Saudações, ouvintes, e sejam bem vindos à estreia do canal O Que É Música? no Deviante! Meu nome é Victor Camilo, e sou um músico apaixonado por conhecimento. Da união entre esses dois lados surgiu o canal, que é inteiramente dedicado a explorar o universo musical sob o olhar da ciência e da divulgação de conhecimento. E chegamos ao nosso 8º vídeo tentando responder a uma pergunta no mínimo curiosa: o que são instrumentos musicais?

Se a resposta para essa questão te parece óbvia, pare e observe todos os objetos ao seu redor nesse momento. Tente imaginar com quantos deles seria possível criar algum tipo de música. Eu tenho quase certeza que a resposta é um número maior do que você imaginou. Mas se é possível criar música com simples objetos do cotidiano, então o que os diferencia de instrumentos musicais… reais?

Para tentar desatar esse nó, nesse vídeo nós nos voltamos à pré-história, buscando desbravar a origem dos instrumentos musicais na trajetória humana, e tentando entender em que ponto a música se torna uma forma de expressão artística. Avançamos ainda para tentar entender o processo de evolução dos instrumentos musicais que conhecemos hoje, e a sua relação íntima com a história das diferentes tecnologias criadas pela humanidade.

Por fim, passamos também pelos sistemas de classificação dos instrumentos musicais, que nos ajudam a ter uma ideia clara da enorme variedade de objetos sonoros criados pela humanidade, e as diferentes formas pelas quais eles podem ser utilizados para gerar e manipular sons.

Aguce os ouvidos e seja bem vindo ao canal O Que É Música?!