“Todos deveriam saber programar, porque isso nos ensina a pensar.”Steve Jobs

Como aprender a programar? O que é preciso saber para dar o passo inicial? Como um site, aplicativo de celular ou um simples sistema de caixa de supermercado é feito? A resposta é simples: Linguagens de Programação. Mas só? Como? Quais os processos? Se eu fizer minha própria linguagem funciona? Então, meu amigo, esse universo é grande e incrível. Mas vamos iniciar pelos primórdios básicos!

Primeiramente temos que entender como o fluxo de programar e gerar um resultado final é realizado. Para isso vamos utilizar uma pequena comparação: Como pedir a um chinês para fazer um sanduíche de pasta de amendoim?

Logo de cara, temos o fato de que não sabemos falar mandarim, muito menos o chinês sabe falar português. Mas temos uma ferramenta muito boa: tradutores! Isso facilita demais, não é? Então basta colocarmos no tradutor o que queremos que o chinês faça e então mostramos a ele a tradução. Consequentemente ele entenderá e fará o que foi pedido. Mas calma aí, até o sanduíche chegar em suas mãos é muita coisa acontecendo em segundo plano.

(E não, ainda não é isso que está acontecendo. Mas Lady Gaga agradece pela atenção)

Identificando os elementos da comparação com elementos do mundo real, temos nosso tradutor como uma ponte de conexão entre o computador e o que escrevemos, já o ‘nosso’ chinês faz o papel do computador, o sanduíche seria o programa que queremos fazer e por fim, temos a linguagem que falaríamos para o tradutor (o português) como a linguagem de programação a ser utilizada. Sendo assim, nós escreveríamos em nosso idioma todos os passos (no caso, toda aLógica) para fazer o sanduíche em nossa própria linguagem:

  • Pegar 2 fatias de pão de forma
  • Abrir as fatias de pão de forma lado a lado;
  • Segurar e abrir o pote de pasta de amendoim;
  • Pegar uma faca e pegar pasta de amendoim;
  • Passar a pasta de amendoim nas faces do pão de forma;
  • Juntar as duas fatias de pão;

Mas escreveríamos toda a nossa lógica em que lugar? Na programação, denominamos esse ambiente como IDE. A IDE (Integrated Development Environmentou simplesmente, Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um programa que já inclui todo o ambiente necessário para o tradutor da linguagem funcionar, e é com ele que os desenvolvedores trabalham. Dessa forma, com os passos definidos, o tradutor que entra em ação para ler a lógica que foi escrita, chama-se compiladore já vem incluso na IDE na qual você construiu o seu código.

O compilador irá conferir se há algum erro de vocabulário e vai traduzir seus passos para a linguagem que o computador (ou o chinês) vai entender. Computadores por si só, entendem somente uma linguagem, alinguagem de máquina, que rege todo o funcionamento que presenciamos em um computador (seja notebook, desktop ou celular). E caso seja passado algum outro tipo de linguagem para ela, simplesmente não aconteceria nada.

Então o compilador, traduzindo nossa linguagem para a linguagem de máquina e a enviando para o computador,inicia todas as ações. A partir daí, o computador entenderia todos os passos que foram passados e começaria a executar as ações até retornar o resultado que foi programado.

(Brent Rambo aprovou a explicação)

Visto que esta é uma explicação de como funciona o básico da programação, é importante entender esses conceitos pois todo o ‘universo’ da programação se estende a partir deste ponto inicial. Independente de qual linguagem e com qual finalidade vamos programar, o essencial para quem quer entender um básico e até fazer um código é:

  • Saber qual a lógica de programação que vai ser implementada (caso contrário o resultado pode não sair como esperado). Fazer uma boa lógica de programação se torna mais importante do que saber escrever bem em uma linguagem pois não adianta escrever uma frase correta, mas que não fique concisa sobre qual ação fazer.
  • E, após a lógica, então sim, aprender a escrever a linguagem que vai ser programada (Java e C++ são um ótimo começo). Caso ainda não saiba, os sites da maioria das linguagens sempre fornecem um tutorial para quem quer começar. E um ótimo exemplo para começar é escrever na tela um “Olá mundo!”, e a partir disso, ir desenvolvendo outros projetos.
  • Mas para o passo anterior, ter os programas (ou IDE’s) para escrever esses programas é essencial. Pois é nestas IDE’s que os compiladores irão atuar e todo o resto vai acontecer. Ótimas IDE’s para começar são: CodeBlocks (para C++) e NetBeans (para Java).

Na internet se acham diversos exemplos de probleminhas para quem quer treinar. E a partir disso, a ideia é sempre ir melhorando suas habilidades de lógica e entender melhor sobre a linguagem em que deseja programar. E sim, inicialmente vão aparecer diversos erros e empecilhos que causem confusão.

(Don’t Panic!!)

Mas tudo é questão de paciência e pesquisa, pois é fato que aprender pelo menos um básico de programação, e principalmente aprender lógica de programação, pode trazer inúmeros benefícios:

  • Aprendizado sobre expressar melhor suas ideias e colocá-las no papel de forma mais clara. E isso pode ser aplicado desde seu código até uma nova ideia que você deseja implantar em sua casa ou em seu ambiente de trabalho. Tanto é que existem escolas de programação para crianças, porque programar estimula a criatividade, melhora a comunicação, o raciocínio lógico e matemático e a socialização na criança;
  • Estímulo para aprender cada vez mais. Porque, a medida que vamos ‘resolvendo um problema’ em programação, vamos ficando entusiasmados para resolver outros e de diferentes complexidades. Consequentemente, aumentamos nossa capacidade de aprendizado.

Hora de colocar a mão na massa, então, jovem Padawan. A programação nos abre a mente para entender melhor nossas ações e nos torna mais claros e coesos em nosso cotidiano. Boa sorte!

Links Úteis:

Lógica de programação : https://www.devmedia.com.br/programacao-por-onde-comecar/37391

Linguagens de programação – TecMundo: https://goo.gl/pbXdbA

Site da Linguagem Java – Java : https://www.java.com/pt_BR/

Site da Linguagem C++ : http://www.cplusplus.com/


Loraine Oliveira Duarte. Engenheira da Computação, Desenvolvedora e apaixonada por tecnologias.