Isso! Eu inventei essa palavra pra te chamar a atenção. Vamos falar do poder da saúde ministrada pelo povo.

Durante a semana entre os dias 27 de fevereiro a 02 de março de 2018, foi realizada a I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, em Brasília.

Mas o que foi isso? Por que disso? O que faremos com isso?

Vamos lá então!

Todos os municípios do país têm seus Conselhos Municipais de Saúde, onde a sociedade (eu, você) discute, fiscaliza e aprova e desaprova os recursos destinados ao SUS (Sistema Único de Saúde) das cidades. É chamado de “Controle Social e Democrático do SUS”. Além dos conselhos municipais, existem também os conselhos estaduais e o conselho federal de saúde. Os conselhos são formados por representantes das comunidades, gestores e funcionários da saúde. Então, você, na sua comunidade, como representante de bairro, representante de uma instituição de ensino/pesquisa, de alguma associação, poderá ter voz e voto nesses conselhos. Também, você pode se informar sobre as reuniões e sobre as discussões dos assuntos, para se inteirar das medidas e do que está sendo realizado no seu município para melhoria da saúde.

Para ler mais sobre os Conselhos de Saúde, você pode acessar esse link aqui.

No ano de 2017, foram votadas, por todo o Brasil, em todos os Conselhos Municipais, propostas para melhorias do SUS, melhorias relativas à prevenção e vigilância em saúde. A ideia era “Propor diretrizes para a formulação da Política  Nacional de Vigilância em Saúde e fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde.” As propostas de cada comunidade, municípios foram levadas a Conferências Estaduais, e essas, votadas e compiladas, foram levadas à Conferência Nacional.

Tive a oportunidade de participar dessa primeira Conferência Nacional em Vigilância em Saúde. Os delegados, representantes de seus estados, foram votados, para representar seus locais e suas propostas. Aproximadamente 1.200 delegados, de todos os locais do Brasil, estiveram presentes em Brasília para votar e organizar as diretrizes para a Vigilância em Saúde que todos esperamos ter.

Para sabermos o porquê disso, primeiro precisamos saber o que é Vigilância em Saúde! Pra mim, é a prática daquele velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”, mas aqui no site da Fiocruz , você pode entender melhor do que se trata.

 “No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.”

Interessante, né? Envolve as áreas biológica, humana e exata!

Da mesma forma que envolve todas as áreas da ciência, envolve toda a população brasileira. E sim! A população brasileira, a gente sabe que é uma miscigenação muito grande, porém fazer parte e poder ver todos os representantes dessas comunidades, todos juntos, é incrível. Fora isso, nós imaginamos um tanto de comunidades e representações, mas existem outros tantos! Por exemplo – e isso é uma situação complicada e sensível -, você sabia temos a segunda maior população vivendo com hanseníase no mundo? A primeira nesse ranking é a Índia. Em pleno 2018, ainda essa situação. Por isso eles têm o movimento Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase, o Morhan. Tem o movimento PopRua, Movimento das Populações de Rua, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outros tantos, como os quilombolas, indígenas, movimentos pela acessibilidade, etc.

E você pode estar pensando “Isso tudo é movimento político!”. E é sim. Pois saúde e principalmente prevenção de doenças, agravos, são feitas através de políticas públicas que devem ser discutidas com a sociedade, para saber quais são as demandas e, a partir delas, serem traçadas soluções. E para isso foi realizada essa primeira Conferência.

O que faremos e por que interessa ao Porta Deviante ? Primeiro, por a maioria de nós morarmos em território brasileiro, temos acesso ao SUS e precisarmos que a saúde seja realizada com qualidade e para todos. Segundo que, através de várias propostas de todos os cantos do país, a divulgação da promoção em saúde foi aprovada! Como nós fazemos já aqui no nosso Portal, divulgando as formas de prevenção de doenças, a divulgação científica  é importante para que a população saiba, por exemplo, qual e porquê da  necessidade de vacinação. O conhecimento do nosso leitor e ouvinte sobre essas decisões representativas de toda a sociedade brasileira é necessário para que cobremos dos poderes executivos desse país que coloquem isso em ação! Entre várias propostas colocadas, votadas e aceitas, duas destaco aqui: Educação básica em saúde, desde criança e Acesso a informação em saúde de forma fácil e clara para todos. E isso foi deliberado por profissionais, gestores e público que é atendido. Todos sentem necessidade disso. É prevenindo e entendo como funciona, sabendo o que devemos exigir e a que temos direito é que poderemos colaborar com um Sistema Único de Saúde, que já comemora 30 anos esse ano, mais justo e melhor.

(Para conhecimento das outras deliberações, acompanhe o site da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde , onde todas as informações estão contidas)


Flavia Ward. Médica veterinária, guardiã de Popó, mestre em medicina veterinária preventiva, miçangueira intelectual, adora um dedim de prosa.