Desde o começo do ano estou participando de um curso de extensão na universidade onde trabalho em que, todo sábado à tarde, cerca de 100 pessoas se reúnem por 2h para estudar astronomia por vontade própria. São homens e mulheres de diferentes classes sociais, níveis e áreas de conhecimento e idades, acredito que tenha gente de 15 até 80 anos assistindo às aulas. E por quê? Por que a astronomia nos fascina tanto?

Desde a era pré-histórica o homem olha para o céu e se vê na necessidade de marcar aquele acontecimento, sendo que o primeiro mapa do céu noturno remonta a 16.500 anos atrás mostrando o chamado Triângulo do Verão (um asterismo astronômico em formato de triângulo que tem como vértices as estrelas Altair, Deneb e Vega – as três mais brilhantes de suas respectivas constelações) [1].

Na Grécia antiga (1.100 a 146 A.C.), o homem acreditava em diversos mitos acerca dos corpos celestes, os quais incluíam adoração ao Sol e à Lua e a atribuição da influência das constelações na vida humana (surgimento da crença da astrologia). O considerado pai da astronomia antiga, Thales de Mileto, viveu nesta época (624 – 547 A.C.), fazendo a primeira previsão de um eclipse solar, o qual ocorreu em 585 A.C. Além disso, Thales propôs uma perspectiva científica da criação do universo, usando modelos físicos para explicar os fenômenos naturais (diferente do que os gregos acreditavam na época, sobre a criação a partir de deuses)[2]. A partir daí começaram-se os estudos dos astros e a produção de ferramentas para a melhor observação e predição dos fenômenos até chegarmos ao que temos na astronomia moderna.

Somente em 1.608 D.C é que é construído o primeiro telescópio[3], o que nos mostra que, mesmo antes do homem ter qualquer aparelho que o fizesse enxergar além do céu noturno, já existia até mesmo a idéia de viagens pelo cosmos, uma vez que a primeira história com viagens espaciais na história da humanidade remonta do segundo século da era comum[4]. True History escrita por Lucian de Samosata conta a história de um grupo de aventureiros que exploram terras além do mundo conhecido. O livro é dado como uma paródia de contos mais antigos, mas inclui dentre suas histórias a chegada dos homens à Lua e uma guerra entre os povos da Lua e do Sol[5].

Falei um pouquinho de história para mostrar que o homem pode ter começado a observar as estrelas devido a aplicações práticas como a percepção do tempo ou a mudança das estações e as consequências para a agricultura, por exemplo. Mas, com o passar do tempo, o ser humano começou a olhar para o céu também com o desejo de entender o que eram aqueles pontos brilhantes no céu noturno, o que era aquele ‘ser’ radiante no céu durante o dia e como tudo ali funcionava, além é claro de sonhar com a exploração de novos mundos. O fato é que, por mais que uma pessoa não estude astronomia ou sequer tenha ouvido falar na palavra astronomia, toda a vida dessa pessoa e de todas as pessoas que ela conhece está envolta em tudo que a astronomia estuda. E isso não só por a pessoa olhar para o céu e ver as estrelas, mas sim porque, como já bem definiu Carl Sagan: o cosmos é tudo o que existiu, existe ou existirá.

Além da pura curiosidade que pode ser o gatilho para uma pessoa se interessar por astronomia, o estudo dessa ciência tão bela é o estudo do início de tudo e, por que não, do final também. É o estudo de onde viemos e para onde podemos ir. E, parafraseando mais uma vez Carl Sagan, nós fazemos parte do ciclo de vida das estrelas, somos feitos de material estelar e, portanto, a astronomia conta a história de nós mesmos e acredito que seja por isso que a astronomia nos fascina tanto.

E você também acha a astronomia uma ciência encantadora? Escreve aí nos comentários por que a astronomia te fascina.

 

Referências:

[1] http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/871930.stm

[2] https://www.saylor.org/site/wp-content/uploads/2012/10/ASTR101-Unit-1-Reading.pdf

[3] https://www.space.com/21950-who-invented-the-telescope.html

[4] http://physicsdatabase.com/2014/04/11/a-short-history-of-space-travel-in-early-sci-fi-literature/

[5] https://www.telegraph.co.uk/culture/books/10432784/Is-this-the-first-ever-sci-fi-novel.html

Capa http://www.chandra.harvard.edu/photo/2009/gcenter/


Michelle Mantovani. Química e engenheira de materiais que sonha em viajar no tempo e no espaço.