Qual a relação entre as mudanças climáticas, alterações de padrões populacionais, carrapatos (blergh!) e as doenças relacionadas à essas pragas?

No artigo intitulado “Climate change, biodiversity, ticks and tick-borne diseases: The butterfly effect”, (Alterações climáticas, biodiversidade, carrapatos e doenças transmitidas por essas criaturas nojentas: o efeito borboleta) o autor* parte da premissa de que as mudanças climáticas modificam o ambiente e a forma de sobrevivência das diferentes espécies, inclusive dos vetores e patógenos.

*Nota: Tem um Lattes do tamanho da estante da biblioteca que você estudou. Ele é Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz em Recife e do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Bari na Itália,

Mas onde os carrapatos entram nessa história? Referenciado por dezenas de trabalhos realizados na Europa, África e América do Norte, o autor sugere que os mamíferos hospedeiros apresentam alterações em seus aspectos populacionais em função das mudanças no ambiente e ações antrópicas, introduzindo os parasitas em novas regiões. Além disso, com o aumento da temperatura média do planeta, as atividades dos carrapatos podem ser ampliadas (oh god, no!).

Não Ashton, não vamos falar sobre você, relaxa.

Não Ashton, não vamos falar sobre você, relaxa.

O artigo original faz uma revisão incrível sobre vários aspectos importantes: Sobre o nosso planeta, nosso futuro, desenvolvimento humano e mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, mudanças climáticas versus distribuição e abundância e doenças de carrapatos e o Efeito Borboleta aplicado a importância dos elos tróficos.

Passando pela Teoria do Caos, o autor revive na mitologia Grega o Deus “χάος, khaos” mencionando a premissa de que “pequenas mudanças iniciais (ou locais) apresentam mudanças na dinâmica de sistemas maiores e mais complexos“.

“Life is an unpredictable, but finite process.”

A finalização do artigo é interessante, nela é lembrada a famosa passagem de Chicó (O Auto da Compadecida, 1955) relatando (SPOILER) a morte de João Grilo …”tudo o que é vivo morre”, ou “para morrer, basta estar vivo”.

O que isso significa? A vida de todos os seres vivos do Planeta é influenciada pelo clima. Além disso, o Planeta vai muito bem obrigado! Ele sempre vai existir… a nossa permanência no entanto que é bastante duvidosa.

 

Artigo original: Dantas-Torres, F. 2015. Climate change, biodiversity, ticks and tick-borne diseases: The butterfly effect. International Journal for Parasitology: Parasites and Wildlife 4(3): 542-461