Neste último domingo (22 de maio), Marte entrou em oposição a Terra (não, Marte não se afiliou a um partido político). Isso quer dizer que a Terra está exatamente entre Marte e o Sol, ou seja, do nosso ponto de vista Marte está oposta ao sol. No fim das contas se trata de um alinhamento entre o Sol, Terra e Marte.

Ilustração de Um planeta em oposição

Ilustração de Um planeta em oposição. Fonte

Para comemorar tal evento, o Telescópio Espacial Hubble tirou uma nova foto de Marte (que é a capa deste post) e, caramba, mesmo depois de 26 anos o Hubble ainda consegue nos encantar.

Essa foto nos mostra uma grande variedade de características da superfície marciana. A Grande região laranja no centro é conhecida como Arábia Terra e pensa-se que seja extremamente antiga. As regiões brancas azuladas são as nuvens ao redor do planeta e também podemos ver as regiões polares.

O Telescópio Hubble já nos proveu milhares de imagens incríveis de objetos cósmicos distantes, incluindo milhares de galáxias, assim como nebulosas lindas, entre outras coisas. Mas o que contribuiu para que essa foto seja tão bela é o fato da Terra estar de frente a Marte, permitindo que o vejamos perfeitamente iluminado pelo Sol.

No dia 30 de maio, Marte estará a uma distância de 75,3 milhões de quilômetros da Terra, o mais próximo que já estiveram nos últimos 11 anos. A abordagem mais próxima em 60 mil anos foi em 2003, quando Marte e Terra estiveram a apenas 55,6 milhões de milhas de distância.

Fontes

The Verge

Space