Você já se pegou olhando para o céu e se perguntando:

  • Como o planeta se formou?
  • Que “coisa” é essa que fica ao redor da Terra que chamamos atmosfera?
  • Por que ela é tão importante?

Se estas perguntas já rondaram a sua cabeça este texto é para você. Então se arrume na cadeira, aperte os cintos e boa leitura.

Depois da grande explosão chamada de Big Bang os materiais mais densos foram se aglomerando para o centro do mais novo sistema solar, assim se formaram os planetas rochosos. Mas, se você pensa que foi tranquila esta formação, está muito enganado. Havia vários choques, e mais choques. Rochas e mais rochas se chocando e se unido.

Já os materiais mais levem foram indo para a parte mais externa do sistema solar e com o tempo formando os planetas gasosos.

A atmosfera da Terra foi formada há cerca de 4,6 bilhões de anos. Ela era constituída por partículas remanescentes da nebulosa original da qual se condensou o sistema solar. Sua composição era de hidrogênio, dióxido de carbono, metano, amônia, e gases nobres.

Alguns estudiosos acreditam que esta atmosfera primitiva foi arrastada para fora da Terra por ventos solares, outros acreditam que por ela ser mais leve tenha se desprendido do planeta e se espalhado pelo sistema solar.

Há um consenso entre os pesquisadores sobre a origem da atmosfera atual, eles acreditam que sua formação foi devido ao esfriamento e consolidação do planeta. A Terra deveria ter, naquela época, funcionado como um sistema fechado e os componentes da nova atmosfera podem ter origem nela mesma.

A atmosfera passou por diferentes etapas até a sua atual formação, anteriormente ela tinha uma composição diferente e a mistura dos gases formava uma atmosfera redutora ao contrário da atual que é oxidante. Em química temos que as moléculas redutoras são as que recebem elétrons em sua eletrosfera e as moléculas que perdem elétrons são chamadas de oxidantes.

As erupções vulcânicas são compostas de 79,31% de vapor de água. Na formação do planeta havia muitas erupções em todo momento. Imagine que ao redor do planeta Terra, por todo lado que olhe, há vários vulcões em erupção. O oxigênio livre que existia era resultado da fotólise do vapor de água destas erupções, mas se mantinha em pouca quantidade.

A fotólise é um processo físico-químico em que por meio de radiações há a degradação de moléculas formando íons. Neste caso, os raios solares ao atingirem os vapores de água, quebram a molécula de água (H2O) formando os íons de H+ e as moléculas de oxigênio ( O2 ).

Aos poucos a água em forma de vapor foi se depositando no solo, que se esfriava, e formando os mares, assim começou o ciclo hidrológico, ou ciclo da chuva, que permanece até hoje. Alguns pesquisadores defendem que a água existente no planeta veio de cometas.

Bom até agora você viu como a Terra se formou e como as erupções vulcânicas contribuíram para a formação da atmosfera e do ciclo da chuva. Que pena, nossa viagem terá que fazer uma parada, mas voltaremos em breve, soltem os cintos que está na hora de aterrissa…. Mas não fiquem tristes não. No nosso próximo texto iremos falar sobre a transformação que a atmosfera primitiva sofreu, alterações até a formação que conhecemos hoje. Falaremos também como se formou a vida na Terra e como ela saiu das águas.

Então tchau.

 

Saiba mais:

De onde vêm as montanhas

Beakman responde: O que rola com os vulcões?

Planeta Feroz: Vulcões

Como surgiu a Terra: o início de tudo.

LABOURIAU, Maria Léa Salgado. Historia Ecológica da Terra.

ANGELOCCI, Luis Roberto; SENTELHAS, Paulo Cesar. notas de aula –

ESALQ/USP 2009

PICAZZIO.Notas de aula

MENEZES, Luis Carlos; CANATO, Osvaldo Jr. Quanta Física,

Radiações, materiais, átomos e núcleos.

http://astro.if.ufrgs.br/esol/esol.htm

 


Gláucia S. Silva  

Licenciada em Física e apaixonada por ciências.