Qual a grande vantagem de estudar o planeta Marte? Uma delas é que na Terra existem muitas feições geológicas parecidas com a que encontramos em Marte.

Assim, sabendo como essas feições ocorrem no nosso planeta, podemos ter uma ideia de que algo semelhante possa ter acontecido em Marte, isso se chama interpretação via análogos.

Uma feição sedimentar encontrada na Terra, é a chamada greta de ressecamento. Em inglês, os geólogos chamam essas feições de mud cracks.

Basicamente essas gretas de ressecamento são formadas em sedimento argilosos e surgem quando a água evapora, com a desidratação a superfície se curva e surgem espaços chamados de gretas.

Existem outros detalhes, mas não vou me estender nessa explicação muito geológica.

O importante é saber que esse tipo de feição ocorre em sedimentos argiloso e com a presença de água. Ou seja, encontrar esse tipo de feição quer dizer que o ambiente já teve água em um momento da sua existência.

O rover Curiosity ao analisar um pedaço de rocha em Marte, descobriu determinadas feições que se assemelham muito a essas gretas de ressecamento.

Na verdade ele descobriu, o que os geólogos chamam de gretas fossilizadas.

ainda não se pode afirmar com 100% de certeza, mas o cenário mais provável é o de gretas de ressecamento.

Essa camada de rocha se formou a cerca de 3 bilhões de anos atrás e posteriormente foi soterrada por outros sedimentos, e o rover Curiosity identificou que as gretas foram preenchidas por lama e por sulfatos como sulfato de cálcio.

A presença de dois tipos de preenchimento indica múltiplas gerações de fraturamento, primeiro com o preenchimento de lama e posteriormente com o surgimento de veios.

Além das gretas de ressecamento, os cientistas encontraram também intercalações de arenito e folhelho e a presença de camadas e estratificações cruzadas. Todas essas feições são observadas na Terra e só ocorrem em ambientes com água.

Os cientistas continuarão analisando os dados adquiridos para certificar de certas interpretações.

Mas essa com certeza é mais uma importante evidência que no passado Marte foi um mundo úmido e muito provavelmente amigável para a vida.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/mars-rover-curiosity-examines-possible-mud-cracks