Primeira descoberta registrada de uma chuva de meteoros por pesquisadores brasileiros em 20 de março de 2017. Após 3 anos de trabalho analisando quase 90 mil arquivos em vídeo e compilando 4205 órbitas, um grupo de astrônomos amadores (SciCast #184) e os pesquisadores Carlos Di Pietro (SP) e Marcelo Zurita (PB), que iniciaram os trabalhos para este fim no final de 2016, descobriram 2 novas chuvas anuais de meteoros.

O registro da descoberta foi feito pela BRAMON – acrônimo para Brazilian Meteor Observation Network – e foi comunicada e validada pela União Astronômica em 9 de março de 2017 graças ao minucioso estudo e registro dos mesmos meteoros em diversos pontos de referência.
Foi preciso, portanto, determinar se dentre estes meteoros havia aqueles apenas aleatórios em suas rotas ou se havia algum ponto comum de origem destes corpos.

Após a realização de diversos testes matemáticos para conseguir os dados orbitais necessários à validação da descoberta, cálculos estes para deixar até um Stephen Hawking de cabelo em pé, Voi Là!

Dados Orbitais Gruids

As chuvas foram batizadas Epsilon Gruids (EGR) e August Caelids (ACD).
A primeira irradia-se a partir de uma das estrelas na constelação de Grou e atinge seu ápice em 11 de junho; já a segunda, advém da constelação de Cinzel e entra em seu auge de atividade aproximadamente em 5 de junho.
Ambas, contudo, estão localizadas no ‘céu’ do hemisfério sul.

Dados orbitais Caelids

Um dos pontos de destaque desta descoberta está no caráter colaborativo da mesma. Neste caso em particular, ciência de qualidade foi feita com o auxílio de astrônomos amadores, voluntários que possuem interesse em produzir conteúdo científico e compartilhar com o público em open source suas descobertas, percurso e processo de seus estudos.
A comunidade científica e todos nós, amantes da primeira de todas as ciências, a Astronomia, agradecemos e aplaudimos de pé a empreitada e o sucesso destes brasileiros que honram o legado de Tycho Brahe, Galileu e Newton. Além disso, deixaram a nós do time de Astronomia do Portal Deviante cheios de orgulho.

Fontes das pesquisas e dados orbitais estão disponíveis em:
Epsilon Gruids
August Caelids