, existem grandes chances de dar certo. E a vindoura adaptação de Ghost in the Shell, se fizer sucesso, pode motivar alguma produtora a tentar uma nova adaptação.

E aí? O que vocês acham? Estão assistindo Dragon Ball Super? Gostariam de uma nova adaptação para o cinema de Dragon Ball? Acham Dragonball Evolution melhor que Prometheus? Deixem suas opiniões, elogios e críticas nos comentários abaixo e logo depois levantem suas mãos para o céu (não pro Cell, por favor), ajudem o nosso salvador e “não percam, o próximo episódio de Miscelânea será…”

genkidama