Todos os principais canais que falam de astronomia já comentaram sobre essa notícia, incluindo o Poligonautas, irei deixar o link na descrição.

Já comentei sobre isso em algumas lives que fizemos, mas acho que vale um vídeo aqui pelo menos para deixar registrado.

É sobre as estrelas que irão se fundir em uma só. vou tentar dar uma visão diferente sobre essa notícia.

O primeiro ponto para conversar sobre essa notícia, é falar das estrelas, ou dos sistemas binários, ou sistemas de múltiplas estrelas.

As estrelas binárias são muito comuns no universo como um todo. Existem estrelas binárias com afastamentos diversos, algumas até mesmo com um binóculo você consegue ver.

Além desse tipo, chamadas de binárias visuais, existe outro tipo chamado de binárias eclipsantes.

Esse segundo tipo, por exemplo, corresponde à maior parte dos candidatos a exoplanetas rejeitados pelo Kepler, já que a maneira de observar as binárias eclipsantes é bem parecido com a maneira com a qual se descobrem planetas.

As binárias eclipsantes por sua vez podem estar numa órbita estável, de modo que levarão muitos anos para elas se fundirem, mas podem ser próximas o suficiente para a órbita não ser muito estável, e isso fará com que elas se fundam rapidamente se transformando numa nova estrela.

Esse evento não é muito comum, ele acontece poucas vezes por século numa galáxia como a Via Láctea. Em 2008 aconteceu um desses eventos com a estrela V1309 Scorpii, que não foi previsto.

E aí é que entra a grande novidade, os astrônomos conseguiram prever esse tipo de evento. Na verdade a previsão veio de uma pequena escola de astronomia, que ao estudar a estrela KIC 9832227 previram que seus componentes devem se fundir em 5 anos, com um erro de 1 ano para mais ou para menos.

quando isso acontecer o resultado será uma nova vermelha luminosa. Essa estrela, atualmente localiza-se na constelação de Cygnus, a 1800 anos-luz de distância da Terra e é invisível a olho nu.

Quando a fusão acontecer, ela ficará visível a olho nu e será a quinta estrela mais brilhante da constelação.

Mas talvez o fato mais impressionante dessa estrela é que ela poderá ser usada para explicar um fenômeno muito interessante.

O hubble começou a observar um fenômeno impressionante na estrela V838 Monocerotis, muitos já devem ter visto a imagem, para quem não lembra ela está aí.

Até hoje não se sabe ao certo o que gerou esse fenômeno, mas acredita-se que seja algo como a fusão de um sistema binário de estrelas. O ponto é que ao pudermos observar a fusão dessa estrela, a KIC 9832227 poderemos responder a questão sobre a V838.

Coisas que você não deve considerar sobre essa estrela: que elas será visível de dia, e que a sua explosão irá mandar estilhaços para a Terra.

Fonte:

http://www.forbes.com/sites/startswithabang/2017/01/17/prediction-of-merging-stars-may-solve-one-of-hubbles-greatest-mysteries/#335da7464d44

Vídeo dos Poligonautas: