Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Resenha – O Destino de uma Nação

por em qui 18America/Sao_Paulo jan 18America/Sao_Paulo 2018 | Nenhum comentário

Resenha – O Destino de uma Nação

O Destino de uma Nação (em inglês, Darkest Hour) é um filme que conta os primeiros dias de Winston Churchill (Gary Oldman) no cargo de Primeiro Ministro inglês, tendo que lidar com o avanço de Hitler sobre a Europa no início da Segunda Guerra Mundial. Qualquer livro de História geral serve de spoiler, já que o roteiro é bem fiel ao que aconteceu quando – se você não sabe, segure-se na cadeira – a Inglaterra não negociou um tratado de paz e declarou guerra à Alemanha nazista.

Leia mais...

Costelas e Hidromel #071: Mitologia Inuit

por em ter 16America/Sao_Paulo jan 16America/Sao_Paulo 2018 | 7 comentários

Costelas e Hidromel #071: Mitologia Inuit

Nesse episódio começamos a abordar uma mitologia inédita e relativamente moderna. Falamos do povo Inuit, rudemente chamados de esquimós. Comentamos alguns de seus costumes, sua estrutura social e peculiaridades.

Ao entrar diretamente em sua mitologia abordamos brevemente suas interpretações para a aurora boreal e como enxergam seus anciãos.

Enfim falamos da criação do mundo, pelo deus corvo e a criação do homem, seguido das lendas da maior das divindades, Sedna a deusa do mar e do submundo, mencionando como ela se tornou o que é e como influencia a vida dos inuit.

Fechamos mencionando os Ijiraat, uma criatura típica das tundras glaciais, e narrado uma lenda de ódio e vingança!

Leia mais...

Reino de Dreen – Vila da Vigília – Capítulo 1

por em qua 03America/Sao_Paulo jan 03America/Sao_Paulo 2018 | Nenhum comentário

Reino de Dreen – Vila da Vigília – Capítulo 1

Há dois dias de viagem de Belo Jardim, depois da floresta cinzenta, a vila da Vigília se mantém firme. Apesar de ser ignorada pela capital do reino, seus quase seiscentos habitantes ainda lembram das histórias dos seus antepassados: sabem que ali existiu um antigo forte feito de madeira, onde bravos soldados protegiam a fronteira do reino da floresta negra e de seus habitantes malignos. Da vila, podem ser vistas as três montanhas sinistras. Se alguém fosse tolo para ir em direção aos três gigantes de pedra, os habitantes mais velhos contam que, atravessando a floresta negra, alcançaria-se o vale maldito. Lá existia uma grande fortaleza negra erguida por escravos, onde moram os senhores da morte, que tramam o dia do levante para tomar o mundo e trazer para todos os seres viventes uma era da escuridão.

Leia mais...

Costelas e Hidromel #070 – A Lenda de Tewdrig

por em ter 02America/Sao_Paulo jan 02America/Sao_Paulo 2018 | 2 comentários

Costelas e Hidromel #070 – A Lenda de Tewdrig

As disputas pelas ilhas do atual Reino Unido ocorrem há muitos séculos. Neste programa falamos de Tewdrig, o rei celta da Cornualha que se opôs à disseminação de fé contrária aos velhos deuses.

Vimos na história como uma expedição de paz pode ter mais poder invasivo que uma de guerra, algo refletido nas crenças em divindades mais aconchegantes em detrimento das mais belicosas.

Contamos também a lenda do gigante Bolster, tradicional na região.

Guilherme Vertamatti (@gvertamatti) e Renato Sevegnani (@setsunaryu) batalharam arduamente contra a resistência de Tewdrig, mas foram vencidos pelo tempo e as demais lendas ficaram para outra oportunidade.

Leia mais...