Vamos falar sobre miscigenação cultural, Rio Mississippi, Guerra de Secessão, marchas militares, blues, improvisação e expressão individual? Porque será necessário! No 13º vídeo do canal O Que É Música?, vamos tentar descobrir de onde veio o Jazz!

Apesar de ser certamente famoso, o Jazz é um gênero musical em torno do qual se criou uma névoa de misticismo e desinformação. Por muitos, ele é tido como o gênero musical misterioso, que só é (ou só pode ser) praticado por músicos extraordinários, hiperintelectualizados, fora do comum. A verdade, no entanto, é que as suas origens – e a sua essência – giram em torno da simplicidade e da agregação.

 

 O Jazz nasce como uma forma de convidar diferentes pessoas e culturas a se mesclarem, e não o contrário.

 

Para entender essa afirmação, voltamos nossa atenção à histórica cidade de New Orleans, no Século XIX. Para começo de conversa, é necessário fazer um breve panorama das afiliações políticas da cidade, desde a sua criação. Fundada em 1718 por franceses, New Orleans passou por um histórico turbulento até se firmar como parte dos Estados Unidos da América: Independência Americana, Revolução Francesa, Guerra Civil Americana… Cada um desses grandes momentos da História teve seu papel na caracterização da cidade.

 

Somam-se a isso uma série de fatores geográficos, que tornam New Orleans um ponto de convergência de pessoas das mais diversas origens, etnias e extratos sociais. E voilá: temos uma cidade que personifica o conceito de “caldeirão cultural”, o ambiente perfeito para o surgimento de um dos gêneros musicais mais influentes do Século XX. E é justamente lá que se encontram e se mesclam os ancestrais musicais do Jazz: o Ragtime e o Blues!

 

Com características em parte semelhantes, e em parte opostas, cada um desses gêneros dá contribuições distintas, e igualmente importantes, para o surgimento do Jazz. De origem urbana e cosmopolita, o ragtime traz a sofisticação europeia, já incrementada pelas inovações rítmicas de origem afro-americana. Mas é do blues, rural e oral, que emana a característica mais importante para a definição do Jazz, e que ainda hoje é apontada como a sua essência.

 

Para conhecer essa história em detalhes, é só clicar no vídeo. E não se esqueça de se inscrever!

 

Aguce os ouvidos, e seja bem vindo a mais um vídeo do canal O Que É Música?!