Muita gente se pergunta como é uma faculdade de música. Seja por pura curiosidade, ou pela intenção de ingressar em alguma delas algum dia, existe uma série de dúvidas que pairam no ar acerca desse universo. O que você estuda? Como é a rotina? Aprende vários instrumentos? Precisa de faculdade para ser profissional?  É com essas e outras questões em mente que chegamos a mais um vídeo do canal O Que É Música?!

Nesse vídeo, que não será o único sobre o tema, falaremos um pouco sobre o ingresso e os primeiros períodos em uma faculdade de música. Mas antes de qualquer coisa, é necessário entender que esse é um universo que se subdivide em inúmeras categorias e modalidades. Você certamente conhece cursos universitários que se dividem entre bacharelado e licenciatura. Mas prepare-se para descobrir que as ramificações no universo das faculdades de música vão muito além dessa.

 

Com isso em mente, finalmente podemos falar sobre os principais desafios do início de um curso universitário de música. Tenha em mente que nesse vídeo eu falo especificamente sobre a minha experiência. Dessa forma, as situações que você encontrar nesse universo podem divergir bastante das que conto aqui. Mesmo assim, é importante falar sobre as dificuldades do ingresso na faculdade, e a relação de um estudante de música com a famigerada teoria musical.

 

Nesse vídeo, você vai descobrir que teoria musical é um campo muito maior e mais diverso do que parece, e que a sobrevivência em uma faculdade de música depende dessa compreensão. Falaremos um pouco sobre o aprendizado da teoria musical como a linguagem corrente nesse universo, e sobre as principais disciplinas dedicadas a isso.

 

Por fim, falaremos um pouco sobre as matérias práticas. Afinal, quem entra em uma faculdade de música é por que quer colocar a mão na massa. Certo? Mas então, o que difere a prática musical dentro da faculdade da prática musical fora dela? Eu espero que esse vídeo ajude a lançar uma luz sobre essa questão.

 

Aguarde os próximos vídeos sobre esse assunto, que devem vir muito em breve!

 

Aguce os ouvidos, e seja bem vindo a mais um vídeo do canal O Que É Música?!