Após anunciar o teste bem sucedido (cof, cof) da bomba H, o grande sucessor Kim Jong-un, quer voar alto e anunciou que irá lançar um ICMB satélite de observação da terra. O lançamento ocorrerá entre os dias 08 e 25 de fevereiro, conforme dito por um funcionário não identificado da IOM (Organização Marítima Internacional). O lançamento provavelmente será utilizado para testar a tecnologia de mísseis de longo alcance, entenda os riscos.

Em sua primeira investida espacial, em 1998 foi lançado de Musudan-ri na costa nordeste do país, o satélite de comunicação chamado “Estrela Brilhante 1”, conforme a tradição de países comunistas, o lançamento foi considerado um sucesso, mas o satélite nunca foi rastreado em orbita e mundo afora, foi considerado um retumbante fracasso que o governo do então querido líder Kim Jong-il, varreu para debaixo do tapete.

Rocket Fail!

Rocket Fail! Foguete caído.

Em 2009, foi a vez do “Estrela Brilhante 2”, outro satélite de comunicação. Conforme relatado pelo Comando Nordeste dos Estados Unidos, “USNORTHCOM”, os estágios remanescentes do foguete junto com a carga caíram no Pacífico. Para manter a tradição, o governo norte-coreano afirmou que o lançamento foi um sucesso, reconhecendo o fracasso posteriormente.

ICMB, Sonho de todo ditador.

ICMB, Sonho de todo ditador.

O ano de 2012 começou mal para os norte-coreanos. Em março, o “Estrela Brilhante 3” foi lançado, mas por falhas técnicas explodiu após 90 segundos no ar, e para variar o governo escondeu outro fracasso da população inaugurando uma estátua de 25 metros em bronze de Kim Jong-il. Somente em dezembro, para ser mais preciso no dia 12, que a NADA (agencia espacial norte-coreana. Sério, o nome esse mesmo!) teve sucesso com o “Estrela Brilhante 3 unidade 2 (A missão)”.

NADA - Agência espacial Norte Coreana

NADA – Agência espacial Norte Coreana

Mesmo com o “mimimi” do Japão e EUA, imagens de satélite mostram grande atividade na plataforma de lançamento nas instalações de Sohae, no nordeste do país. Aposto 100 Dilmas que pela falta de criatividade o nome deste novo foguete será “Estrela Brilhante 4”, ficaremos de olho assim como boa parte do mundo e caso os japas norte-coreanos tenham mais sucesso que o Brasil em lançar satélites, noticiaremos aqui no deviante. Lembrando que poderemos acompanhar o bichinho pelo site space-track que rastreia os satélites em órbita.

Prévia do lançamento norte-coreano.

Fonte: TheVerge