Todo mundo sabe que a Lua quase não tem atmosfera, tem um resquício de atmosfera, muito fraca e que pouco protege nosso satélite.

Devido a isso, o solo lunar é ainda bombardeado por asteroides, isso faz com que boa parte do solo se altere, por meio de vaporização, ou seja, quando o bólido atinge o solo lunar, ele derrete o material que foi atingido e ejeta detritos para outras porções da Lua.

Será que existe algum outro fenômeno que poderia também alterar o solo lunar? E a resposta é sim.

Vamos pensar na Terra primeiro, quando se tem uma grande tempestade solar, ou uma ejeção de massa coronal apontada na nossa direção, sabemos o efeito, graças a nossa atmosfera e ao campo geomagnético, temos belas auroras que são geradas, mostrando que de certa forma estamos protegidos.

Mas e se esses mesmos fenômenos atingissem a Lua, que não possui essa proteção, o que poderia acontecer?

Uma pesquisa recente mostrou que essas explosões solares e as CMEs, podem sim alterar o solo lunar, vaporizando a região, e emitindo partículas para o solo do nosso satélite.

O mais interessante disso, é que essas alterações podem acontecer até mesmo nas crateras do polo lunar, crateras que estão escondidas em áreas que ficam eternamente na sombra, da luz do Sol, mas que podem ser expostas às descargas elétricas das partículas carregadas do Sol que atingem a Lua.

Essa ruptura dielétrica embora tenha seus efeitos conhecidos em espaçonaves, por exemplo que estão vagando pelo Sistema solar, é um fenômeno inédito na ciência planetária.

Esses estudos, por enquanto foram feitos em laboratório com amostras lunares trazidas para Terra pelo projeto Apollo.

Os cientistas esperam usar a sonda LRO agora para analisar o solo lunar em busca de evidências para a ruptura dielétrica, e assim mapear a extensão correta desse efeito, como ele altera o solo, qual a profundidade de penetração, como a rocha é vaporizada e como distinguir esse efeito do impacto de asteroides.

É a Lua, nosso vizinho cósmico mais próximo, que muitos acham um objeto chato de ser estudado, revelando cada vez mais mistérios e novidades.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/solar-storms-charge-lunar-soil