Os astrônomos podem ter descoberto uma nova maneira de encontrar planetas recém-nascidos.

Uma sombra observada no disco de gás e poeira em torno da jovem estrela TW Hydrae pode ser uma forte evidencia de que há um exoplaneta orbitando dentro do disco.

View post on imgur.com

Os pesquisadores, após analisar 18 anos de fotos tiradas de TW Hydrae, notaram uma sombra que orbita em torno do disco, completando uma volta a cada 16 anos.

Essas imagens, tiradas pelo Hubble, nos mostram uma sombra se movendo no sentido anti-horário. Crédito: NASA, ESA, e J. Debes (STScI)

“Este é o primeiro disco onde temos tantas imagens durante um período tão longo de tempo, portanto, nos permite ver este efeito interessante”, disse John Debes, principal autor do estudo. “Isso nos dá esperança de que este fenômeno possa ser bastante comum em sistemas estelares jovens.”

Se John e seus colegas estiverem certos, não é o planeta em si que está que está lançando a sombra; em vez disso, a gravidade do planeta tem torcido e inclinado a parte interna do disco, essa parte interna, que está torcida e, portanto, desalinhada, está criando uma sombra sobre a parte externa.

Essa ilustração nos ajuda a entender como o disco interno está torcido. Crédito: NASA, ESA, e J. Debes (STScI)

O planeta deve ser cinco vezes mais massivo do que Júpiter para esculpir o disco dessa forma.

“O surpreendente é que podemos aprender algo sobre uma parte invisível do disco estudando a região externa do disco e medindo o movimento, localização e comportamento de uma sombra”, disse Debes. “Este estudo mostra que mesmo esses grandes discos, cujas regiões internas são inobserváveis, ainda são dinâmicos, ou que estão mudando de maneiras detectáveis ​​que nem imaginamos”.

Fonte