Todo ano, nessa mesma época, começa todo o frenezi pela chuva de meteoros dos Perseidas. Essa chuva de meteoros é causada pelos detritos do cometa 109P/Swift-Tutle deixados na órbita da Terra, quando o nosso planeta cruza essa região, temos a chuva de meteoros.

A chuva fica ativa de 17 de Julho até 26 de Agosto, e o pico acontece na madrugada entre os dias 11 e 12 de Agosto, ou seja, na madrugada de sexta-feira, pouco antes do Sol nascer.

Embora seja muito comentada, principalmente pela imprensa especializada dos EUA, para nós aqui no Brasil, a chuva dos Perseidas não é muito favorável. Em primeiro lugar, o radiante da chuva, na constelação de Perseus fica muito baixo no horizonte, atingindo uma altura melhor já perto do nascer do Sol. Esse ano, ainda temos a Lua para atrapalhar a visualização dos meteoros, e o horário do pico é às 10 da manhã, hora de Brasília, ou seja, tudo conspira para que ela não seja uma chuva muito prolífica.

Os prognósticos são de 150 a 200 meteoros por hora, mas em condições excelentes, com o radiante no zênite e em locais que estarão na madrugada perto da hora de pico. Esse ano, a região do Oceano Pacífico, Japão, China, Austrália.

Mesmo assim, se você quiser observar a chuva, escolha um lugar seguro e escuro, longe da poluição luminosa das cidades, pegue uma cadeira confortável de preferências aquelas que reclinam e fique olhando para o horizonte norte, caso você observe algum meteoro comente no vídeo!!!

Boa sorte a todos que irão observar a chuva de meteoros e fico no aguardo do relato de vocês.

Agradecimento aos Patrões:

Marcelo Parraga, Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes, Marcos Annibale

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

http://www.agenciamarcospontes.com.br

http://www.agenciamarcospontes.com.br/visita-observatorios-telescopios-eso-atacama-viagem.php

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================