Você já parou para pensar como seria a sua relação com a música se a humanidade não tivesse desenvolvido a capacidade de gravar sons? Pois é. Nem só de artistas, bandas e gêneros musicais vive a história da música: a tecnologia também tem um papel fundamental nesse jogo. E é com isso em mente que chegamos a mais um vídeo do canal O Que É Música?! Dessa vez, vamos falar sobre as origens da fonografia.

Sendo uma peça crucial para a nossa lógica atual de produção e consumo de música, a fonografia é também uma tecnologia incrivelmente recente. Tal como diversas outras inovações que hoje parecem ser indispensáveis ao nosso cotidiano, ela começou a surgir em meados do Século XIX!

 

As circunstâncias em que a tecnologia para o registro de sons começou a ser desenvolvida são controversas. Até mesmo a autoria dela é um tema discutível, a ponto de ter sido reavivado em meados dos anos 2000, com a descoberta de registros fonográficos realizados pelo francês Leon Scott, que até então se pensava não serem passíveis de reprodução sonora.

 

O fato é que, independentemente de sua real autoria, ainda no Século XIX se percebeu o potencial que a fonografia oferecia. Não tardou até que se começasse a utilizá-la para o registro de performances musicais em objetos sólidos, e a consequente comercialização desses objetos. A fonografia trazia à tona a possibilidade, até então inédita, de se ouvir música sem precisar da ação do músico em tempo real.

 

Começavam a mudar os paradigmas do consumo de música, e surgia no horizonte toda uma indústria calcada nessas novas possibilidades.

 

Na sequência de sua história, a fonografia se viu atualizada e aprimorada por diversas vezes. Pelo surgimento do disco, ainda no século XIX; pelo início de sua relação com a eletricidade, nos anos 1920; pelo surgimento da fita magnética, nos anos 1940… O fato é que, gradativamente, a habilidade humana de capturar sons se aprimorou, a ponto de passar a ser considerada uma forma de arte em seu próprio mérito.

 

E ao passo que a fonografia tem um papel fundamental no nosso cotidiano atual, é verdade também que as prioridades que norteiam o seu desenvolvimento já se transformaram diversas vezes ao longo da sua breve existência.

 

Para conhecer essa história com mais detalhes, é só clicar no vídeo!

 

Aguce os ouvidos, e seja bem vindo a mais um vídeo do canal O Que É Música?!