Você gosta de livros leves, fáceis de ler e cheios de saudosismos dos anos 80? Sente falta do Atari, de filmes clássicos como Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado, mullets e músicas bregas de amor? Jogador Número 1 pode ser uma ótima sugestão de leitura!

Ernest Cline cria um mundo distópico (ou seria utópico?) onde a humanidade vive dentro de uma simulação numa pegada Second Life (mas que deu certo) chamada OASIS, com óculos de VR, roupas e luvas hápticas para que a experiência de estar em um mundo virtual com um avatar, pilotando uma nave, lutando com mechas, batalhando com espadas medievais e sabres de luz pareçam coisas rotineiras.

Acontece que James Halliday, o criador da OASIS , quando morre deixa de herança seu legado e a empresa para aquele que encontrar seus Easter Eggs escondidos dentro da simulação. E a partir daí, o livro inicia uma aventura recheada de referências, saudosismo e boas memórias aos anos 80/90.

As pessoas vivem em trailers empilhados no mundo real

O livro conta a história de Wade Watts, um menino pobre que sonha em encontrar os Easter Eggs e finalmente sair da vida miserável que vive, nos trailers empilhados de um bairro bem pobre do mundo real, morando praticamente de favor na casa da tia (sabe Harry Potter e seu armário embaixo da escada? Pois é, Wade tem uma vida um pouco pior). Para isso ele conta com a ajuda de outros caça-ovos no caminho: seu melhor amigo Aech, a linda e inteligente Art3mis (que pode ser um gordo peludo, vai saber) e a dupla japonesa Daito e Shoto.

Claro que só a dificuldade dos enigmas do Halliday não seriam suficientes pra rechear a aventura, então que tal uma grande corporação, chamada IOI e seu líder, Sorrento, que rouba no jogo, usa de artifícios escusos e nem um pouco honestos pra chegar primeiro ao ovo? (sim, eles tentaram em 50 vias autenticadas e carimbadas antes, pelo time de advogados, mas não ganharam privilégios na caçada, então tiveram que participar como qualquer mortal dentro da OASIS)

A história do livro é tão divertida que chamou a atenção de nada menos que Steven Spielberg pra adaptar o livro pra um filme, que (se não tiver mais atrasos) está planejado pro primeiro semestre de 2018.

Ficou curioso pra ler? Quer saber mais sobre as referências e curiosidades? Falamos mais sobre ele no Diretório Acadêmico, um programa semanal do Miçangas no Youtube:

Então, se gosta de literatura de aventura e quer passar alguns dias relembrando de coisas (se for dos meados dos anos 80/90) e pesquisando velharias na internet, fica a dica! Eu acabei me perdendo diversas vezes enquanto lia, parando pra procurar referências e isso foi muito legal no processo, vale a pena demais! Já leu, quer ler, quer ver o filme? Comenta aqui e vamos continuar esse papo sobre o Jogador nº1 :D