Tenho uma sobrinha que hoje tem 7 anos de idade, e às vezes quando estou com ela costumamos assistir a alguns desenhos na TV fechada. Dentre tantos que passam, um em particular me chama atenção, onde aparentemente seria apenas mais um desenho de luta e super colorido, a obra em questão trata de assuntos importantes e delicados de se conversar principalmente com crianças.

O Steven Universo, criado pela artista Rebecca Sugar, a primeira mulher a ter um titulo original no Cartoon Network, que já trabalhou na animação do também fantástico, Hora de Aventura. Steven traz como sinopse: o planeta terra comumente atacado por criaturas extraterrestres é protegido pelas Cristal Gems (Galet, Pérola e Ametista), enquanto elas tentam educar uma criança o Steven.

Premissa aparentemente boba, porém, quando paramos para observar a animação têm várias camadas. Primeiramente, é importante observar que os personagens apresentam traços um tanto quanto peculiares para as animações em geral, fugindo dos estereótipos corporais, não tendo medo de retratar personagens gordos, magros ou do jeito que for.

Em outro episódio específico acontece o incidente com a personagem Connie, no qual ela, por reflexo, bate em um colega de escola. O incidente faz com que a personagem questione o treinamento e fique frustrada com o que aconteceu, neste episódio a Cristal Gems, Garnet, conversa sobre a importância da reflexão, pensar, meditar e que tudo bem reconhecer o erro que cometeu e pedir desculpas, isso ao som de uma música maravilhosa.

É apenas um de vários outros temas tratados no desenho, ainda fala sobre sexualidade, identidade, dentre outros temas complicados. Em uma entrevista dada para a revista Super Interessante, Rebecca Sugar, afirma que: “Ao fazer o desenho procurava algo que não existia quando era pequena, dar força para as crianças esquisitas serem elas mesmas”.

Atualmente a animação passa no Cartoon Network e também está disponível no Netfilx.

Enfim, estou aberto a dúvidas e sugestões, segue abaixo alguma das referências utilizadas no texto.

 

Texto sobre o Steven Universo

Entrevista com Rebecca Sugar Criadora da animação

Vídeo da canção citada no texto

 

 


Antonio Lucas dos Santos

Cearense orgulhoso, Fisioterapeuta, apaixonado por cinema e séries, é apenas uma poeira estelar .