Vocês já ouviram falar no robonauta?

A NASA tem esse projeto já faz algum tempo, ela constrói robôs parecidos com o ser humano, parecidos em termos, e coloca para realizar tarefas repetitivas e automáticas, por exemplo na ISS.

A NASA tem dois robonautas, o R1 e o R2 trabalhando na ISS, ajudando de certa forma os astronautas.

Mas como vocês podem ver esses robonautas não se parecem nenhum pouco com o ser humano, a não ser pela mão e pela cabeça.

Mas a ideia não é ruim e em tempos em que pensamos em viagens para outros planetas, por exemplo Marte, será que um robonauta não seria uma boa solução?

Pensando nisso, a NASA doou o seu Robonauta R5, uma versão muito mais moderna, muito mais parecida com o ser humano para o laboratório de ciência computacional e interligência artificial do MIT.

O objetivo, desafiar os estudantes a criarem um robô que possa ajudar e até mesmo substituir o ser humano em missões espaciais extremas.

A NASA oferece um prêmio de 1 milhão de dólares para quem vencer o desafio.

A ideia não é só criar o robô, mas também o software que irá rodar no robô.

É algo muito interessante, pois pode reduzir o risco humano em missões espaciais extremas e além é lógico do incentivo que a agência dá para os estudantes, se interessarem mais por ciência, tecnologia e especificamente, ciências espaciais.

Por isso, o papel, e a figura de uma agência espacial séria é importante, para que possa, de alguma forma incentivar que o país se desenvolva nas áreas tecnológicas.

Fontes:

http://futurism.com/extreme-mars-future-missions-may-be-assisted-by-humanoid-robots/

http://www.nasa.gov/directorates/spacetech/centennial_challenges/feature/space_robotics_challenge.html